ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Diversão

Dado ao humor, chef de MS surpreende hóspedes de SC como “Roxely Raxada”

Elverson Cardozo | 29/01/2015 06:34
Bruno de Roxely Raxada. (Foto: Revista Gol)
Bruno de Roxely Raxada. (Foto: Revista Gol)

Bruno Fiovarante Vale, um sul-mato-grossense de 32 anos, que trabalha como chef de cozinha na pousada do modelo e ator Paulo Zulu, em Palhoça, município de Santa Catarina, tem se destacado na região pelo talento na cozinha e pelas risadas que tira dos colegas e hóspedes.

No meio de um atendimento padrão, sem caracterização, apenas “vestido de chef”, ele é capaz de fazer uma turma inteira cair na gargalhada ao “incorporar”, do nada, uma personagem de humor de nome bem peculiar: Roxely Raxada. Trata-se de uma repórter desbocada, sem qualquer traço aparente de timidez.

Para entender a figura que, por lá, tem feito sucesso, o Lado B perguntou: como você descreve, apresenta ou classifica sua personagem? “Ai, gatinho, agora não sei te responder na verdade, porque meu espelho lá em casa quebrou e eu não consigo ver a Roxely de frente. Mas, tipo assim, ela é super alegre, sempre põe todo mundo para cima e adora fazer piadinha boa, meu bem. Tá pronta. É tiro e queda”, respondeu Bruno, com a voz anasalada, marca registrada de Roxely.

A personagem “nasceu” há algum tempo, de brincadeiras com amigos, mas se fortaleceu e se tornou conhecida entre um público maior há dois anos, por causa de um protesto. À época, a notícia da construção de um centro comercial na área de uma lagoa próxima à praia do Guarda do Embaú, no município de Paulo Lopes, vizinho a Palhoça, revoltou os moradores, que resolveram agir.

A repórter desbocada em matéria para o Natal. (Foto: Reprodução/Youtube)
A repórter desbocada em matéria para o Natal. (Foto: Reprodução/Youtube)

Bruno aderiu ao movimento e, na companhia de um amigo humorista, gravou um vídeo. “Arrumei uma peruca roxa para combinar com o nome da personagem e saímos pela Guarda entrevistando vários turistas, colocando essa posição de ser contra ou a favor do empreendimento, conta.

A repórter desbocada, sem posturam, mas carismática, chamou a atenção. O registro foi para o Youtube e acabou sendo compartilhado por grupos como o S.O.S Rio da Madre, que trabalha pela sustentabilidade da região.

“A parada foi muito bem aceita e as pessoas começaram a pedir mais”, relembra. Isso tem um ano e meio. De lá para cá, outras oportunidades apareceram. Bruno foi convidado para participações em um programa veiculado na internet, o TV Mulher na Web e, recentemente, recebeu o convite da RBS TV, de Santa Catarina, para apresentar o “Cozinhando com Roxely”.

“O projeto está sendo elaborado para fevereiro ou começo de março. Vamos gravar um piloto para ver aonde isso vai dar”, adianta. Nesse meio tempo, ele também diz ter recebido o convite para gravar um programa na Globo News, o Pratos & Panelas, apresentando pela vencedora do BBB 2013 Fernanda Keulla.

Feliz com o reconhecimento, o sul-mato-grossense diz que está aproveitando ao máximo todas as oportunidades. “Está sendo legal, estou me divertindo. Fiz a escolha certa de entrar para a culinária e não desistir de brincar com isso, de fazer a comida com um pouco mais de humor, relata, ao dizer que às vezes faz até stand ups em restaurantes da região. “Mas, por enquanto, não estou tento retorno financeiro”, complementa.

Bruno na cozinha do restaurante. (Foto: Arquivo Pessoal)
Bruno na cozinha do restaurante. (Foto: Arquivo Pessoal)

A descoberta da gastronomia - A culinária, ao contrário, tem se mostrado rentável. O gosto pela cozinha surgiu há cerca de 4 anos, quando ele fez um mochilão pela América do Sul. Parando em hostels e vendo o povo se alimentando mal, Bruno acabava cozinhava para todo mundo.

“Sempre botava meu tempero, legumes, cor... cobrava uma grana e comia de graça”, diz. Foi nessa viagem que ele se deu conta, enfim, de que poderia fazer do hobby uma profissão. E aí começou a se capacitar.

Foi uma mudança e tanto para quem já cursou administração, arquitetura e urbanismo e acumula experiências na área comercial. O passado ensinou muito mas ficou, de fato, para trás.

Bruno está fora do Estado há 11 anos e há 5 trabalha na pousada de Paulo Zulu, onde assumiu o posto de chef em abril de 2014, depois de ser assistente.

Ele é o responsável pela alimentação de 68 hópedes e por colocar em prática as 58 opções de pratos que compõe o cardápio.

No meio deste ano, o sul-mato-grossense vai para Bogotá, Capital da Colômbia, fazer estágio em um restaurante espanhol. É claro que ele vai levar Roxely na mala e, por lá, gravar vídeos especiais.

Assista a atuação de Roxely em uma matéria de Natal.

Nos siga no Google Notícias