A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

22/10/2016 07:10

Diversão no Halloween começa antes da festa, aprendendo a produzir uma ferida

Naiane Mesquita
Caveira e maquiagem de zumbi são obras de arte de Laryssa Escobar (Foto: Naiane Mesquita)Caveira e maquiagem de zumbi são obras de arte de Laryssa Escobar (Foto: Naiane Mesquita)

Comemorado em 31 de outubro, o Halloween é a segunda data mais certeira para colocar a criatividade para fora, depois do Carnaval. Nessa onda da tradição norte-americana, o Lado B convidou a maquiadora profissional Laryssa Escobar para ensinar dois tutoriais que são incríveis e super fáceis de fazer.

Veja Mais
Avião de Xuxa faz pouso de emergência após ser atingido por raio
Begèt de Lucena e Mari Depieri são as vozes do Som da Concha de hoje

Campo-grandense, Laryssa decidiu seguir com a profissão há pouco tempo, mas tem talento de sobra. Com viés artístico, ela participa de editoriais de fotografia e é apaixonada pelos pincéis. “Sou nascida e crescida aqui. Eu costumava ir aos salões de maquiagem e nunca gostava do resultado. Um dia decidi fazer eu mesma. Gostaram e toda festa batiam aqui em casa, até que decidi ser profissional”, resume.

Após a preparação da pele, passe o pancake  (Foto: Naiane Mesquita)Após a preparação da pele, passe o pancake (Foto: Naiane Mesquita)
Dê batidinhas para aplicar o produto  (Foto: Naiane Mesquita)Dê batidinhas para aplicar o produto (Foto: Naiane Mesquita)

Dedicada, ela fez especialização e adora incrementar a maquiagem com produtos diferentes, inclusive para festas convencionais, como casamentos. “Na verdade eu sou formada em engenharia ambiental, trabalhei dois anos na área, mas faltava alguma coisa. Acredito que era isso”, explica.

Para o tutorial especial do Lado B, Laryssa escolheu uma caveira tradicional e uma ferida, digna de zumbis. Tudo com material mais em conta. O mais importante é saber que com cuidado e paciência a maquiagem tem tudo para dar certo.

Com a tinta preta faça o contorno dos olhos  (Foto: Naiane Mesquita)Com a tinta preta faça o contorno dos olhos (Foto: Naiane Mesquita)
Em seguida passe o preto na lateral e siga o osso próximo a boca  (Foto: Naiane Mesquita)Em seguida passe o preto na lateral e siga o osso próximo a boca (Foto: Naiane Mesquita)
Faça o mesmo no osso da parte de baixo  (Foto: Naiane Mesquita)Faça o mesmo no osso da parte de baixo (Foto: Naiane Mesquita)
Observe a direção das linhas (Foto: Naiane Mesquita)Observe a direção das linhas (Foto: Naiane Mesquita)

A caveira foi feita utilizando basicamente três materiais, o pancake branco da marca Vult, que custa cerca de R$ 30,00, a tinta para maquiagem preta, que pode ser adquirida em lojas de cosméticos e sombra preta fosca para dar o acabamento ideal. Essa dica inclusive, segundo Laryssa, é válida para todas as maquiagens. “Potencializa a cor. Você pode usar em um batom, por exemplo, para valorizar a cor ou deixar ele fosco, com o efeito matte”, afirma.

O primeiro passo é preparar a pele com um gel de limpeza facial, em seguida aplique um hidratante especial para a região. Utilize um pincel pequeno, mas com as cerdas maiores para iniciar com a camada de pancake. Dê batidinhas para passar o produto. “Esse pancake da Vult é oleoso, o que facilita na aplicação, você tem a possibilidade de voltar nos pontos que ficaram com alguma falha. Alguns produtos não são assim”, explica.

No exemplo, o rosto da modelo foi “dividido” ao meio, para que do outro lado fosse feito a ferida de zumbi, mas cada um segue o seu estilo. Após a aplicação do pancake, passe pó translúcido, para “selar” o produto anterior. É importante que seja transparente para evitar colorir o branco.

Com o pincel puxe a tinta levemente, criando sombras, é o chamado esfumado (Foto: Naiane Mesquita)Com o pincel "puxe" a tinta levemente, criando sombras, é o chamado esfumado (Foto: Naiane Mesquita)
Pinte com cuidado os olhos e sele com a sombra preta normal e fosca (Foto: Naiane Mesquita)Pinte com cuidado os olhos e "sele" com a sombra preta normal e fosca (Foto: Naiane Mesquita)

Laryssa optou por seguir uma caveira original e construir a maquiagem em cima deste exemplo. Primeiro marque os olhos, contornando toda região óssea, em seguida passe o pincel no canto, próximo ao cabelo, pinte as orelhas e desça até a região da boca. Uma dica essencial é seguir os espaços entre os ossos, que facilitam na demarcação.

O pincel deve ser fino dessa vez, de assinatura. A tinta utilizada por Laryssa é da Kryolan, profissional, mas em lojas de maquiagem há versões mais em conta para quem vai fazer apenas uma vez ao ano a aventura.

A linha interna da boca também deve ser colorida (Foto: Naiane Mesquita)A linha interna da boca também deve ser colorida (Foto: Naiane Mesquita)
Faça os dentes e depois arredonde as pontas (Foto: Naiane Mesquita)Faça os dentes e depois arredonde as pontas (Foto: Naiane Mesquita)

Depois, pinte as áreas do contorno, principalmente nos olhos. Uma dica é selar na região devido ao movimento das pálpebras. Isso garante mais fixação. Depois, com um pincel específico, o chanfrado, comece a esfumar.

“Uma dica é limpar o pincel com frequência em um papel para evitar de borrar a maquiagem. O esfumar é feito apenas puxando a tinta que já foi aplicada, com delicadeza, sem exagero”, frisa.

Com o pincel faça as rachaduras da pele (Foto: Naiane Mesquita)Com o pincel faça as rachaduras da pele (Foto: Naiane Mesquita)
Caveira pronta (Foto: Naiane Mesquita)Caveira pronta (Foto: Naiane Mesquita)

Laryssa optou por seguir uma caveira original e construir a maquiagem em cima deste exemplo. Primeiro marque os olhos, contornando toda região óssea, em seguida passe o pincel no canto, próximo ao cabelo, pinte as orelhas e desça até a região da boca. Uma dica essencial é seguir os espaços entre os ossos, que facilitam na demarcação.

O pincel deve ser fino dessa vez, de assinatura. A tinta utilizada por Laryssa é da Kryolan, profissional, mas em lojas de maquiagem há versões mais em conta para quem vai fazer apenas uma vez ao ano a aventura.

Depois, pinte as áreas do contorno, principalmente nos olhos. Uma dica é selar na região devido ao movimento das pálpebras. Isso garante mais fixação. Depois, com um pincel específico, o chanfrado, comece a esfumar. “Uma dica é limpar o pincel com frequência em um papel para evitar borrar a maquiagem. O esfumar é feito apenas puxando a tinta que já foi aplicada, com delicadeza, sem exagero”, frisa.

Os dentes são feitos seguindo a linha da boca. Uma dica é dar uma voltinha nos maiores, como são na realidade. Com o pincel basta dar sombra esfumando. A paciência para transformar a tinta em sombra com as “puxadinhas” do esfumado, mais profundidade e realismo ganha o desenho.

A mistureba que dá origem a ferida (Foto: Naiane Mesquita)A mistureba que dá origem a ferida (Foto: Naiane Mesquita)
O algodão deve ser colado em círculo (Foto: Naiane Mesquita)O algodão deve ser colado em círculo (Foto: Naiane Mesquita)
Passe a gelatina por cima, dando forma (Foto: Naiane Mesquita)Passe a gelatina por cima, dando forma (Foto: Naiane Mesquita)
A massa seca rapidamente; após a aplicação, passe um base para cobrir e deixar da cor da pele (Foto: Naiane Mesquita)A massa seca rapidamente; após a aplicação, passe um base para cobrir e deixar da cor da pele (Foto: Naiane Mesquita)

A maquiagem durou em média 2 horas. Já a de zumbi é bem mais rápida. Feita com gelatina incolor e sem sabor, a pasta que dará origem a ferida é simples. Acrescente em um pote, 1 colher de glicerina, a mesma quantidade de gelatina em pó incolor e sem sabor e 1 colher de água. Coloque no micro-ondas e esquente por 12 segundos.

A inspiração desta vez é um tiro na cabeça. Cole um algodão no formado de um círculo, tomando cuidado para deixar um buraco no centro. Com rapidez, passe a mistura de gelatina e glicerina em cima do algodão, ultrapassando o limite do círculo. Em seguida, aplique base da cor da pele. 

Use o roxo, preto e vermelho para fazer o sangue (Foto: Naiane Mesquita)Use o roxo, preto e vermelho para fazer o sangue (Foto: Naiane Mesquita)
A esponjinha comum, de lavar louça, serve para fazer o efeito espirrou (Foto: Naiane MesquitaA esponjinha comum, de lavar louça, serve para fazer o efeito "espirrou" (Foto: Naiane Mesquita
Com um pincel faça os roxos (Foto: Naiane Mesquita)Com um pincel faça os roxos (Foto: Naiane Mesquita)
Pressione o pincel apenas uma vez para o efeito coágulo (Foto: Naiane Mesquita)Pressione o pincel apenas uma vez para o efeito "coágulo" (Foto: Naiane Mesquita)

Separe as tintas vermelha, roxa e preta para fazer o sangue. Primeiro use o roxo escuro, em seguida o vermelho claro e por fim o preto com cuidado e apenas nas bordas. Capriche no roxo nas laterais, como se o sangue estivesse coagulado.

Com um esmalte “beterraba”, molhe o centro do tiro e simule um sangue escorregando. Pronto.
Para caprichar, Laryssa utilizou o pedaço de uma esponja para criar roxos e coágulos de sangue na pele da modelo. O mesmo foi feito no tiro, dando a impressão de que as gotas “espirraram”.

 

Faça um traço abaixo dos olhos com a sombra roxaFaça um traço abaixo dos olhos com a sombra roxa
Acrescente o amarelo para o machucado parecer recente (Foto: Naiane Mesquita)Acrescente o amarelo para o machucado parecer recente (Foto: Naiane Mesquita)

O efeito de roxo nos olhos é feito com um pincel fino e a mesma cor usada no tiro. Passe levemente um traço e esfumace. Com a esponja encoste levemente pela região, dando a impressão de que a pessoa levou literalmente um soco. Perfeccionista, Laryssa até incluiu um amarelo levemente em volta do roxo, dando a impressão de que a pele foi recentemente nocauteada.

Detalhes sobre os produtos utilizados estão especificados na galeria abaixo.

Quem se apaixonou pelo trabalho da Laryssa pode solicitar os serviços pelo celular (67) 99207-4110 ou conhecer mais da sua produção pelo Instagram.

A maquiadora Laryssa com a modelo de Halloween (Foto: Naiane Mesquita)A maquiadora Laryssa com a modelo de Halloween (Foto: Naiane Mesquita)



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.