A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

16/02/2013 17:52

Robôs e videogames animam este fim de semana em shopping da Capital

Nícholas Vasconcelos
Robôs e videogames são atrações neste fim de semana em evento gratuito no shopping Norte Sul Plaza. (Foto: Divulgação)Robôs e videogames são atrações neste fim de semana em evento gratuito no shopping Norte Sul Plaza. (Foto: Divulgação)

Corridas e até jogo de futebol entre robôs estão entre as atrações do Campo Grande Game Show, considerado um dos maiores eventos de entretenimento do Centro-Oeste. O evento é gratuito.

Veja Mais
Primeiro e último videogames fabricados estarão no 3º Campo Grande Game Show
Para quem só toma Sidra, sommelier apresenta espumante bom e barato

Até o dia 24 de fevereiro, que for ao Shopping Norte Sul Plaza vai poder conferir as disputas que fazem parte de uma iniciativa do Senac/MS em parceria com a Facom (Faculdade de Computação) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Segundo o professor da Universidade, Edson Takashi Matsubara, os jogos apresentam conceitos fundamentais de computação como algoritmos, lógica de programação, circuitos digitais e robótica de maneira lúdica e interativa.

No espaço do Senac Tecnologia será montado uma pista de corrida para robôs com regras similares ao jogo Mario Kart.Cada robô possui um sensor de cor de modo a detectarem as marcações no chão da pista, que alteram o comportamento das máquinas para andar mais rápido, mais devagar, andar tendendo para esquerda e direita, entre outros comandos.

Quatro robôs de baixo custo, aproximadamente R$ 35, disputam a corrida e serão controlados por quatro joysticks.
Em outro espaço há o futebol entre robôs. Lá serão apresentados as máquinas participantes da Competição Latino Americana de Robótica (Latin American Robotics Competition) de 2012 que ganharam o troféu de terceiro colocado.

A arena é similar a um campo de futebol onde cada time é composto por três robôs que são remotamente controlados por um computador.

Os professores responsáveis por esta modalidade, Edson Matsubara e Fábio Iaione explicam que os robôs foram adaptados ao Campo Grande Game Show para que possam ser comandados por controles de videogames, o que permite um jogo com maior interação com o usuário.

Entre as novidades estão o hexacóptero e o tricóptero, que vão sobrevoar a área do evento. A bordo do hexacóptero será colocada uma câmera de vídeo que transmitirá para o telão as imagens captada. Os dois foram construídos no LIA (Laboratório de Inteligência Artificial) da UFMS.

Campeonatos – Já na Arena Show de Bola do Sesc o público vai poder acompanhar as eliminatórias do Fifa 13 e o PES 2013, no videogame Playstation 3. Esses são os dois games de futebol mais jogados no mundo.

Hoje até as 20 horas serão disputadas as partidas eliminatórias de PES 2013, no Playstation 3. Já no domingo, dia 17, também das 14h às 20 horas, será a vez do Fifa 13.
Os finalistas das eliminatórias, de ambos os jogos, vão se enfrentar no dia 23 de fevereiro, das 14h às 20 horas.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.