A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

10/10/2015 20:50

Praça Bolívia terá domingo de atrações circenses para comemorar Dia da Criança

Flávio Paes
Um domingo de celebração a latinidade na Praça Bolívia  (Foto:Divulgação)Um domingo de celebração a latinidade na Praça Bolívia (Foto:Divulgação)


Um domingo dedicado a comemorar o Dia da Criança está programado para amanhã na Praça Bolívia, que terá uma série atrações a partir das 9 horas. Estarão se apresentando os artistas do Circo Le Chapeau que prometem animar a garotada. Para festejar o El día de la hispanidad , comemorado na segunda-feira, está prevista a participação especial do Embrujos de Espanha que vai animar o público com apresentação de danças flamencas. A atração musical ficará por conta de Alexandre Kenji e Zé Geral, embalando ao som da boa música brasileira.
Voltado para as famílias campo‐grandenses, o evento conta ainda com várias barracas de comidas típicas bolivianas, como a saltenha, sonso, relleno, entre outras; e brasileiras, como o arroz de carreteiro. Nesta edição está prevista a World Street Food, comida de rua Tailandesa, preparada pelo chef Theo Gomez Marcellino.O Grupo T’ikay, organizador do evento, fará uma mostra de danças típicas da região conhecida como “del Valle” e “de los Andes” Serão apresentadas cueca tarijeña, cueca cochabambina, huaño, Morenada, entre outras.

Veja Mais
Avião de Xuxa faz pouso de emergência após ser atingido por raio
Begèt de Lucena e Mari Depieri são as vozes do Som da Concha de hoje

Unidos pela Tradição

A palavra T’ikay foi retirada do quéchua, uma das várias línguas faladas na Bolívia além do castellano, e significa “florescer”. O verbete foi escolhido como nome do único grupo de danças típicas do país vizinho em Campo Grande por representar a beleza da linguagem artística por meio da dança, sua riqueza e diversidade.

Formado em 2009, inicialmente concentrou famílias de jovens descendentes e imigrantes da nação boliviana e hoje agrega também brasileiros amantes da cultura. Há seis anos, assumiu a organização da Praça Bolívia.

Em 2013 passou a fazer parte do Projeção Multicultural, projeto realizado no intuito de agregar diversos grupos folclóricos para suprir a carência de material humano e manter, por meio das danças, trajes, lendas e costumes, o folclore gaúcho, sul‐mato‐grossense, português e, claro, o boliviano.

O Grupo T’ikay reúne, em seu repertório, danças de todas as regiões bolivianas. Cada dança tem sua história e sua indumentária. As representações que enverga têm as mais diversas procedências e datadas dos séculos XVIII e XIX, como o tinku, cuja coreografia mostra um cerimonial pré‐hispânico de comunidades altiplanas.

SERVIÇO: o evento é realizado sempre no segundo domingo de cada mês das 9h às 14h. A praça fica no quadrante composto pela Rua das Garças, Barão da Torre, Dias Ferreira e Aníbal de Mendonça, no bairro Santa Fé.

 




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.