ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Consumo

Pesquisa revela propaganda enganosa de locadoras de filmes pela internet

Ângela Kempfer | 27/04/2012 17:24
Propaganda de Netflix, uma das principais locadores virtuais que atendem o Brasil.
Propaganda de Netflix, uma das principais locadores virtuais que atendem o Brasil.

Pela primeira vez o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) pesquisou a qualidade das empresas que fornecem filmes e seriados pela internet no País e descobriu que os serviços não são tudo aquilo propagado em campanhas publicitárias.

O levantamento abrangeu Netflix, Netmovies, Saraiva Digital e Sunday TV (antes denominada Terra TV Vídeo Store).

Os problemas começam pelas limitações tecnológicas. Enquanto as empresas garantem uma infinidade de vantagens, em alguns casos o filme comprado não pode ser reproduzido em mais de três aparelhos e nem gravado em DVD.

Outra trava tecnológica faz com que o cliente que deseja usar uma televisão que tenha conexão direta com a internet, só consegue isso em uma marca de aparelho ou um sistema operacional de computador permite essa transmissão.

“Todas as empresas analisadas garantem que é possível assistir aos filmes digitais no computador, que também pode ser ligado à TV; em aparelhos móveis, como smartphones e tablets; e em smart TVs – televisores que permitem a conexão direta com a rede. No entanto, todas trazem limitações quanto a isso (veja tabela à página 18), como o funcionamento do serviço apenas em TV de determinada marca ou com o sistema operacional de uma única empresa”, detalha a pesquisa.

Isso fere a liberdade de escolha, direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor. "As empresas oferecem filmes que só podem ser reproduzidos em determinado software ou sistema operacional proprietário, que, se o consumidor não tiver, significarão uma clara limitação à fruição total do conteúdo adquirido, o que contribui para o monopólio das grandes empresas de tecnologia”, explica o Idec.

O contrato da Netflix tem clausulas nulas de acordo com o Idec porque está baseado na legislação norte-americana e traz regras que desrespeitam a lei brasileira, como a que exime a empresa de qualquer responsabilidade; ou a que obriga o consumidor a abrir mão de acionar a Justiça.

“A Netmovies disponibiliza o contrato em seu site, no entanto, ele só diz respeito ao serviço de locação de DVDs e não de filmes on-line. A Saraiva Digital não disponibiliza seu contrato ao consumidor, antes de ele decidir adquirir o serviço. Já o Sunday TV apresenta um contrato razoável, porém difícil de ser localizado. O único senão é o dispositivo que prevê a cobrança de "taxa de conveniência" para o envio do boleto bancário à casa do assinante. Pelo CDC, a cobrança é abusiva, pois se refere a um custo operacional da empresa que não pode ser repassado ao consumidor”, esclarece o Instituto.

Algumas das empresas também assumem outras práticas abusivas, como a assinatura contínua, quando o consumidor ganha um mês de experiência dos serviços, caso não cancele, a assinatura é feita automaticamente e as mensalidades começam a ser cobradas.

Publicidade enganosa foi outra falha verificada na Netfix e Netmovies, que anunciam serviço ilimitado sem oferecê-lo realmente. A Netflix pode cancelar ou restringir o serviço, a qualquer momento, de acordo com cláusula de seu contrato. E a Netmovies garante que tem 35 mil filmes a disposição, quando na verdade são apenas 5 mil títulos no acervo digital, os demais estão disponíveis só em DVD o que gera confusão no entendimento do consumidor.

A relação entre o fornecedor de filmes on-line e o usuário se dá de três maneiras: aluguel, venda ou assinatura mensal. Na primeira opção, tanto no caso do streaming (o consumidor assiste ao filme no próprio site da empresa), como no download (o filme é baixado no computador do consumidor), há um prazo para o filme ser assistido.

Quando se trata de assinatura mensal, o usuário pode ver os filmes apenas durante a vigência do contrato, mesmo que eles tenham sido baixados. Só no caso da venda é que não existe prazo.

O sistema streaming possibilita ver o filme em computador, tablet ou smartphone, TV conectada ao computador, TV ligada a um videogame, blu-ray ou set-top boxe (conversor), ou Smart TV (televisor com acesso direto à internet)

Para assistir aos filmes é preciso estar conectado à Internet. A vantagem do streaming é não ser preciso esperar o filme ser baixado no equipamento.

No caso do download, o sistema deve ser possível por computador, tablet ou smartphone, dependendo do fornecedor, ou TV conectada ao computador,

O ponto negativo do download é que ele pode demorar para ser concluído. Mas alguns fornecedores permitem que o filme possa ser assistido enquanto está sendo baixado.

Veja as justificativas apresentadas pelas empresas sobre as falhas apontadas pelo Idec:

- Netmovies

Publicidade enganosa: disse que, nos próximos dois meses [contados a partir de fevereiro], eliminará as limitações ao aluguel de DVDs.

Limitações operacionais: informou que seu serviço é compatível com praticamente todos os sistemas operacionais, navegadores e players. O problema seria a compatibilidade com celulares e televisores, cuja solução é "difícil" e "cara" para a empresa.

Ausência de contrato: reconheceu a lacuna e informou que o disponibilizará em dois meses [contados a partir de fevereiro].

- Saraiva

Digital Limitações operacionais: afirmou que não limita a fruição do serviço ao atrelá-lo a produtos de determinada marca, já que estes são amplamente comercializados. Disse também que seu serviço é compatível com todas as smart TVs e não apenas com a da marca que anuncia no site.

Ausência de contrato: informou que ele está disponível a partir da instalação do aplicativo Saraiva Digital Player.

Restrição tecnológica de uso: afirmou que o fato de o filme só poder ser baixado em até três aparelhos "multiplica" as possibilidades do consumidor.

- Sunday

TV Limitações operacionais: alegou que são impostas pelos fabricantes dos aparelhos e acredita que não é obrigada a compatibilizar seu serviço com todos os aplicativos e sistemas operacionais.

Taxa de boleto: apesar de não a considerar ilegal, deixou de cobrá-la em janeiro.

Restrição tecnológica de uso: afirmou que ela não vale para a compra, e que para aluguel e assinatura mensal ela coibe a pirataria.

O Idec recomenta:

Antes de contratar o serviço:

- Verifique se seu equipamento cumpre os requisitos técnicos: observe a compatibilidade do filme com o sistema operacional do computador, a velocidade mínima de banda larga necessária e as características da smart TV, por exemplo.

- Confira se o site explica como funciona o serviço (como conectar o computador à TV, como assisti-lo em tablets, smartphones etc.).

- Analise o catálogo de obras disponíveis e avalie se são do seu interesse. - Cuidado com anúncios como "serviço ilimitado", "à vontade", "onde quiser e como quiser". É possível que haja restrições, que só serão notadas ao se ler o contrato ou adquirir o serviço.

- Atenção às ofertas de "primeiro mês grátis". Caso se esqueça de cancelar o serviço, as empresas enviarão a cobrança automaticamente no segundo mês.

- Observe se a empresa possui Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), com telefone ou chat. Se oferecer apenas perguntas e respostas padrão ou um canal por e-mail, caso você tenha problemas, poderá ser difícil solucioná-los.

- Lembre-se de que se escolher o plano mensal, provavelmente não conseguirá assistir aos filmes baixados após o encerramento do contrato. (Com informações da assessoria do Idec)

Nos siga no Google Notícias