ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Consumo

Os personagens que encantam as crianças mais do que qualquer chocolate

Mariana Lopes | 24/03/2013 11:58
(Foto: Vanderlei Aparecido)
(Foto: Vanderlei Aparecido)

Foi a época que os olhos das crianças brilhavam ao ver chocolates em formato de ovo. Hoje em dia, o que conta mais na hora da escolha dos pequenos não é o tamanho e nem o sabor, mas sim o personagem que estampa a embalagem do ovo de Páscoa.

“Geralmente eles escolhem o personagem da moda, mas tem muita opção”, conta a funcionária pública Dinah Matilde Gomes, 36 anos. O filho dela tem 3 anos, recém completados, mas é ele quem escolhe. “Disse que vai querer do Bem-10, mas só por causa do brinquedo”, comenta.

Para a aposentada Nélia Orro, 66 anos, essa mudança está diretamente ligada ao consumismo do mundo capitalista. “As crianças se tornam consumista cada vez mais cedo, a gente até tenta não estimular, mas com tantos produtos em oferta, fica difícil, na minha época essas datas eram muito mais simples e mais saudáveis”, lembra.

E não há como não comparar com a Páscoa de antigamente, quando o sentido da data era mais importante até mesmo do que o chocolate, independente de religião.

"Na minha época, essas datas eram muito mais simples e mais saudáveis", lembra Nélia (Foto: Vanderlei Aparecido)
"Na minha época, essas datas eram muito mais simples e mais saudáveis", lembra Nélia (Foto: Vanderlei Aparecido)

“O comércio conseguiu mudar até o sentido da Páscoa, mas eu e meu marido ainda tentamos preservar isso na nossa família”, comenta a funcionária pública Fabiana Mantovani, 33 anos.

A filha dela, a pequena Maria Emília, de 2 anos, ainda se encanta apenas com o colorido das embalagens. “Mas acho que essa será a última páscoa tranquila, no próximo ano acredito que ela estará mais exigente”, comenta, em tom de brincadeira.

Para as meninas, o que reina são as princesas, mas ovos de personagens como Hello Kitty, Barbie, Polly, Moranguinho, também vêm com brinquedos bem atrativos.

No universo dos garotos, o que faz mais sucesso são os ovos de super-heróis, os principais são Bem-10, Homem-Aranha, Batman, Vingadores, sem deixar de lado ou como menos preferidos personagens dos Hotwheels e Carros.

Ana Clara e Grabriel acharam o ovo juntos (Foto: Arquivo pessoal/Flábio de Araújo)
Ana Clara e Grabriel acharam o ovo juntos (Foto: Arquivo pessoal/Flábio de Araújo)

Hora da brincadeira - Mas não é só de chocolates e brinquedos que é feita a Páscoa da criançada. Para tornar a data ainda mais encantada, ainda existem pais que cultivam o famoso “caça ao tesouro” e montam todo um esquema para os filhos descobrirem onde foi que o danado “coelhinho” escondeu os ovos.

Na casa da psicóloga Rejane Leonardo e do veterinário Flábio de Araújo é assim. O casal tem quatro pequenos em casa, o Lucas, de 11 anos, a Ana Clara, de 6 anos, o Gabriel, de 5 anos, e a caçulinha Cecília, de 3 anos.

A preparação para o domingo de Páscoa começa ainda durante a semana, quando Rejane junta os filhos para enfeitar os ovos de galinha. “No início da quaresma eu já começo a juntar os ovos e uns cinco dias antes cada um pinta o seu, é um momento de diversão para eles”, conta a psicóloga.

Para ter só a casca, ela faz um buraco pequeno na parte de baixo do ovo e retira todo o conteúdo interno. Os desenhos são feitos com tinha de tecido e vai da criatividade das crianças. E estes também entram na brincadeira do caça ao tesouro.

No grande dia, Rejane e Flábio fazem as pegadinhas do coelho por toda a casa. “Quando as crianças acordam e veem as marcas, elas saem doidas procurando os ovos”, relata.

Com certeza, montar tudo isso dá trabalho e faz bagunça, mas para o casal, o esforço vale a pena e o mais importante é ver a união dos filhos. “É um momento de confraternizar, um encontra o ovo do outro, daí entregam para o irmão, eles se divertem juntos”, destaca Rejane.

Nos siga no Google Notícias