A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

31/07/2013 16:37

Bonito ganha música, mas também as lendas tomam conta da cidade até o dia 4

Paula Maciulevicius
O palco montado na última quinta recebe esta noite os artistas Renato Teixeira e Sandra de Sá. (Fotos: Marcos Ermínio) O palco montado na última quinta recebe esta noite os artistas Renato Teixeira e Sandra de Sá. (Fotos: Marcos Ermínio)

A poucas horas de Bonito virar palco de música, dança, teatro e causos, o que se ouve ainda não é o som da 14ª edição do Festival de Inverno e sim o barulho dos martelos que estão nos últimos detalhes.

Veja Mais
"Toma aqui uns 50 reais", Naiara Azevedo abre fim de semana eclético
Ludmilla é uma fofa e mostra o que o funk pode ensinar ao nosso sertanejo

O palco que esta noite recebe os artistas Renato Teixeira e Sandra de Sá está montado desde quinta-feira da semana passada, no entanto há dezenas de funcionários da produção testando luzes e finalizando a estrutura. Para cada show a torre de luz é diferenciada, então haja mão de obra para não fazer parar a cultura e arte na cidade.

Ele, que sustenta as vozes de hoje até o dia 4, mudou de lugar. Saiu da rua e tomou conta da Praça da Liberdade , com isso toda a disposição de espaços e galerias também foi alterada. Tudo para dar maior espaço ao público.

Quem vier a Bonito será recepcionado pelo pai da cultura. Logo de cara, na entrada, um portal com um livro mapeado e o efeito de páginas folheadas durante todos os dias de festival. A sensação, prometida ao público, é de estar você mesmo lendo uma história.

É aos poucos que Bonito vai ganhando vida. A cada minuto que se aproxima da abertura, prevista para logo mais, às 20h, a noite vai prometendo mais, tanto de espectadores como de artistas.

Baseado na lenda da serpente da gruta do lago azul, artistas criam a base de recicláveis. Uma das atrações.Baseado na lenda da serpente da gruta do lago azul, artistas criam a base de recicláveis. Uma das atrações.

No meio da avenida, uma serpente toma forma pelas mãos de Rodrigo Machado e Padô, artistas do Urban Trech que trabalham a arte a partir de resíduos. Pela primeira vez no Estado, eles pegaram lixo da própria cidade, galões de água, caixotes, restos de madeira e plástico em geral, para brincar e encantar visitantes seguindo a lenda da serpente da gruta.

“A gente costuma pegar mais madeira que vem direto da natureza, não sofre nenhum processo industrial e ainda ajuda a fazer o esqueleto”, fala Rodrigo. A montagem começou ainda na tarde de ontem e vai até perto do horário e que o Festival abre as portas, ou melhor, as páginas do livro.

A dança está com palco separado, os amantes do movimento dos corpos embalados pela música vão ter um cantinho com mais silêncio e calmaria. O túnel deste ano, nada mais é do que a própria serpente da gruta do Lago Azul, lenda de Bonito passada de geração em geração.

De maneira lúdica, a cidade ganhou causos e histórias. Os contos de Monteiro Lobato e do artista da terra, Senhor Marcondes, enchem de palavras quem passar pela Praça. Ele, pai de Narizinho, Pedrinho e da boneca Emília estende a leitura para todas as idades.

“De escrever para marmanjos eu já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças, um livro é todo um mundo”. É um convite para se aventurar pelo mundo dos homenageados deste ano.

E é pelos causos do condutor de comitiva, Sr. Marcondes, que as vivências imaginárias tomam forma pela rua. Contos como o da criança que pediu benção ao padrinho depois de ser retirada da barriga da sucuri. Histórias que até Deus duvida.

E na história da terena Cacai e a lenda das 700 luas, painéis espalham amor e drama pela avenida.E na história da terena Cacai e a lenda das 700 luas, painéis espalham amor e drama pela avenida.

Programação

PALCO FALA BONITO
Local: Praça da Liberdade
20h - Cerimônia oficial de abertura com homenagens aos representantes dos contadores de histórias Sr. Marcondes e Monteiro Lobato - homenageados do Festival.

21h - Música - Renato Teixeira
Acompanhado por banda completa, o show do artista mescla grandes sucessos de sua carreira com hits da música folk nacional.

• PAVILHÃO DAS ARTES
Local: Praça da Liberdade
Das 20h às 22h - Abertura da exposição e venda de artesanato, livraria, stands institucionais, entre outros.
Espaço Mãos que Criam: demonstração das técnicas artesanais pelos mestres artesãos convidados Aldo Carneiro (MS), Marcelo Simões Barbosa (MG) e Lucilina Lucidato de Carvalho (ES).

• ECOCRIANÇA - MS EM PROSA E VERSO - participação da escritora Sandra Andrade
Local: Praça da Liberdade
Das 20h às 22h - Abertura do espaço voltado para o público infantil, tem o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura e pela produção literária e plástica, utilizando a literatura regional também como um meio de fortalecer a conscientização ambiental através de oficinas práticas, estimulando no público infantil o interesse por atividades culturais.

• PISTA DE PATINAÇÃO NO GELO
Local: Escola Sagrada Família - R. Pilad Rebuá
Das 20h às 22h
A pista de gelo do festival é direcionada para momentos de lazer e descontração das crianças e adolescentes. Entrada gratuita com retirada de ingressos no Centro de Atendimento ao Turista, na Av. Pilad Rebuá mediante troca por uma garrafa pet de 2 litros.

• TÚNEL CENOGRÁFICO - O CAMINHO DAS 700 LUAS
Local: R. Pilad Rebuá
Ambiente cenográfico que liga a Grande Tenda à Praça da Liberdade. São 110 metros de percurso, que contam uma lenda da região de Bonito de forma lúdica e singular. Aberto para visitação 24h durante o Festival.

• JARDIM DAS LENDAS / SERPENTE IMAGINÁRIA Local: Praça da Liberdade
Das 20h às 22h
Interferências públicas e personagens em estátuas vivas das lendas brasileiras.

ARTE PÚBLICA
Local: Praça da Liberdade
Das 20h às 22h
Finalização da escultura “Serpente da Gruta” com materiais recicláveis, concebidas pelo integrantes do Urban Trash - artistas conhecidos por suas inúmeras interferências públicas nas principais cidades do Brasil. O projeto UTA começou em janeiro de 2009 e é resultado da parceria entre os artistas paulistanos Pado e Rodrigo Machado, que se apropriam do lixo urbano para fazer arte.

• ARTE PÚBLICA
Local: Praça da Liberdade
Das 20h às 22h
Instalação “Divina Manifestação Vegetal” Artista Marcello Mea.
Finalização da instalação Divina Manifestação Vegetal, obra de arte que mistura técnicas de pintura, desenho, escultura e materiais diversos como madeira de refugo, plantas, cristais e elementos de fazendas. Concepção e execução do artista Marcello Mea.

• MERCADO MUNDO MIX
Local: Vila Rebuá - R. Pilad Rebuá
Das 20h às 22h
Abertura da exposição e vendas de produtos de moda, design, arte contemporânea e variedades, performances de artistas e DJs de Mato Grosso do Sul e convidados de outros estados brasileiros.

GALPÃO BONITO
Local: Vila Rebuá
Das 20h às 22h
Abertura do espaço que reunirá mostra de artes plásticas, artesanato de Bonito, moda reciclável, roda de tereré, contação de causos, comidas típicas e apresentações musicais (cantorias).

• 22h30 - SHOW SANDRA DE SÁ
Local: Palco da Grande Tenda
Considerada a mãe da música preta brasileira, Sandra de Sá apresenta o projeto “Baculeju da de Sá”, uma roda de groove com seus maiores sucessos.
Entrada franca com retirada de ingressos na bilheteria.

 




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.