ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Consumo

Após pausa nos saltos, céu de Campo Grande volta a ver paraquedas em outubro

Paula Maciulevicius | 22/09/2016 08:13
Pantanal Paraquedismo acontece de 10 a 13 de outubro.  (Foto: Pantanal Paraquedismo)
Pantanal Paraquedismo acontece de 10 a 13 de outubro. (Foto: Pantanal Paraquedismo)

São os 45 segundos mais longos para quem vê uma cidade de cima. A 10, 12 mil pés, o céu faz parte do trajeto de quem arrisca a brincar de voar. Depois de uma pausa, o paraquedismo em Campo Grande tem data para voltar. Em outubro, quem sentiu muita falta dos saltos se empenhou para encher de colorido o céu por quatro dias.

Nos últimos anos, os paraquedistas atletas e amadores tinham de ir até Boituva, no interior de São Paulo. Agora são os equipamentos e profissionais deles que vem para cá. A iniciativa é do consultor de tecnologias para educação, Rodrigo César de Faria Corrêa, conhecido no meio como Donatelo.

“Tem os seguintes propósitos, primeiro de realizar o sonho daqueles que nunca saltaram, fomentar o esporte no Estado e também tem um cunho social, parte da renda será destinada a uma instituição de combate às drogas”, explica.

Saltos serão duplos, de passageiro e instrutor.  (Foto: Pantanal Paraquedismo)
Saltos serão duplos, de passageiro e instrutor. (Foto: Pantanal Paraquedismo)

Donatelo tem 39 anos de idade e quase 20 de paraquedismo. Conheceu o salto aqui, depois se mudou para o estado vizinho, Mato Grosso e quando retornou, não encontrou mais os colegas. “Me desloquei para o Centro Nacional de Paraquedismo, em São Paulo, e vi que muitos acabaram se mudando para lá. Aí tivemos a ideia de fazer o evento para reunir novamente os atletas”, completa.

De paraquedistas sul-mato-grossenses inscritos no 1º Pantanal Radical, já são 15, mas a expectativa é de reunir mais. O nome “Pantanal” é por enquanto apenas para chamar atenção. Os saltos serão de 10 a 13 de outubro, partindo do aeroporto Santa Maria.

Para quem nunca saltou, mas tem curiosidade de conhecer a sensação, Donatelo descreve como sendo o ápice da liberdade. “Em primeiro lugar, a liberdade. A sensação real de voo em queda livre. No primeiro momento, causa estranheza, mas depois você começa a ver que é possível uma movimentação”, explica. “É uma sensação que todo ser humano deveria ter pelo menos uma vez na vida”, completa.

De cada 10 pessoas que saltam, segundo o paraquedista, pelo menos três procuram fazer o curso e dar continuidade. No evento, as opções de salto duplo, junto do instrutor que “pilota” o paraquedas, começam com valores a partir de R$ 649,00 que podem incluir a gravação de imagens e fotos.

Pacotes de saltos incluem filmagem e fotos (Foto: Pantanal Paraquedismo)
Pacotes de saltos incluem filmagem e fotos (Foto: Pantanal Paraquedismo)

“O passageiro, neste caso, vai acoplado junto ao instrutor. Então ele sente, curte a sensação de queda livre por praticamente 45 segundos. Se você marcar e imaginar em queda, vai ver que o tempo se torna uma eternidade”, descreve Donatelo.

Depois que o paraquedas é aberto, o instrutor pode entregar as cordinhas ao passageiro, para que ele tenha a noção de como funciona o paraquedas. Quem escolhe a opção com imagens tem, desde o making off, até o pouso. E no ar, além da reação do salto, quando o paraquedas abre, se conseguir, a pessoa ainda pode descrever como é.

“A primeira reação é a histeria, grito de felicidade, mas são as mais diversas que você possa imaginar, sempre de muita euforia e alegria”, resume. E no chão, a vontade unânime é uma só: de ir de novo.

Não há grandes restrições para o salto que pode ser feito por idosos, cadeirantes e até amputados. Depois de comprado o ticket no site, a organização marca uma agenda para explicar ao passageiro os requisitos e o horário do salto.

No local, ele recebe todas as instruções. “Aí depois é só se preparar e saltar”, diz Donatelo. Para o evento, quem comprar as imagens ainda pode ver o vídeo sendo passado no telão do Blues Bar durante o final de semana.

Informações pelo site http://www.pantanalparaquedismo.com.br.

Ver Campo Grande do alto e fomentar o esporte é a ideia do evento. (Foto: Pantanal Paraquedismo)
Ver Campo Grande do alto e fomentar o esporte é a ideia do evento. (Foto: Pantanal Paraquedismo)
Nos siga no Google Notícias