ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Consumo

Trivial ganha novos sabores para fazer bonito na ceia de Natal

Aline dos Santos | 19/12/2011 08:56

O toque de Midas vem com as dicas do chefe de cozinha Marcílio Galeano

Marcílio explica que um jantar perfeito começa bem distante das panelas. (Foto: João Garrigó)
Marcílio explica que um jantar perfeito começa bem distante das panelas. (Foto: João Garrigó)

Arroz, frango, salada e farofa. A princípio, o cardápio soa trivial, mas basta acrescentar os ingredientes certos para que se transforme em uma ceia de Natal de encher os olhos e dar água na boca.

O toque de Midas vem com as dicas do chefe de cozinha Marcílio Galeano, que participou da disputa do Super Chef, no Mais Você, programa de Ana Maria Braga.

Ele explica que um jantar perfeito começa bem distante das panelas. “O primeiro cuidado é ter planejamento para evitar o desperdício. Você pode diminuir a quantidade, mas incrementar e ter mais qualidade”, salienta.

Com as compras feitas, o cozinheiro – estreante ou ás de forno e fogão – deve brincar com a criatividade. Além do clássico arroz branco, que agrada a maioria, o chefe sugere arroz com frutas secas e amêndoas. Em uma panela à parte, derrete-se manteiga, adiciona os ingredientes e, depois, mistura o conteúdo ao arroz já pronto.

Em noite de gala, o frango ganha tratamento especial. Os cuidados começam entre 12 e 24 horas antes de o prato chegar à mesa. A dica é colocar a ave para marinar em um recipiente com suco de laranja ou bebida como vinho e até mesmo espumante.

“Realça o sabor e a bebida amacia a carne”, explica Marcílio. No tempero, entram sálvia e tomilho. Segundo o chefe, o ideal é ter um termômetro para controlar o tempo que o frango ficará no forno. “Quando atinge 70ºC, o alimento está em condição ideal para o consumo”, diz.

Em casa, a opção é deixar um pequeno espaço no papel alumínio para acompanhar o preparo da ave. Em média, o frango deve ser assado por 1 hora a 1h30.

Sem o papel alumínio, a assadeira deve ganhar uma “cama” de cebola e alho. Desta forma, a carne não gruda. Outra dica do chefe é colocar um limão inteiro e com casca dentro do frango. Na hora de servir, o prato pode ganhar os saborosos enfeites de frutas secas ou fios de ovos.

Experimentos - O cardápio sugerido por Marcílio também tem salada de bacalhau. “O bacalhau em lascas tem o preço mais acessível. Mas em vez de batatas, a pessoa pode usar brócolis, couve-flor”, ensina. A troca garante mais cor e valor nutricional ao prato. Segundo o chefe, o Ling é o bacalhau mais acessível.

No preparo, o tender ganha cravos e suco de laranja para ter mais sabor. Já a farofa vem com novos ingredientes: peito de peru defumado, bacon, salsicha e pimentões verde, vermelho e amarelo.

Na mesa, os pratos têm que vir em companhia de uma toalha bonita, talheres em boas condições e enfeites. “Tem que ter uma decoração. Porque, primeiro, se come com os olhos, ressalta.

Depois da ceia, é importante guardar os alimentos em recipientes hermeticamente fechados e na geladeira. “Nada de deixar a comida em cima da mesa para o outro dia”, enfatiza Marcílio.

Aliás, no dia seguinte, os pratos podem voltar à mesa, mas de cara nova. “Faz farofa com a carne que sobrou, salpicão com o frango e arroz com tender”, sugere.

O cálculo de comida segue a seguinte regra: 60 gramas de salada por pessoa, de 100 a 150 gramas de arroz por convidado e de 300 a 400 gramas de proteína por pessoa.

O chefe – Nascido em Campo Grande, Marcílio conta que descobriu o interesse pela culinária ainda na infância. “Era em fazenda, com fogão a lenha, e se fazia o quebra-torto”, recorda. Na roça, a lida diária exigia um café da manhã reforçado, com comida capaz de sustentar o dia todo.

“Fiz curso no Senac aqui em Campo Grande. Depois passei um ano na Inglaterra, quatro meses no Mediterrâneo, fiz especialização em São Paulo”, conta. Ele trabalhou na capital paulista e no Rio de Janeiro. “Agora, faço consultoria, mas pretendo abrir meu restaurante”.

Nos siga no Google Notícias