ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Diversão

Astro Leonardo Dicaprio tieta índio terena de Mato Grosso do Sul

Ângela Kempfer | 22/09/2014 16:56
Leonardo abraça líder sul-mato-grossense durante marcha.
Leonardo abraça líder sul-mato-grossense durante marcha.

Ao contrário do assédio da mulherada a um dos gatos de Hollywood, ontem foi a vez de Leonardo Dicaprio parar para uma foto com o líder indígena de Mato Grosso do Sul, Marcos Terena.

“Convidado para marchar na frente com outros chefes, lembrei dos meus antepassados Terena e pisei firme no asfalto da grande cidade... de repente, chegou um jovem para marchar com a gente e ele falou que está na luta com os índios por um futuro melhor... Leonardo Dicaprio”, publicou Marcos no Facebook.

Os dois se encontraram em uma das marchas realizadas no domingo (21), que mobilizou milhares de pessoas contra as mudanças climáticas, em Nova York.

Na multidão de cerca de 100 mil, além de Leo, também surgiram muitas outras celebridades. O astro Mark Ruffalo participou dos protestos nos Estados Unidos, assim como o ex-vice-presidente Al Gore. Emma Thompson deu seu apoio na mobilização realizada em Londres.

As manifestações ocorreram dois dias antes da cúpula do clima de Nova York, convocada pelo secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-Moon.

No fim de semana, Marcos Terena participou de reuniões com indígenas da África, América do Sul, Ásia e EUA. No sábado, o grupo brasileiro foi convidado de uma conferencia na Universidade de Nova Iorque.

No domingo, os indígenas abriram a marcha de alerta contra as mudanças climáticas e a venda de créditos de carbono. “Vou estar lá com meu cocar com orgulho de índio brasileiro detentor de 15% dos territórios brasileiros e principalmente como um guerreiro Terena da tradição Xumono”, antecipou Marcos na véspera do evento.

Marcos Terena nasceu em Taunay, no município de Aquidauana, e é um dos nomes mais conhecidos na luta pelos direitos indígenas em Mato Grosso do Sul e no Brasil.

Nos Estados Unidos também está o guarani-kaiowá Tonico Benites. Pela segunda vez neste ano, um índio de Mato Grosso do Sul representa as etnias brasileiras durante a Conferência Mundial sobre os Povos Indígenas em Nova Iorque. Nascido na aldeia Sassoró, no município de Tacuru, a 427 quilômetros de Campo Grande, Tonico é doutor em Antropologia e membro do conselho da Aty Guasu, a assembleia do povo guarani.

Nos siga no Google Notícias