A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

24/04/2013 06:23

Briga sem fim pela “Galinha Pintadinha” veio parar em Campo Grande

Ângela Kempfer
Dudinha e a Galinha Pintadinha, da Fama Entretenimento,é parte dessa disputa judicial."Dudinha e a Galinha Pintadinha", da Fama Entretenimento,é parte dessa disputa judicial.

Os textos sobre a personagem mais famosa entre as crianças sempre começam assim: “mania nacional”. É o que melhor traduz a “Galinha Pintadinha”.

Veja Mais
Begèt de Lucena e Mari Depieri são as vozes do Som da Concha de hoje
Festival de Artes começa com público fraco, mas tem vocação para ser resistência

A fama é tanta que há anos uma disputa judicial sempre vem à tona quando a penosa azul surge na versão “Dudinha e a Galinha Pintadinha”, um espetáculo paralelo, que não tem relação com o DVD de sucesso gigante.

A peça teatral será exibida neste final de semana em Campo Grande, com duas sessões no Palácio Popular da Cultura, dia 27 e 28. Mas apesar de tudo certo, a postagem de uma matéria antiga nas redes sociais, causou a ira do responsável pelo espetáculo nesta terça-feira.

De São Paulo, o empresário Maciel Fama, da Fama Entretenimento, tratou de explicar por telefone toda a pendenga que já o acompanha desde o ano passado envolvendo a Bromélia Produções, responsável pelos DVDs da personagem.

Na versão dele, “não tem essa de Galinha Pintadinha original ou falsa. É um personagem de domínio popular. Minha avó cantava as músicas para mim. Ocorre que eles têm o DVD e nós a peça de teatro”, justifica.

Segundo o proprietário da Fama Entretenimento, em 2011 a empresa tentou um acordo com a Bromélia Produções. “Me trataram super mal e então verifiquei todo o aspecto legal para montar sozinho a peça. Os direitos autorais da Bromélia se limitam a caracterização visual.”

Mas é só chegar em algum local do Brasil para a polêmica começar. Nos últimos anos, os concorrentes já conseguiram liminar contra a peça em Minas Gerais, que foi derrubada em seguida, conforme publicações em jornais de Belo Horizonte.

Em São Paulo ocorreu o mesmo e desde 2012 o espetáculo "Dudinha e a Galinha Pintadinha" está em cartaz em São Paulo, no Teatro Brigadeiro, com sessões aos sábados e domingos. “Tivemos de montar dois elencos, um só para rodar o Brasil”, diz Maciel.

Apesar de haver “Dudinha” no roteiro, criado para pontuar a diferença em relação ao DVD, as músicas são as mesmas conhecidas pelas crianças. “São patrimônio nacional, como o Sapo não Lava o Pé, Mariana e a própria Galinha Pintadinha e o Galo Carijó”, comenta o empresário.

Ele diz que as canções têm outra roupagem, novos arranjos, mas continuam com a mesma essência. “Quem tem de decidir se é bom ou ruim é o público e nós vivemos com as sessões lotadas há um ano”, garante.

Maciel entrou na Justiça de São Paulo com ação para que a Galinha Pintadinha seja considerada de “domínio público”, conseguiu liminar para continuar com o espetáculo, mas o mérito ainda não foi julgado.

História - A Galinha Pintadinha faz parte do folclore brasileiro, sempre foi personagem da música “A Galinha Pintadinha e o Galo Carijó, a galinha usa saia e o galo paletó”. Mas ganhou a fama na era digital graças à internet e aos amigos om Juliano Prado e Marcos Luporini. Eles postaram no Youtube material que iriam apresentar à uma emissora de TV, que acabou esquecido ali.

Com o tempo, o clipe explodiu em acessos e os dois resolveram faturar criando a empresa Bromélia Produções.  Gravaram 13 clipes com a Galinha Pintadinha e sua turma e lançaram o primeiro DVD, em 2008, vendendo 20 mil cópias de forma independente.

No ano seguinte, fizeram parceria com a Europa Filmes, depois com a Som Livre e conseguiram comercializar mais de um milhão de exemplares. O Lado B entrou em contato com a produtora, por telefone, e-mail e na página no Facebook,mas não conseguiu entrevistar nenhum dos sócios.

“Dudinha e a Galinha Pintadinha” terá duas sessões no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, às 18 horas dos próximos sábado e domingo. A peça tem duração de 75 minutos, e a classificação é livre. Os ingressos para os setores A, C, D, E, F custam R$60,00. Para o setor B, o valor sobe para R$80,00. Os ingressos estão à venda na loja Green, Imaginarium, Sésamo Gelateria e academia Body Trainer

Imagem da Turnê Oficial da Galinha Pintadinha, da Bromélia Produções.Imagem da "Turnê Oficial da Galinha Pintadinha", da Bromélia Produções.



Levei meu filhote no começo do ano e ele amou " Dudinha e a Galinha Pintadinha "... eu tbm me diverti muuuiiitoooo! Gostei mesmo!!! Agora vou levá-lo em outro espetáculo da Galinha Pintadinha, cadê Popó, no teatro Procópio Ferreira e espero que seja tão bom quanto esse =)7
 
Aline Ferreira em 22/05/2013 21:10:28
EU ADORO O ESPETÁCULO DUDINHA E A GALINHA PINTADINHA.
É UM ÓTIMO ESPETÁCULO QUE DIVERTI MUITO A CRIANÇADA E OS ADULTOS TAMBÉM.
O ESPETÁCULO TRAZ A TONA OS PERSONAGENS E MÚSICAS DO CANCIONEIRO POPULAR COMO: PINTINHO AMARELINHO, GALINHA PINTADINHA, O SAPO NÃO LAVA O PÉ, BARATINHA, FORMIGUINHA ETC.

O ESPETÁCULO FAZ O QUE OS OUTROS NÃO FAZEM, OU SEJA, TEM UMA RELAÇÃO DIRETA DE DIVERTIMENTO COM A PLATÉIA E TRABALHO A POPULARIÇÃO DO TEATRO BRASILEIRO, COM INGRESSOS ACESSÍVIES PARA DAR OPORTUNIDADE A TODOS OS TIPOS DE PÚBLICOS.
ESSA IMPLICÂNCIA CONTRA O ESPETÁCULO DUDINHA E A GALINHA PINTADINHA É INTRIGA DA OPOSIÇÃO.
FOI UM DOS ESPETÁCULOS INFANTÍS MAIS ASSISTIDOS DE 2012. QUER UMA RESPOSTA MELHOR QUE ESSA?
KENNED OLIVER

 
Kenned Oliver em 25/04/2013 11:10:21
Nunca assisti a Galinha pintadinha "original"... Até porque, sempre tentei com que minha filha assistisse ao DVD da Galinha Pintadinha, porém, ela nunca deu muita bola... Resolvi levá-la ao espetáculo Dudinha e a Galinha Pintadinha e o resultado foi demais... Ela simplesmente amooouu!! Ela e seu amiguinho que assistiram juntos ao espetáculo se divertiram horrores!! Até os adultos se divertem, rssssss!!! Parabéns ao Sr. Maciel e sua produção pelo trabalho!
 
Vanessa Nóbrega em 25/04/2013 10:15:13
Fui no musical e adoreiiiiiiii.... eles são muitos divertidos , minha filha simplesmente amou tbmmmmm tiramos foto e tudo com eles foi showwwwww D++++++++++...Sucesso
 
Ilma Arruda em 25/04/2013 09:28:02
Só digo que o espetáculo é mega sucesso em são paulo e por anda passa teatros lotados,pela sua qualidade,figurinos bem semelhantes aos personagens e o melhor QUANDO TERMINA A PEÇA TODAS AS CRIANÇAS SOBEM NO PALCO PARA ABRAÇAR,BEIJAR E TIRAR FOTOS COM TODOS PRESENTES...Agora eu te pergunto qual espetáculo infantil faz essa dedicação ao seu público???? Quase nenhum, venha e assista e fique encantado...
 
lua henrique em 25/04/2013 09:22:54
Só digo que o espetáculo é mega sucesso em são paulo e por anda passa teatros lotados,pela sua qualidade,figurinos bem semelhantes aos personagens e o melhor QUANDO TERMINA A PEÇA TODAS AS CRIANÇAS SOBEM NO PALCO PARA ABRAÇAR,BEIJAR E TIRAR FOTOS COM TODOS PRESENTES...Agora eu te pergunto qual espetáculo infantil faz essa dedicação ao seu público???? Quase nenhum, venha e assista e fique encantado...
 
luã henrique em 25/04/2013 09:22:14
Fui ao musical por 3 vezes - Dudinha e a Galinha Pintadinha é um sucesso, eles são super atenciosos, tiram fotos com as crianças no fim do espetáculo e não estão lá para provocar ninguem, simplesmente o que eles fazem é trazer a alegria para as crianças num espetáculo maravilhoso e carinhoso, coisa que outros por aí deveriam estar preocupados.... nas crianças, alegria, descontração, o sorisso de uma criança é tudo para estes profissionais. A Galinha pintadinha é de dominio publico, ninguem é dono dela, deixem os trabalhos continuarem e quem fizer melhor e bem feito, de bom coração, na intenção de alegrar as crianças é que vai ganhar mais estima, o show Dudinha e a Galinha Pintadinha é ESPETÁCULAR, não percam a oportunidade de assistir, assim como devem assistir a outros tambem.
 
Carla Quirino em 25/04/2013 06:06:18
ALO CAMPO GRANDE INF. PARA NOSSO SHOW, DUDINHA E A GALINHA PINTADINHA PELOS CELS. (67) 9177.1700 OU 8408.5126
 
MACIEL FAMA em 24/04/2013 22:09:04
Olá pessoal, vamos deixar que a justiça resolva quem tem razão ou não, deixem que os advogados cuidem. Para mim o que vale é levar alegria paras as crianças e familias brasileiras, Respeito a opinião de todos, meu show eu posso garantir que é excelente, original e legalizado, sobre o show do meu concorrente eu não posso falar nada, nem bem, nem mal porque não fui assistir. Eu recomento o meu show e recomendo tbem o deles, deve ser bom, mas isso é o espectador quem decide. Eu só posso afirmar que quem criou a galinha azul foi o caldo maggi e ela existe há muitos anos, tendo aparecido pela primeira vez em 1988 no programa do gugu liberato ainda no SBT.
MAS VAMOS AO QUE INTERESSA, INF. PARA O SHOW EM CAMPO GRANDE É PELOS TELS.(67) 9177.1700 E 8408.5126. Obrigado a todos.
 
MACIEL FAMA em 24/04/2013 22:07:00
Só acho que é uma cópia barata... mas a verdadeira galinha pintadinha da sono e é horrivel, acho q essa cópia é melhor pq tem um teatro junto, e o show da verdadeira, sério, é terrivel e muito caro!!!
Minha filha odiou a galinha verdadeira, vamos ver se ela gosta da pirata
 
Denise Macedo da Silva em 24/04/2013 22:02:56
Minha prima mora em santo André, e falou super bem da peça dudinha e a galinha,
eu amo cantigas de rodas, é uma forma de paçar um pouco de mim para minha filhota...
minha prima disse que eles tiram até fotos no final com as crianças, eu quero levar minha pequena... irmagina só a carinha dela se ficar do lado dos personagens?
 
Jéssica Bortolazzo em 24/04/2013 21:38:27
É um absurdo essa briga, já que é personagem de domínio público ninguém pode monopolizar e todos tem direito de fazer, falar, pintar e bordar com a personagem e todos os personagens de domínio público....
Deveriam prender quem se apossa de domínio público seja lá qual ele for...
As crianças do país merecem aprender o folclore que nossos bisavós nos ensinou... e que aprenderam com os pais deles... eu vou sim levar meus filhos em todas as apresentações de qualidade que eu quiser, e que eu puder pagar... e tomem vergonha parem de querer cancelar o teatro dos outros façam o seus e divirtam quem assistir e deixe os outros fazerem o mesmo.
 
Fabíula Silva Adorna em 24/04/2013 21:32:46
Conheço muito bem o trabalho do Grupo Teatral dirigido pelo Maciel Fama, já levei meu filho diversas vezes ao Teatro para assistir ao Show Espetacular que eles nos apresentam, lá nos sentimos em Família, em diversos momentos os personagens interagem e vão até a platéia, os pais e as crianças são convidados a fotos com os personagens sem pressa alguma, com um carinho enorme de todos eles conosco.
É um grupo com um lindo trabalho e com um respeito ENORME pelo seu público.
O que querem mais ?
 
Roberto Birolli em 24/04/2013 20:19:36
Não tem original nem falso, o que tem são dois shows distintos, de um personagem de domínio público e com músicas de domínio público, conforme o próprio Luporini admitiu em entrevista pra Veja.
O que eu sei é que o show da Fama Entretenimentos é muito bem feito, os personagens são muito animados, eles atendem todos no final do show, tiram fotos e tudo isso por um ingresso bem baratinho... Ou seja, perfeito para deixar a criançada muito feliz. Dúvido que alguma criança critique, essa parada toda de original e falso está na cabeça dos pais, a criançada quer é se divertir e os pais querem é pagar mais barato, então parem de balela e vamos assistir o melhor show pelo melhor preço, Dudinha e as Galinhas Pintadinhas!!!
 
Pablo Gomes em 24/04/2013 18:45:18
Assisti o musical do Dudinha e a Galinha Pintadinha em São Paulo com minhas filhas e o show é bem melhor do que esperava e os preços compensam muito, indico e com certeza vou de novo! As músicas não são iguais a do dvd, algumas ficaram até mais animadas que nem do Tororó.
 
Andrea Sousa em 24/04/2013 18:03:33
Quem teve a ideia de fazer a personagem galinha azul e com pintinhas foram o Juliano Prado e Marcos Luporini, as músicas são de domínio publico mas a personagem não, sendo assim anunciar uma apresentação com o nome da galinha pintadinha é querer se promover com o sucesso alheio, os personagens que o Maciel Fama usam são um pouco diferentes na caracterização, ele poderia usar o nome de "Dudinha e as Galinhas", mas prefere embarcar e receber os onus da criatividade dos outros.
 
Diane Aparecida em 24/04/2013 09:13:34
Deixa a Galinha Pintandinha quieta. Vamos assistir à peça.
 
Amarildo Cabral em 24/04/2013 08:38:29
Resumindo, qual o valor do ingresso??? Menor pagará, meia??? Ou será que nós, "PAIS" teremos o mesmo desgaste como tivemos com o show do "PATATI & PATATA"??? Quem poderá nos responder???
 
Estela Marques em 24/04/2013 07:26:11
Os caras podem falar o que quiserem, mas no show em que levei meu filho, eles tocaram as músicas do dvd da galinha pintadinha, com os mesmos arranjos.
Ou seja, 'safadagem'!!!
 
EDSON RODRIGUES ARIMURA em 24/04/2013 07:16:11
Minha filha adora a galinha pintadinha,gostaria de saber o valor do ingresso,aonde eu ligo pra saber.
 
elizane alves em 24/04/2013 07:16:01
imagem transparente

Compartilhe

Classificados