ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Diversão

Bombeiros aguardam laudos para liberar o alvará para Expogrande

Edivaldo Bitencourt | 09/04/2013 16:47
Palco para 18 shows já está montado (Foto: Marcos Ermínio)
Palco para 18 shows já está montado (Foto: Marcos Ermínio)

A dois dias do início dos shows no Parque de Exposições Laucídio Coelho, a 75ª Expogrande (Exposição Agropecuária de Campo Grande) ainda não conta com o certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros. O documento, fundamental para a liberação do alvará pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), só vai ser liberado após a apresentação de laudos técnicos.

De acordo com o tenente coronel Joilson de Paula, da comunicação dos bombeiros, a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) tem até às 10h de amanhã para apresentar os documentos e obter o alvará da corporação. A entidade deve encaminhar laudos técnicos e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

A vistoria dos bombeiros não viu problemas na parte física do parque, onde acontecerá o evento. Os dois tartesais estão com extintores, portas corta fogo, corrimão com guarda corpo e saídas de emergência. Também não foi verificado problema na área e no palco destinados para os shows.

Apesar do tempo exíguo, já que a feira começa na quinta-feira, o presidente da entidade, Francisco Maia, está confiante na obtenção dos alvarás para a realização do evento, que deve reunir 300 mil pessoas de 11 a 21 deste mês no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

“O brasileiro está acostumado com a burocracia”, afirmou Maia. Ele fez ressalvas de que o parque tem vários órgãos e instituições, como a Iagro, o que dificultaria a liberação de todos os laudos exigidos pelos bombeiros. No entanto, ele acabou minimizando os problemas. “Já encaminhamos todos os documentos”, garantiu, apesar do Corpo de Bombeiros ter dito que não recebeu a documentação exigida ainda.

Exigências – A Semadur realizou novas reuniões nesta terça-feira para discutir a liberação do alvará para a Expogrande. "Foram umas 10 reuniões hoje", afirmou Maia. A coleta e o destino dos resíduos da Expogrande continuam causando polêmica entre as reuniões dos técnicos da Acrissul e da Semadur.

Nesta terça-feira, o prefeito Alcides Bernal (PP) publicou novo decreto em que flexibiliza a liberação de licenças ambientais para eventos de curta duração. Maia não vê relação entre o decreto e a Expogrande, que já foi liberada com a mudança na Lei Complementar 214/2013.

No entanto, os entraves administrativos não são as únicas ameaças à Expogrande. O MPE (Ministério Público Estadual) tem duas ações na Justiça para cancelar o evento. Uma pede a interdição do Parque de Exposições e a outra, a inconstitucionalidade da lei que permite a realização de shows.

A Prefeitura está dentro do prazo para se manifestar sobre as contestações apresentadas pelo MPE.

Nos siga no Google Notícias