ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Consumo

Miniwedding, casamento para no máximo 30 convidados pode ser feito fora do País

Elverson Cardozo | 27/05/2014 06:37
Paris é um dos destinos mais procurados. (Foto: Reprodução/Internet)
Paris é um dos destinos mais procurados. (Foto: Reprodução/Internet)

Miniwedding. Já ouviu falar? É uma festa de casamento mais intimista, organizada para poucas pessoas, mas, nem por isso, menos elegante. Tendência na Europa, a novidade que no Brasil existe há pouco tempo, chegou à Capital há cerca de dois anos e é a nova aposta do mercado e, claro, dos casais que buscam algo diferente.

Em Campo Grande, um dos profissionais que oferece esse tipo de serviço é o cerimonialista Antônio Osmanio, de 44 anos. “O miniwedding é um casamento para, no máximo, 20 ou 30 pessoas. Você só convida familiares e amigos mais próximos”, explica.

O número reduzido reflete no bolso. Costuma, segundo ele, sair mais barato que uma festa comum. É, também, mais proveitosa e interessante. Osmanio organiza miniwedding em outros países.

Mesmo sem falar os nomes dos clientes, sob justificativa da "privacidade", ele garante que já fez eventos em Paris, Itália, Suíça e, agora, esta trabalhando em uma cerimônia, do mesmo estilo, para um cruzeiro.

A festa de um casamento como esse ocorre, geralmente, em hotéis, que contam com uma estrutura própria para a ocasião.

São os convidados quem pagam os custos de viagem, hospedagem e alimentação durante o período em que estiverem no local, por isso, para os noivos, tudo sai mais barato. O casal gasta menos com decoração, buffet e sonorização, por exemplo.

É vantajoso, ressalta, porque ninguém fica no prejuízo. O miniwedding realizado fora, longe de casa, acaba sendo, para o convidado e também para os noivos, o pretexto perfeito para aquela tão sonhada viagem.

Zurique, na Suíça, também atrai noivos. (Foto: Zürich Tourism/Divulgação)
Zurique, na Suíça, também atrai noivos. (Foto: Zürich Tourism/Divulgação)

As empresas que organizam costumam incluir nos pacotes, além da cerimônia, passeios, dia de compra, visitas a pontos turísticos e a apresentações culturais. Para compensar o valor, a programação dura quase uma semana. “Não é só o casamento, mas uma grande viagem, talvez a dos sonhos”, resume.

Quanto custa – O valor depende, na verdade, do destino escolhido. Em Paris ou na Suíça, por exemplo, um miniwedding custaria, em uma conta rápida do cerimonialista, R$ 60 mil aos pombinhos e, a cada convidado, uma média de R$ 6 mil para 3 ou 4 dias de viagem.

Mas a mesma coisa pode ser feita no Brasil, e por um valor bem mais em conta. A diferença chega a 50%. Só que a paisagem, claro, é completamente diferente. “Aqui normalmente são nas praias, em Porto de Galinhas, Pernambuco, Natal, Fortaleza e até em Gramado, no Sul, conta.

Nos siga no Google Notícias