ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Diversão

Com parque ao lado, há quem insista na muvuca dos Altos da Afonso Pena

Ângela Kempfer | 19/09/2011 12:18
Grupo veio de longe para passar a tarde de domingo nos altos da Afonso Pena. (Fotos: João Garrigó
Grupo veio de longe para passar a tarde de domingo nos altos da Afonso Pena. (Fotos: João Garrigó
Arlei mostra carro com som, mas com o volume moderado.
Arlei mostra carro com som, mas com o volume moderado.

Os pais iam aos domingos e agora é a vez dos filhos nos Altos da Afonso Pena. Há 20 anos era assim e a muvuca continua na principal avenida de Campo Grande, apesar de ter ao lado o principal parque da cidade, o das Nações Indígenas.

A diversão é a mesma há gerações: estacionar o carro, aumentar o som, principalmente o eletrônico e o sertanejo universitário, e ficar ali, à mostra, para quem passa a 10 quilômetros por hora.

Priscila veio do bairro União, com os primos e amigos. Na Afonso Pena, o grupo bate-papo bebendo tereré e fumando o narguilé. “A gente vem para ver e ser visto”, diz Priscila.

No ponto onde os amigos param, uma moto amarela dá voltas e é vista 12 vezes em um período de meia hora, sempre em velocidade reduzida.

Na turma há também duas crianças. Até às 19 horas “a coisa é tranquila”, diz a jovem, depois é que o “bicho pega”. Com a bebedeira rolando solta, o som alto e a mulherada dançando sobre os carros, o jeito é voltar para casa antes de escurecer, conta Priscila.

“Já teve gente que colocou aquela carreira de maconha no capô do nosso carro para depois cheirar”, lembra, sem saber que a droga em questão era cocaína. “Sei lá, não entendo dessas coisas, graças a Deus”, justifica. Sobre o Parque, Priscila diz que só entra quando “tem show”.

Do outro lado da avenida, os amigos NIlmar e Danilo olham o movimento sentados na traseira de um veículo Montana. Nilmar veio recentemente de Itu Paulista, cidade de 13 mil habitantes e adorou a “moagem” da Afonso Pena.

No Parque das Nações, ele diz que só entrou uma vez. “Só para ver como era, mas prefiro aqui”.

O casal vai para a avenida com o carro turbinado pelo som profissional, mas não pode exagerar, diz Arlei, o dono do equipamento. Quando o volume aumenta muito, as rondas policiais servem para ameaçar com multa o exagero.

Para quem não gosta do programa, é preciso paciência para ouvir todo o tipo de música e esperar no trânsito. Por volta das 17h, percorrer 200 metros leva 6 minutos. Lá pelas 19h, o tempo dobra, com o agravante da dezena de jovens entregando uma infinidade de panfletos de shows.

No Parque, a foto do grupo de amigos.
No Parque, a foto do grupo de amigos.
O casal Gazola e uma tarde tranquila de domingo.
O casal Gazola e uma tarde tranquila de domingo.
Marcelo e o avião na lagoa.
Marcelo e o avião na lagoa.

Dentro do Parque, sem música ou aglomerações, a tarde passa bem mais calma. Mesmo assim, é animada.

Um grupo de amigos chega depois de sair do trabalho, no Instituto Mirim, com a câmera fotográfica a tira colo para um sessão de fotos caseira em um dos cenários mais procurados da cidade. “É para colocar no facebook, no Orkut”, explica Vanessa.

O pai Gilsmar tenta impinar a pipa com a filha Júlia. Do bairro Guanandi, ele e a esposa resolveram pegar o carro para ir até o Parque das Nações, por conta da estrutura e limpeza. "É amplo, lá perto de casa só tem praça rodeada por bares e até cacos de vidro na areia do parquinho a gente encontra",

Marcelo mostra o avião anfíbio na lagoa do Parque das Nações, o casal Elza e Gazola para e vê o espetáculo. Há 33 anos juntos, os dois aproveitam para dar a lição de como a vida ganha graça com pouco.

“Há um ano passamos por um problemão. Ela operou um câncer e quando voltava da cirurgia em Barretos eu é que passei mal do pâncreas e fiquei 31 dias internado. Agora o bom é isso. A gente vem, passeia e vai embora”, conta.

Carlota e o filho Razi, de 9, conversam com o amigo Handel, na pista de skate.
Carlota e o filho Razi, de 9, conversam com o amigo Handel, na pista de skate.

Por todo o parque, as pessoas ocupam os espaços de formas diferentes. Amigos fazem até piquenique. Na pista de skate, o visual muda, com jovem e crianças em estilo largado no vai e vem das rampas, mas também há famílias.

Carlota, de 32 anos e o filho Razi, de 9, conversam com o amigo Handel, de 29. O menino prefer passar o tempo com jogo eletrônico nas mãos, mas sentado em uma bela toalha de piquenique.

Sob uma grande mangueira, Arthur e Edilaine apenas namoram, em uma conversa que nem formiga atrapalha. “É muito tranqüilo, ainda mais com esse lago ai em frente”, comenta o namorado.

Arthur e Edilaine apenas namoram sob a mangueira.
Arthur e Edilaine apenas namoram sob a mangueira.
Nos siga no Google Notícias