ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Consumo

Família que começou a vida com uma Kombi agora tem 6 lojas em MS e MT

Passados 45 anos, Antônio e Dulce entregaram empresas para os filhos e curtem a vida

Informe Publicitário | 16/11/2016 06:40
Patrícia, o pai, a mãe e o irmão Lázaro. (Foto: Marina Pacheco)
Patrícia, o pai, a mãe e o irmão Lázaro. (Foto: Marina Pacheco)

Já faz muitos anos que Antônio e Dulce tiveram de se desfazer do único bem para começar a vida juntos. A Kombi virou dinheiro, garantiu os móveis dentro de casa, e entrou para a história da família. Mas essa não é a melhor parte do enredo dos últimos 45 anos.

O tempo rendeu muita coisa boa, graças à união que conseguiu levantar uma rede de lojas e serve de exemplo sobre amor entre pais e filhos. Também é lição de confiança, respeito e desapego. Antônio e Dulce tinham um prazo para começar a curtir a vida e cumpriram a meta, entregando os negócios nas mãos dos 4 filhos.

No escritório pequeno e simples, nos fundos da loja da Avenida Fernando Corrêa da Costa, o casal nos recebe e começa a aula sobre como fazer da batalha uma grande conquista. "Você vê como o escritório é o lugar mais simples daqui? É que a gente nunca precisou de luxo para trabalhar. Quem tem de ter conforto é o cliente", ensina Dulce.

Antônio conversa com cliente na Speed Pneus.
Antônio conversa com cliente na Speed Pneus.

Antônio Roberto da Costa e Dulce Pandin tiveram a sorte do encontro em 1971. Ele tinha 24 e ela 20 quando se casaram em Araçatuba (SP). Sem as facilidades de uma família rica, tiveram de aceitar as transferências que o trabalho de vendedor de caminhões exigia. Uma filha nasceu em São Paulo, outra em Pernambuco e os dois últimos em Campo Grande.

Em 1996, gerente da revendedora da Scânia aqui na cidade, Antônio percebeu que estava na hora de arriscar em negócio próprio. Com o talento para o comércio e a força de uma das marcas mais respeitadas do mercado, decidiu vender pneus Michelin e na avenida Ceará abriu a primeira Speed Pneus.

Lá se vão 20 anos e uma vida em família construída dentro da empresa que agora administra 6 lojas, 3 em Mato Grosso do Sul e 3 em Mato Grosso. 

No início, a esposa, até então dona de casa, assumiu a parte financeira e revelou o talento para o assunto. "Mexer com dinheiro era comigo mesmo", comenta. A companheira viu o potencial do marido para as vendas e apontou o rumo. "Ela que me incentivou, foi minha força", lembra o esposo.

A filha mais velha, de apenas 23 anos, entrou no negócio para cuidar da administração e os menores ajudavam com as tarefas de office boy, quando não estavam estudando. Sem saber, aquela seria a fórmula do sucesso. "A gente tinha de dar certo. Não tinha outra opção", comenta Dulce. "Era chutar, cabecear e defender. Tudo em família", completa Antônio.

Primeira Loja em 1996
Primeira Loja em 1996

Hoje Patrícia tem 44 anos e é uma mulher forte que administra a empresa em Campo Grande ao lado do irmão Lázaro, dentista de 36 anos que priorizou os negócios da família. Os dois ocuparam o lugar do pai e da mãe, com algumas diferenças modernas. "Minha mãe anotava tudo nos caderninhos dela, nunca aceitou o computador. Quando falamos que não tinha mais jeito, que ela teria de aprender, ela resolveu se aposentar", lembra Lázaro.

A irmã Alexssandra, de 40 anos, é enfermeira, mas neste ano também resolveu assumir uma função na Speed Pneus em Campo Grande como auditora. Já o caçula, Antônio da Costa Júnior, aos 35 anos é responsável pelas 3 lojas de Mato Grosso. "Dá certo porque a empresa é deles, todo mundo sabe da responsabilidade com um bem que é da família", comenta o pai.

É claro que nesse tempo teve muita briga, mas tudo virou ensinamento. "Falei umas mil vezes que ia pedir as contas, porque eu sou muito econômica e meu pai sempre foi muito mão aberta. Não sabe dizer não. Mas acho que até por isso ele sempre foi um grande vendedor", diz Patrícia.

A filha é uma fã declarada de Antônio, pelo amor que ele sempre demonstrou até em atitudes surprendentes. "Quando eu nasci, ele disse que ia parar de fumar, porque o dinheiro do cigarro ia fazer falta. Nunca mais fumou", conta.

Dulce mostra um dos caderninhos de anotações, que virou relíquia na empresa.
Dulce mostra um dos caderninhos de anotações, que virou relíquia na empresa.

Aos 69 anos, o senhor baixinho sorri sem dificuldade. Tem aquele sorriso meio tímido, mas acompanhado pelo brilho nos olhos apertadinhos a cada gargalhada. Vira e mexe, se declara para a esposa, que retribuiu com um afago.

Os dois parecem meninos cheios de energia, aproveitando cada dia. Ele adora passar o tempo em clube de tiro com os amigos e depois da aposentadoria virou até campeão sul-mato-grossense.

Ela viaja sempre que arruma alguém para ir junto. Já conheceu 10 países e a primeira parada internacional foi em Jerusalém, por conta da devoção. "Somos muito católicos, todos nós nos envolvemos muito com a igreja. Isso também faz a gente ser unido", avalia.

Falar de negócios atualmente, apenas em jantar de família, onde só entram os pais e os 4 filhos. Mas é difícil o casal ter alguma reclamação sobre o andamento da empresa. "Eles tocam muito bem a empresa. A gente sempre soube que seria assim. São todos humildes, aceitam opinião", explica o pai.

O grupo que Antônio e Dulce construíram tem lojas em Campo Grande nos seguintes endereços:

Avenida Ceará, 1088 - Vila Gomes (67) 3326-7070

Avenida Fernando Corrêa da Costa, esquina com 14 de Julho - Centro (67) 3382-4020

Avenida Eduardo Elias Zahran, esquina com Sebastião Lima - Jardim São Bento (67) 3341-2277

E no Estado do Mato Grosso nos seguintes endereços:

Avenida Couto Magalhães, 100 - Centro Norte - Varzea Grande - MT (65) 3682-3575

Avenida Isaac Póvoas, 500 - Centro - Cuiabá - MT - (65) 3618-6020

Avenida Fernando Correa da Costa, 2152 - Jardim Petrópolis - Cuiabá - MT - (65) 3618-6010

O horário de funcionamento é de segunda à sexta, de 8h às 18h, sem pausa para almoço, e aos sábados de 8h às 12h. A Speed Pneus oferece serviços de alinhamento 3D e balanceamento eletrônico. Os serviços podem ser agendados pela internet, no site da empresa.

Loja da Speed, Avenida Fernando Corrêa da Costa, esquina com 14 de Julho.
Loja da Speed, Avenida Fernando Corrêa da Costa, esquina com 14 de Julho.
Nos siga no Google Notícias