A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

17/02/2015 02:39

Carnaval na Fernando Corrêa surpreende, atrai foliões cativos e até organizados

Penúltimo dia de Carnaval reuniu cerca de 1,5 mil pessoas na Fernando Corrêa da Costa

Michel Faustino
Carnaval na Fernando Corrêa reuniu cerca de 1,5 mil pessoas. (Foto: Marcelo Calazans)Carnaval na Fernando Corrêa reuniu cerca de 1,5 mil pessoas. (Foto: Marcelo Calazans)
Há oito anos grupo de amigos não perde um Carnaval na avenida. (Foto: Marcelo Calazans)Há oito anos grupo de amigos não perde um Carnaval na avenida. (Foto: Marcelo Calazans)

Este ano, quem decidiu curtir o penúltimo dia de festa na Fernando Corrêa da Costa, um dos pontos mais tradicionais de Campo Grande, se surpreendeu. Cerca de 1,5 mil pessoas foram à avenida, gente já fiel ao baile popular organizado pela prefeitura, mas também foliões estreantes.

Veja Mais
Noivos ou já casados, eles provam que amor de Carnaval pode ir parar no altar
Prefeitura amplia horário de matinê para as crianças nesta terça de carnaval

Há mais de oito anos, um grupo de amigos formado por cerca de cinquenta pessoas se mantém fiel ao Carnaval da Fernando Corrêa. Como forma de “garantir” que serão notados, os amigos sempre confeccionam camisetas e distribuem entre eles. 

“Cada ano a gente faz uma camiseta diferente e vem pra festa. É uma forma de identificar nosso grupo e uma forma de descontração, porque as frases vão mudando e cada ano é uma coisa nova, uma surpresa”, diz um dos integrantes.

Em tempos de crise, os amigos decidiram improvisar um bar coletivo para garantir o “combustível” durante a festa. “Cada um trás o seu ai a gente economiza, divide e ai vai curtindo a noite”, comenta.

A solução encontrada pelo grupo vai contra as regras, só vingou na surdina. Não é permitido que as pessoas entrem com qualquer tipo de bebida ou isopor dentro do circuito principal da Avenida. Segundo a organização do evento, a medida é para garantir que nenhum incidente ocorra.

Este ano, cerca de 280 pessoas trabalham para garantir a segurança dos cerca de 40 mil foliões esperados para os quatro dias de carnaval. São 40 seguranças particulares, 120 agentes da Guarda Municipal e 120 policiais militares.

De acordo com a organização do evento, durante às duas últimas noites não houve nenhuma ocorrência de maior gravidade, exceto pequenas brigas que logo foram contidas.

Para garantir ainda mais a segurança, detectores de metais foram instalados no acesso a área de palco e todos são submetidos a uma revista.

 

Presença de agentes de segurança foi intensificada. (Foto: Marcelo Calazans)Presença de agentes de segurança foi intensificada. (Foto: Marcelo Calazans)
Detectores de metais foram instalados no acesso a área do palco. (Foto: Marcelo Calazans)Detectores de metais foram instalados no acesso a área do palco. (Foto: Marcelo Calazans)

Todo o aparato de segurança e a presença constante dos agentes surpreendeu de forma positiva o casal Adriana e Benigno, que veio de Nova Andradina, a 300 quilômetros de Campo Grande. Pela primeira vez eles curtem o Carnaval na Capital.

“A gente sempre viaja para algum lugar mais tradicional, mas como esse ano estávamos aqui, resolvemos arriscar. E foi uma surpresa boa. A música está legal, tem bastante segurança e assim eu fico mais tranquila até pelo fato de estarmos com o nosso filho”, completa.

Primeira vez que família de Nova Andradina vem para o Carnaval da Capital. (Foto: Marcelo Calazans)Primeira vez que família de Nova Andradina vem para o Carnaval da Capital. (Foto: Marcelo Calazans)

Estrutura – Para garantir comodidade aos foliões, dezenas de banheiros químicos foram instalados dentro do circuito, onde cerca de 15 barracas dos mais variados tipos de lanches foram montadas para assegurar que os festeiros não passem fome. Há de tudo, do tradicional cachorro-quente ao arroz carreteiro.

E quem aproveita para lucrar são os comerciantes. O empresário Moacir Brioste, 47 anos, afirma que chega a vender cerca de 120 lanches nas noites de folia. Um número não muito expressivo, segundo ele, no entanto, que já garante uma rendinha extra.

“Não vendemos muita coisa, mas já tá bom. Esperamos que amanhã, no último dia, possamos vender mais e fechar o Carnaval com chave de ouro”, completa.

Cerca de 15 barracas de lanche foram instaladas ao longo do circuito. (Foto: Marcelo Calazans)Cerca de 15 barracas de lanche foram instaladas ao longo do circuito. (Foto: Marcelo Calazans)
Comerciante diz que chega a vender cerca de 120 lanches por noite. (Foto: Marcelo Calazans)Comerciante diz que chega a vender cerca de 120 lanches por noite. (Foto: Marcelo Calazans)

Sexo seguro – De acordo com a supervisora geral do Programa Municipal de DST/Aids, Luciana Caetano Rocha da Silva, só nesta segunda-feira cerca de 21,6 mil preservativos foram distribuídos na Capital. Segundo ela, ao longo dos quatro dias de Carnaval a previsão é de que 500 mil unidades sejam distribuídas em ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com voluntários.

Somente na Fernando Corrêa, oito voluntários participaram da ação para incentivar o uso da camisinha.

Equipe da Secretaria de Saúde e voluntários atuaram na distribuição dos preservativos. (Foto: Marcelo Calazans)Equipe da Secretaria de Saúde e voluntários atuaram na distribuição dos preservativos. (Foto: Marcelo Calazans)
Segundo coordenadora somente nesta segunda cerca de  21 mil camisinhas foram distribuídas. (Foto: Marcelo Calazans)Segundo coordenadora somente nesta segunda cerca de 21 mil camisinhas foram distribuídas. (Foto: Marcelo Calazans)

Programação - Nesta terça-feira (18) a festa continua na avenida. Com  matines às 17 horas com a apresentação dos grupos Beleza Pura e Milk 7

Prefeitura amplia horário de matinê para as crianças nesta terça de carnaval
A prefeitura de Campo Grande divulgou no início da noite de hoje que ampliará o período da matinê nesta terça-feira (17) para as crianças aproveitare...
Capital tem pelo menos 7 interdições para o Carnaval até quarta
Desde a última quinta-feira Campo Grande tem ruas interditadas para a comemoração do Carnaval e nesta segunda-feira (16), marcada pelo desfile das es...



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.