ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Diversão

Com dia extra, programação do Festival América do Sul terá Carlinhos Brown

Thailla Torres e Leonardo Rocha | 24/10/2016 11:42
Carlinhos Brown sobe ao palco no dia 12 de novembro e participa de mesa redonda. (Foto: Divulgação
Carlinhos Brown sobe ao palco no dia 12 de novembro e participa de mesa redonda. (Foto: Divulgação

A Fundação de Cultura do Estado lançou oficialmente hoje o 13º Festival América do Sul Pantanal, que neste ano terá 60 atividades artísticas, de 11 a 14 de novembro. Entre os shows principais, o evento recebe Marcelo Loureiro, Carlinhos Brown, a banda chilena Pascuala Ilabaca e Fauna e a sambista Mariene de Castro, atriz que acaba de ganhar fama com a novela Velho Chico e por participação no encerramento das Olimpíadas.

Além da música, haverá espetáculos de teatro, circo, lançamento de livros, palestras, oficinas e mesa redonda. A novidade este ano é que os artistas nacionais irão participar de debates e mesa redonda, para falar sobre o trabalho.

Dentro da programação haverá mostra de cinema do Brasil, Peru, Argentina e Paraguai. Além de apresentação dos curtas produzidos na oficina "Iniciação ao audiovisual", com Iván Molina.

Entre os debates haverá mesa redonda com o cantor baiano Carlinhos Brown, com tema "Futuro das crianças e jovens da América do Sul". Outro destaque é para palestra com a animadora Aline Figueiredo sobre "Percursos de uma história da arte".

Além de Corumbá, haverá atrações do festival em Ladário, Puerto Quijarro e Puerto Suárez na Bolívia.

Este ano o tema é "Rio Paraguai que une as nações", como eixo de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. E a homenageada será à corumbaense e historiadora de arte Aline Figueiredo, que criou espaços destinados à arte e à cultura e incentivou pesquisas e reflexões sobre o tema. 

No lançamento, Renato Roscoe, secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, disse que foram investidos R$ 1,8 milhão no evento. "Com muita dificuldade o governo resolveu fazer um festival com recursos próprios e com poucos patrocinadores, já que existe uma dificuldade de investimento. Será uma programação bastante criativa, valorizando talentos regionais e artistas que nunca vieram para o estado", afirmou.

O governador Reinaldo Azambuja garantiu que, apesar da economia, o Festival manteve todos os atrativos. "Saímos do modelo de abundância onde existia grandes patrocinadores como Petrobras, Banco do Brasil, Eletrobrás e Eletrosul, para esse atual momento que é feito quase com recursos próprios. É importante fazer a festa para trazer a comunidade e fazer a interação com países vizinhos. O festival tem um roupagem mais economica, mas que nao perde o brilho dos anos anteriores", afirmou.

Confira a programação:

No primeiro dia, o público vai conhecer a sonoridade da dupla argentina Tonolec. (Foto: Divulgação)
No primeiro dia, o público vai conhecer a sonoridade da dupla argentina Tonolec. (Foto: Divulgação)

Dia 11 de novembro

Shows

Tonolec (Argentina)- um duo musical de Resistencia, na província de Chaco, composto pelos cantores Bogarín Charo e Diego Perez, que há mais de uma década, buscam intercalar as canções nativas da Tobas (Qom) Mbya Guarani e música eletrônica. Em sua música, o espírito dos povos indígenas e a identidade musical do seu país é reforçada, sendo considerada a nova tendência do folclore argentino. 

Marelo Loureiro - Instrumentista que mescla diferentes ritmos musicais e busca novos caminhos dentro de sua arte, em que predominam influências folclóricas latinas. O músico estudou técnicas de violão clássico, popular, erudito e flamenco, mas adaptou uma maneira própria de tocar.

Outras atrações confira aqui.

Jerry se apresenta no dia 12 de novembro. (Foto: Heton Perez)
Jerry se apresenta no dia 12 de novembro. (Foto: Heton Perez)

Dia 12 de novembro

Shows

Urbem - O quarteto desperta o interesse dos ouvidos ávidos por novidades. Misturas inusitadas de efeitos e improvisos, preservando a raíz musical brasileira fazem parte das apresentações de caráter próprio da banda que explora sons do ukulelê, baixo, guitarra, bateria e vocais.

Jerry Espíndola - Jerry é o mais novo dos irmãos Espíndola, chamado por eles de "temporão", apelidado pela mãe Alba de Jerry. Desde pequeno, pela influência dos irmãos Tetê, Geraldo, Celito e Alzira, que já faziam sucesso em São Paulo com o Tetê e o Lirio Selvagem, Jerry sempre quis ser músico.

Carlinhos Brown - Cantor e compositor americano de soul. Influenciado pelo rap, soul, funk e ritmos afro-baianos, desenvolveu uma sonoridade particular, sendo um dos criadores do estilo musical conhecido como samba-reggae.

Outras atrações confira aqui.

Pascuala Ilabaca e Fauna traz a música chilena incorporando jazz, pop e rock. (Foto: Divulgação)
Pascuala Ilabaca e Fauna traz a música chilena incorporando jazz, pop e rock. (Foto: Divulgação)

Dia 13 de novembro

Shows 

Púrpura - Duo sul-mato-grossense formado Julio Queiroz e Erika Espíndola, com um projeto que busca uma sonoridade mais intimista e experimental, fazendo uma fusão de instrumentos, como violino, tuba, guitarra elétrica que passeia do clássico ao underground.

Carlos Colman - Nascido em Grande é violinista, cantor e compositor conhecido pela canção Castelânea em Mato Grosso do Sul . Filho de músico e professor de violão, explora em suas canções vários estilos da música de raiz, entre elas a polca, o chamamé, a toada e o arrasta-pé.

Pascuala Ilabaca e Fauna - É um dos grandes expoentes da música chilena enraizada em sons tradicionais, mas tem a capacidade de incorporar tons de jazz, pop e rock. No palco, tem uma forte presença cênica, quase sempre armado com seu acordeão e  e sua voz tem o poder de adoçar os ritmos e melodias da banda que a acompanha: Fauna.

Outras atrações confira aqui.

Show de Mariene será no dia 14, véspera de feriado. (Foto: Divulgação)
Show de Mariene será no dia 14, véspera de feriado. (Foto: Divulgação)

14 de novembro 

Shows 

Ju Souc -  Baterista, cantora e compositora sul-mato-grossense, ganhou o prêmio do Batuka (concurso nacional de bateristas) e mescla ritmos brasileiros com uma levada pop.

Sampri - Grupo nasceu de uma roda de samba de fundo de quintal. Cada uma das integrantes canta e toca um instrumento: Magally no cavaquinho; Luciana no pandeiro; e Renatinha no violão.

Mariene de Castro - é atriz, cantora e compositora brasileira notória por destacar maracatu e samba de roda em sua obra. Cantou na festa de encerramento das Olimpíadas RIO 2016, enquanto era apagada a chama da pira olímpica.

Outras atrações confira aqui.

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias