ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Diversão

Cada vez maiores, blocos de Carnaval animam foliões da Capital

Nyelder Rodrigues e Thailla Torres | 23/02/2017 20:35
Carnaval de blocos em Campo Grande conquista, cada vez mais, adeptos na cidade (Foto: Alcides Neto)
Carnaval de blocos em Campo Grande conquista, cada vez mais, adeptos na cidade (Foto: Alcides Neto)

O Carnaval já começou para os blocos de Campo Grande. A festa vem ganhando mais adeptos na cidade, além de várias opções para a diversão, seja com amigos, família ou até sozinho, no bloco Evoé Baco, por exemplo, cerca de 200 foliões se concentram próximos à Orla Morena, no bairro São Francisco, desde às 17h desta quinta-feira (23).

"É uma tradição do teatro de rua, nosso culto para que a gente tenha todas as bençãos nos próximos dias de Carnaval", comenta o ator e diretor do Teatro Imaginário Maracangalha, organizador do Evoé Baco, que abre o Carnaval de Campo Grande no cruzamento da avenida Euler de Azevedo com a rua 14 de Julho.

O Evoé era um grito festivo para evocar o deus grego Dionísio, que a partir da apropriação da cultura da antiga Grécia pelos romanos, foi chamado de Baco. Daí, surgiu o nome do bloco, que é realizado no São Francisco há seis anos, pois foi lá que o Maracangalha começou com seu teatro de rua. Apesar de ter mudado de sede, o Carnaval continua no mesmo local.

Além da animação, o ambiente familiar dos blocos atrai gente do bairro e de fora, e de várias idades, como é o caso de Alessandra Cinta, de 30 anos, que estava ao lado da filha de dois anos e outros familiares. "Já é o segundo ano que eu venho com ela [filha], pequena. A gente gosta muito do Carnaval e aqui é um clima muito familiar".

Quem também não perdeu a folia nesta quinta foi Ana Claudia Salomão, de 52 anos, que fala das alternativas que hoje existem na Capital. "Há 15 anos as datas se concentravam nos clubes e hoje existe a oportunidade de sonhar o Carnaval ainda mais. E são as pessoas que fazem o Carnaval", destaca.

"Ess ano o Carnaval está tendo mais visibilidade em Campo Grande. Espero que seja melhor que o ano passado, quero me divertir muito mais. Acho que nesse ano o Carnaval está virando uma realidade aqui", comenta o estudante, de 21 anos, Lucas Gantunes.

Criadora do tradicional Cordão Valu, Silvana Valu também não deixou de aproveitar a festa nesta quinta e foi prestigiar os colegas de Carnaval. "Sempre estamos em parceria. Minha expectativa para esse ano é muito esperançosa para que esteja tudo pronto. Só dá uma tristeza de não mais o Vai ou Racha aberto, mas isso não vai impedir a gente".

O bar Vai ou Racha citado por Valu era onde se concentrava, na Orla Ferroviária, parte do Carnaval campo-grandense. Ali, vários eventos culturais e alternativos foram abraçados. Porém, no início deste ano, o prédio foi demolido.

Atrações e programação - Hoje no Evoé Baco, e repertório de marchinhas carnavalescas está extenso. Aliado a isso, há também a música tocada pelo DJ Aruan Barcellos. Tem também apresentação da bateria da escola de samba Igrejinha e um cortejo pelo São Francisco, com a orquestra Vai Quem Tem puxando o bloco.

Outra atração do dia é a premiação do concurso de marchinhas, realizado pela primeira vez pelo Maracangalha e que recebeu as composições durante os eventos de pré-Carnaval. O primeiro lugar ficou com "Dengue do Amor", feita por Dário Pires e Raimundo Galvão.

Logo em seguida, ficou a marcha "Evoé Baco", de Bruno Pironatto. Depois dele, em terceiro, ficou a "Chega de Passar a Mão, 1% para a Cultura", um protesto contra os calotes da Fundac (Fundação Municipal de Cultura) contra os artistas de Campo Grande. A composição é de Vinil Morais.

Já a programação do Carnaval em Campo Grande conta com mais festas. Nesta sexta-feira (24), começa às 16h o bloco Calcinha Molhada, que se reúne na Praça Aquidauana, Centro. Já entre sábado (25) e terça-feira (28), sempre a partir das 14h, a folia acontece na Esplanada Ferroviária com o Cordão Valu.

No domingo (26) e na terça-feira, acontece também o desfiles dos blocos carnavalescos, sempre a partir das 18h. Outra opção é o bloco Capirava Blasé, também na Esplanada. O evento começa às 15h, na segunda-feira (27) e no dia 4 de março, um sábado, realizando o enterro dos ossos.

Nos siga no Google Notícias