A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

01/02/2014 07:44

Curso de "Maracatu de Baque Virado" traz ritmo de PE ao Carnaval de Campo Grande

Ângela Kempfer
Alfaias no Carnaval de Olinda.Alfaias no Carnaval de Olinda.

Depois do grupo Tambores Vento Bom ensinar percussão para garantir o batuque de qualidade no Carnaval de Campo Grande, agora o Mercado Cênico abre inscrições para a oficina “Maracatu de Baque Virado”com planos semelhantes.

Veja Mais
"Toma aqui uns 50 reais", Naiara Azevedo abre fim de semana eclético
Ludmilla é uma fofa e mostra o que o funk pode ensinar ao nosso sertanejo

O grupo de teatro também criou um bloco para desfilar em março pelas ruas da cidade e pretende ter o ritmo nordestino como um dos diferenciais. Serão 2 meses de aulas, que começam no dia 8 de fevereiro e seguem até 6 de abril, mas no meio do caminho será possível reforçar o Carnaval popular em Campo Grande.

Como o Maracatu mistura de teatro, dança e música, a escolha tem relação com o trabalho desenvolvido pelo Mercado Cênico. O estilo “Baque Virado” é o mais antigo que se tem registro no Brasil, surgido em Olinda (PE), de batidas executadas com bastante agressividade.

Nesse tipo de manifestação, criada para coroação de rainhas e reis negros, há as loas (músicas) e os baques (toques), usando como instrumentos a alfaia – um tambor de tamanho grande, além de agbê, caixa, tarol, ilú, gonguê e mineiro.

Para os interessados, não é preciso nem providenciar os instrumentos, que serão emprestados aos alunos. O curso terá à frente o multi-instrumentista, Ricardo Maisatto, que já tocou com bandas Xaraiês e Canaroots. Ele é pesquisador dos ritmos populares brasileiros e atualmente professor de música.

As aulas serão aos sábados e domingos, das 17h às 19h, com mensalidade de R$ 80,00. O Mercado Cênico fica a rua Dr. Temístocles, número 64, na Vila dos Ferroviários, perto da Feira Central. Informações pelo telefone 9854-1010 ou na página www.mercadocenico.com




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.