ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Diversão

Briga sem fim pela “Galinha Pintadinha” veio parar em Campo Grande

Ângela Kempfer | 24/04/2013 06:23
"Dudinha e a Galinha Pintadinha", da Fama Entretenimento,é parte dessa disputa judicial.
"Dudinha e a Galinha Pintadinha", da Fama Entretenimento,é parte dessa disputa judicial.

Os textos sobre a personagem mais famosa entre as crianças sempre começam assim: “mania nacional”. É o que melhor traduz a “Galinha Pintadinha”.

A fama é tanta que há anos uma disputa judicial sempre vem à tona quando a penosa azul surge na versão “Dudinha e a Galinha Pintadinha”, um espetáculo paralelo, que não tem relação com o DVD de sucesso gigante.

A peça teatral será exibida neste final de semana em Campo Grande, com duas sessões no Palácio Popular da Cultura, dia 27 e 28. Mas apesar de tudo certo, a postagem de uma matéria antiga nas redes sociais, causou a ira do responsável pelo espetáculo nesta terça-feira.

De São Paulo, o empresário Maciel Fama, da Fama Entretenimento, tratou de explicar por telefone toda a pendenga que já o acompanha desde o ano passado envolvendo a Bromélia Produções, responsável pelos DVDs da personagem.

Na versão dele, “não tem essa de Galinha Pintadinha original ou falsa. É um personagem de domínio popular. Minha avó cantava as músicas para mim. Ocorre que eles têm o DVD e nós a peça de teatro”, justifica.

Segundo o proprietário da Fama Entretenimento, em 2011 a empresa tentou um acordo com a Bromélia Produções. “Me trataram super mal e então verifiquei todo o aspecto legal para montar sozinho a peça. Os direitos autorais da Bromélia se limitam a caracterização visual.”

Mas é só chegar em algum local do Brasil para a polêmica começar. Nos últimos anos, os concorrentes já conseguiram liminar contra a peça em Minas Gerais, que foi derrubada em seguida, conforme publicações em jornais de Belo Horizonte.

Em São Paulo ocorreu o mesmo e desde 2012 o espetáculo "Dudinha e a Galinha Pintadinha" está em cartaz em São Paulo, no Teatro Brigadeiro, com sessões aos sábados e domingos. “Tivemos de montar dois elencos, um só para rodar o Brasil”, diz Maciel.

Apesar de haver “Dudinha” no roteiro, criado para pontuar a diferença em relação ao DVD, as músicas são as mesmas conhecidas pelas crianças. “São patrimônio nacional, como o Sapo não Lava o Pé, Mariana e a própria Galinha Pintadinha e o Galo Carijó”, comenta o empresário.

Ele diz que as canções têm outra roupagem, novos arranjos, mas continuam com a mesma essência. “Quem tem de decidir se é bom ou ruim é o público e nós vivemos com as sessões lotadas há um ano”, garante.

Maciel entrou na Justiça de São Paulo com ação para que a Galinha Pintadinha seja considerada de “domínio público”, conseguiu liminar para continuar com o espetáculo, mas o mérito ainda não foi julgado.

História - A Galinha Pintadinha faz parte do folclore brasileiro, sempre foi personagem da música “A Galinha Pintadinha e o Galo Carijó, a galinha usa saia e o galo paletó”. Mas ganhou a fama na era digital graças à internet e aos amigos om Juliano Prado e Marcos Luporini. Eles postaram no Youtube material que iriam apresentar à uma emissora de TV, que acabou esquecido ali.

Com o tempo, o clipe explodiu em acessos e os dois resolveram faturar criando a empresa Bromélia Produções.  Gravaram 13 clipes com a Galinha Pintadinha e sua turma e lançaram o primeiro DVD, em 2008, vendendo 20 mil cópias de forma independente.

No ano seguinte, fizeram parceria com a Europa Filmes, depois com a Som Livre e conseguiram comercializar mais de um milhão de exemplares. O Lado B entrou em contato com a produtora, por telefone, e-mail e na página no Facebook,mas não conseguiu entrevistar nenhum dos sócios.

“Dudinha e a Galinha Pintadinha” terá duas sessões no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, às 18 horas dos próximos sábado e domingo. A peça tem duração de 75 minutos, e a classificação é livre. Os ingressos para os setores A, C, D, E, F custam R$60,00. Para o setor B, o valor sobe para R$80,00. Os ingressos estão à venda na loja Green, Imaginarium, Sésamo Gelateria e academia Body Trainer

Imagem da "Turnê Oficial da Galinha Pintadinha", da Bromélia Produções.
Imagem da "Turnê Oficial da Galinha Pintadinha", da Bromélia Produções.
Nos siga no Google Notícias