ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Consumo

Com estilo retrô, loja vende de tudo para quem quer produzir a cerveja em casa

Naiane Mesquita | 16/07/2015 06:23
Paulo Neto é fanático por cerveja artesanal e viu em Campo Grande um mercado em ascensão (Foto: Fernando Antunes)
Paulo Neto é fanático por cerveja artesanal e viu em Campo Grande um mercado em ascensão (Foto: Fernando Antunes)

A primeira vista, a loja parece uma mistura de revendedora de grãos com um bar/conveniência. Os móveis são de madeira, as mesinhas tradicionais de boteco e os sacos de embalagem dos ingredientes permanecem como vem de fábrica. O espaço ainda em adequação é da Quitanda Cervejaria, que abriu a apenas 5 dias em Campo Grande como uma alternativa a quem deseja produzir a sua própria cerveja.

Ingredientes vem de vários produtores e são distribuídos pela Agraria
Ingredientes vem de vários produtores e são distribuídos pela Agraria

Sul-mato-grossense, o proprietário do espaço, Paulo Neto, 25 anos, é formado em engenharia civil, mas há 4 anos resolveu mudar de profissão. "Eu vi que não era engenharia que eu gostava de fazer. Me mudei para Santa Catarina e em Blumenau montei um quiosque de cerveja. Blumenau era a terra da cerveja e era fanático pelas artesanais", diz.

Nesse período, Paulo ainda teve um bar que não deu certo e durante uma visita a Campo Grande percebeu que na terra natal as cervejas que ele tanto gostava começavam a fazer sucesso entre os conterrâneos."Vi aqui a oportunidade que eu percebi em Blumenau há quatro anos. As pessoas estão gostando mais de cervejas especiais e tem gente que faz", explica.

Loja abriu há 5 dias e decoração ainda está no começo
Loja abriu há 5 dias e decoração ainda está no começo

No local, ele vende os ingredientes que são utilizados para a produção da cerveja artesanal, como lúpulo e malte. "Nós trabalhamos como a Agraria, que é a maior malteria do Brasil, responsável por 97% do mercado, os outros 3% estão com a Ambev. Os grãos são da Alemanha, Inglaterra, com diferentes qualidades. Aqui, além da matéria prima, vamos oferecer cursos todo mês, de levedura, tipos de malte, entre outros.", aponta.

Os cursos, segundo Paulo, serão com profissionais de outros estados, que podem somar ao conhecimento dos campo-grandenses ou de quem jamais fez isso antes. "Nos planos temos oficinas com o cervejeiro Leonardo Botto, por exemplo. A ideia é que a venda dos produtos esteja aliada a formação", acredita.

Cerveja com lascas de ouro é uma das estrelas do catálogo da loja
Cerveja com lascas de ouro é uma das estrelas do catálogo da loja

Para quem está se perguntando por onde começa, Paulo ressalta que é preciso primeiro conhecer o produto e depois se ater aos utensílios domésticos. "Existem as panelas que usamos no preparo e as beer machine, equipamentos automotizados. Também vendemos na loja e damos o suporte a quem deseja começar", indica.

Apaixonado por cerveja, o empresário afirma que a relação das pessoas com a produção artesanal é um estilo de vida. "Eu até brinco dizendo que a cerveja existe antes da uva saber que era vinho. Quem aprecia o vinho faz por um estilo de vida e a cerveja é a mesma coisa. Isso é uma tendência em países como Bélgica, Alemanha e República Tcheca que está chegando no Brasil", diz.

No local, ele ainda vende alguns rótulos, principalmente os nacionais. A estrela da loja é Golden Queen Beer, que é feita em um processo semelhante ao champanhe e tem lascas de ouro 24 quilates. Levar ela para casa custa R$ 300. "Mas temos mais baratas. Aqui na loja o foco nao é a venda de cerveja, teremos de 30 a 50 rótulos".

O local é convidativo a degustação e vale lembrar que a formação em engenharia fez com que Paulo priorizasse a sustentabilidade na decoração. "Todas as mesas, cadeiras são reutilizadas. Até a geladeira eu tenho há muito tempo, reformei e coloquei o puxador de madeira. Tudo que puder ser retrô eu vou colocar aqui", afirma.

A loja fica na rua Rui Barbosa, 1320. Informações pelo telefone (67) 9265-6957.

Curta página do Lado B no Facebook.

Loja também vai promover oficinas e cursos de produção de cerveja artesanal
Loja também vai promover oficinas e cursos de produção de cerveja artesanal
Nos siga no Google Notícias