ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Diversão

Depois da violência, bar Voodoo fecha as portas e deixa órfãos

Marta Ferreira | 14/10/2011 08:20

Dois eventos musicais serão realizados hoje, 14, e domingo, 16, com o título “Pela Paz”, e a arrecadação será destinada à família do segurança Jhon Eder Cortiana Gonçalves, assassinado com um tiro, no dia 11 de setembro, aos 33 anos. Quem não viu o cartaz convidando para as apresentações pode pensar que elas vão ocorrer onde Jhon trabalhou até o último dia de sua vida, o Voodoo Bar.

Não vai ser assim. O bar não abriu as portas desde o dia do crime e não deve mais voltar a funcionar no mesmo local, na rua 13 de Junho, onde o segurança foi morto, na frente da casa noturna. Os eventos serão em outro local, o Repúblika, próximo da antiga Estação Ferroviária de Campo Grande.

Luto-Idealizado por duas irmãs, a produtora cultural Letícia, 25 anos, e a bióloga Luciana Espíndola, 35 anos, o bar onde Jhon trabalhava está em “hiato”, termo costumeiramente usado por bandas quando ficam temporadas sem apresentar-se ou gravar discos. Letícia classifica a decisão como uma atitude de respeito à memória de Jhon, para ela e os frequentadores assíduos do Voodoo mais do que um funcionário.

Bar onde trabalhava segurança assassinado fechou as portas após o crime. Ponto já foi entregue. (Foto: João Garrigó)
Bar onde trabalhava segurança assassinado fechou as portas após o crime. Ponto já foi entregue. (Foto: João Garrigó)

“Conhecia o Jhon desde antes de abrir o bar. Ele era um amigo”, conta. A esposa do segurança, Viviane, também trabalhava no estabelecimento, como bilheteira, e, da mesma forma, era conhecida de Letícia e Luciana antes da abertura do local.

Por tudo isso, diz Letícia, não havia mais condições de trabalhar no espaço. O ponto já foi entregue e as duas irmãs estão procurando trabalho.

Vítima da violência, o Voodoo deixa órfãos. Jovens e nem tão jovens assim que tinham no espaço opção aos ritmos dominantes na noite de Campo Grande, leia-se sertanejo, pagode e afins. “É essa mesmo a sensação que as pessoas têm e elas nos falam isso. O Voodoo nasceu para trazer coisas diferentes ao que estamos acostumados na cidade e para as quais há público”, afirma Letícia.

A casa noturna funcionava há 13 meses quando tudo aconteceu, com uma programação liderada pelo rock e suas vertentes, mas também dedicada ao blues, ao jazz e até ao cinema com direito a debate sobre os filmes.

Na noite em que o destino do bar mudou, de uma forma inesperada, o palco do Voodoo era de Criolo, um dos nomes mais comentados do rap no País no momento. “Foi um paradoxo, porque a música dele traz, justamente, a mensagem contra a violência”, define a produtora cultural.

Da experiência, sobrou, por enquanto, um financiamento a pagar, que Letícia diz encarar como todo trabalhador brasileiro encara. "A gente vai dar o nosso jeito e pagar". E uma possibilidade de reabertura em outro local. “No começo do ano, vamos reavaliar isso”.

Serviço: Os eventos musocais “Pela Paz" que vão arrecadar recursos para a família de Jhon Eder estão marcados para as 21h de amanhã e às 20h de domingo, no Republika Bar, na avenida Calógeras. Está prevista a apresentação de 12 bandas. A entrada custa R$ 10,00.

Nos siga no Google Notícias