ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Consumo

Pão de Açúcar compra área e vai abrir 1º hipermercado em Campo Grande

Ângela Kempfer | 02/07/2012 16:36
Área fica na ligação entre 14 de Julho e Rui Barbosa, nos altos do São Francisco, perto do cruzamento com a Rachid Neder. (Fotos: Rodrigo Pazinato)
Área fica na ligação entre 14 de Julho e Rui Barbosa, nos altos do São Francisco, perto do cruzamento com a Rachid Neder. (Fotos: Rodrigo Pazinato)

Em um terreno enorme e vazio no final da 14 de Julho, um segurança sentado em frente à pequena guarita de madeira confirma: a área de cerca de 10 mil metros quadrados, que une a 14 de Julho e Rui Barbosa, foi comprada pelo grupo Pão de Açúcar, para a construção do primeiro hipermercado da rede em Campo Grande.

É a etapa final de uma negociação que já dura meses, para retirada de famílias que há décadas vivem ou exploram comércios na região. Quase todos já venderam as propriedades e fizeram a mudança, mas outros três imóveis continuam ocupados.

“Acho que ainda não desistiram de tentar comprar não”, diz o vigia sobre as casas ainda em pé.

Dos comerciantes que aceitaram a proposta do grupo, uma borracharia foi a primeira a sair e a loja Recanto das Ervas a última a deixar o local.

Na única residência fechada dentro da área, os moradores providenciaram a retirada dos móveis há cerca de um mês, conta outro segurança da empresa Rondai, instalado 24 horas por dia na varanda do imóvel. “Estamos aqui para evitar que alguém invada”, justifica.

Duas famílias e uma comerciante ainda estão na área. No salão de beleza que permanece aberto, a esteticista Beatriz Yuri diz que alugou a sala comercial há um mês e desconhece os planos do hipermercado. “A dona não comentou nada sobre isso. Meu contrato é de um ano”, comenta.

Ao lado, duas casas pertencem à mesma família, mas a neta da dona garante que os imóveis não estão em negociação. “A gente sabe que eles compraram tudo aqui em volta por R$ 18 milhões, mas nunca procuraram a gente”, garante a moça que não quis informar o nome.

Segurança em guarita de madeira, no terreno recém comprado.
Segurança em guarita de madeira, no terreno recém comprado.
Loja e residência já estão desocupadas na 14 de Julho.
Loja e residência já estão desocupadas na 14 de Julho.

Na loja de parafusos na esquina oposta ao terreno comprado pelo Pão de Açúcar, seo Alexandre, de 82 anos, começa a conversa com poucas palavras. “Sei sim, já conversaram com todo mundo por aqui”, comenta. Mas é só dar um pouco de tempo ao comerciante para começar o discurso de quem há décadas trabalha no local.

“É um grupo internacional, né. É sempre assim. Vem um grupo desses, grande, se instala e não tem jeito. Aqui pago uma fortuna de impostos, o que para uma multinacional não é nada. Para eles é fácil chegar e comprar tudo”.

Nos últimos 40 anos, ele já teve armarinho, boutique e por último a casa de parafusos. Sem um empregado sequer, o velho senhor diz que vai tocando, na expectativa de mais uma novidade no bairro.

“Aqui já teve umas 8 lojas só nessa rua Júlio Dittmar (travessa da 14 de Julho). Hoje não tem mais nada. Mas tudo bem, pelo menos o Pão de Açúcar vai fazer concorrência com o Comper”, avalia sobre a proximidade com a outra rede de supermercado, que tem loja a cerca de 200 metros de onde ficará o Pão de Açúcar.

No mês passado, o Pão de Açúcar, até então controlado pelo empresário Abílio Diniz, confirmou o repasse do controle para o grupo Casino, mas os supermercados não mudarão de nome. A marca Extra também pertence ao grupo, outra possibilidade seria a instalação de mais uma unidade desta bandeira em Campo Grande, que já tem 2 lojas Extra.

A assessoria da empresa não repassou informações sobre o assunto, nem sequer a previsão de início das obras em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias