ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Diversão

Contra uma cidade sem música, movimento de artistas vai novamente à Câmara

Ângela Kempfer e Kleber Clajus | 20/02/2014 11:51
Movimento “Querem Calar Campo Grande” participou da sessão desta manhã da Câmara Municipal. (Fotos: Kleber Clajus)
Movimento “Querem Calar Campo Grande” participou da sessão desta manhã da Câmara Municipal. (Fotos: Kleber Clajus)

Com as mesmas reclamações que há meses atormentam os donos de bares e artistas da cidade, o movimento “Querem Calar Campo Grande” participou da sessão desta manhã da Câmara Municipal. O grupo pediu, mais uma vez, apoio aos vereadores contra pontos da Lei do Silêncio que consideram defasados.

Depois de protestarem e receberem apoio de vários parlamentares, dois novos debates foram marcados para o dia 25 de fevereiro, uma audiência pública na Câmara às 14h (a segunda em um ano sobre o assunto) e uma sessão itinerante às 19h, na sede da Abrasel (Associação de Brasileira de Bares e Restaurante em MS).

De maneira bem resumida, eles querem a complementação da lei. A primeira sugestão é de que exista um tópico que diferencie ruído de música. Em segundo lugar, os artistas sugerem que os shows sejam conceituados na Lei, assim como o barulho. Outro pedido e para que a fiscalização e a medição dos decibéis sejam feitas com acompanhamento de perto por uma comissão da Cultura, incluindo músicos e artistas, mesmo grupo que também ajudaria a avaliar as licenças ambientais.

Um dos criadores do “levante” contra o silêncio, é o músico Raimundo Galvão. “Eles confundem o barulho real com atividade artística. Fecham bares e restaurantes, e a lei vira problema pra quem vive disso”.

Vereadores marcaram outros dois debates sobre o assunto.
Vereadores marcaram outros dois debates sobre o assunto.

O movimento exige igualdade na realização de eventos. Segundo os artistas, enquanto o Governo e prefeitura conseguem realizar projetos como o MS Canta Brasil e a Seresta Morena, em áreas abertas e sem nenhum empecilho, para os empresários a burocracia e a fiscalização são completamente diferentes.

Desde o ano passado, a fiscalização ficou mais intensa em relação ao som ao vivo na noite de Campo Grande e aos poucos, a cultura do barzinho, com voz e violão, vai ficando no baú de uma cidade “chata”, reclama quem vive de Cultura.

O sucesso de sertanejos que começaram aqui e vingaram lá fora, é um dos argumentos usados para mudanças na lei. “Muitos começaram assim, tocando em bares. O impedimento prejudica o nosso reconhecimento fora daqui”, reforça o cantor Vitor, da dupla com Vinícius.

Em apoio aos artistas, a vereadora Rose Modesto, lembrou das dificuldades até para quem é famoso. “Munhoz e Mariano só conseguiram gravar DVD aqui porque tiveram liminar da Justiça.”

Marcos Yule, proprietário do Deck’s, bar na Chácara Cachoeira, defende a flexibilização das normas até para assegurar eventos maiores. “As alterações são vitais na lei de ocupação do solo, para assim a gente voltar a ter, inclusive, grandes shows na cidade”.

No ano passado, os artistas já haviam criado o movimento “Música Não é Ruído” e neste mês fundaram o Sindicato dos Músicos, também para fortalecer a bandeira pelo direito ao som ao vivo em Campo Grande.

O produtor cultural Wellington Moura comenta que muita coisa mudou em Campo Grande, desde a legislação que estabelece regras para as casas noturnas e bares. “A lei é de 1996, já está ultrapassada. Os 55 decibéis estabelecidos como limite equivalem a 5 pessoas conversando em uma roda de tereré”, reclama.

Na manhã de hoje, os empresários também criticaram a demora na concessão de alvarás de funcionamento. Segundo eles, em muitos casos há quase um ano a documentação está parada na prefeitura.

Mesmo como presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara, o vereador Eduardo Romero (PTdoB) tem sido aliado nesta causa. Artista por formação, ele articula as discussões sobre o assunto. “Campo Grande não pode estabelecer limites somente para alguns. O Ministério Público aplica lei ao pé da letra, sem pensar na classe artística”, avalia.

Um dos membros da base de apoio ao prefeito Alcides Bernal, o vereador Paulo Pedra (PDT), se comprometeu a articular a elaboração de projeto para tentar resolver a questão.

Nos siga no Google Notícias