A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

01/11/2011 16:18

"Dono" dos maiores shows que a cidade já viu, Josimar não se enquadra ao mercado

Ângela Kempfer
Josimar conversou com o Lado B, em distribuidora de revistas que mantém na Vila Sobrinho.Josimar conversou com o Lado B, em distribuidora de revistas que mantém na Vila Sobrinho.

Na programação de TV a chamada “Josimar Promoções apresenta” fazia qualquer jovem parar para ouvir qual era o show da vez em Campo Grande. Durante anos foi assim, a marca cultural do maior produtor de espetáculos musicais que a cidade já teve.

Veja Mais
Ludmilla é uma fofa e mostra o que o funk pode ensinar ao nosso sertanejo
Coletivo de DJs organiza festas com música para 'dançar mais e reparar menos'

Há 2 anos ele fez a despedida, com Julio Iglesias no Rádio Clube, “era um sonho meu, uma realização pessoal”, conta. Agora, ele prepara a vida para deixar de vez o Estado e o País. O destino provável é Nova York, onde uma das filhas estuda.

Abrir mão de uma marca consolidada, com credibilidade junto ao público e no auge, é algo que aguça a curiosidade de quem viveu a época dos grandes shows de Josimar, que pagou para ver os Menudos e o Legião Urbana no Ginásio Guanandizão, ou levou a irmã mais nova para o show da Xuxa no Morenão.

Para lembrar o que fez o empresário desistir de Campo Grande, o Lado B entrevistou Josimar na distribuidora de revistas da editora Abril, que ainda mantém na Vila Sobrinho.

Foi exatamente o trabalho que o levou a promover o primeiro grande show que a cidade já viu, em 1985. “Percebi que a revista Contigo vendia muito com os Menudos na capa e ainda tinha o sucesso do programa do Gugu (SBT), descobri que eles vinham para o Brasil e decidi comprar o show”.

Os Menudos, ao lado do ex-prefeito Lúdio Coelho, durante desembarque em Campo Grande. (Foto: Roberto Higa)Os Menudos, ao lado do ex-prefeito Lúdio Coelho, durante desembarque em Campo Grande. (Foto: Roberto Higa)

A estréia não poderia render experiência maior. "Até hoje encontro com senhoras que reclamam do tormento que eu provoquei, da dor de cabeça com as filhas chorando para ir ao show”, lembra.

Os meninos desceram do avião e da pista de pouso partiram direto, sem nenhum contato com as fãs enlouquecidas no saguão. “Foi uma loucura. A garotada queria me matar porque não deixei ninguém chegar perto".

Quase monossilábico ao falar de mudanças, o homem alto, um pouco grisalho, de vestimentas sóbrias, resume o motivo que o afastou do backstage. “Não dá mais dinheiro. Não aceito mais a forma como funciona hoje”, justifica.

De uma só vez, ele chegou a comprar 30 shows de Fábio Júnior, no início dos anos 90, quando o cantor ainda era topo das paradas de sucesso. Com o pacote fechado, viajava por Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e estados do Norte, com uma equipe de 30 comandados.

Ele fez assim com bandas como Roupa Nova, Skank, RPM, Sandy e Júnior, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii, Lulu Santos e até com o Legião Urbana. Tudo o que os anos 80 e 90 renderam de bom para a música brasileira, o empresário trouxe para Mato Grosso do Sul, assim que o sucesso estourava nas rádios.

De repente, surgiu a baiana Ivete Sangalo e uma nova forma de produção.

“Não consegui mais comprar shows fechados, os empresários dos artistas passaram a querem mais e mais e lucrar com a bilheteria também. Acabei tendo de arcar com todas as despesas do artista aqui e ainda repartir o lucro. Ficou inviável”, reclama.

Josimar não fala de valores, mas diz que antes “pagava X por um show e lucrava 4X. Depois, passei a trabalhar para os caras, não dava mais dinheiro”.

Para produzir algo hoje em dia, ele diz que cobraria alto. "Não menos de R$ 100,00 o ingresso. A coisa tem de ter qualidade, não dá para cobrar R$ 20,00 e não dar estrutura".

Legião Urbana foi um dos shows que mais marcou os anos 80. Legião Urbana foi um dos shows que mais marcou os anos 80.

No total, Josimar Promoções ficou 29 anos na ativa, com 5.036 shows em Campo Grande, Cuiabá, Manaus, Porto Velho e Belém, e muita briga com os estudantes.

“Eles me odiavam porque eu nunca aceitei isso da meia-entrada. Criei um sistema que cada um só podia comprar um ingresso com preço menor, eles não me suportavam. Na verdade, ninguém gostava de mim.”

Mas apesar das disputas que iam parar até na Justiça, Josimar se considera um “mal necessário, porque eu só trazia o que eles queriam e precisavam”.

O homem era realmente tido como “intragável” até pela imprensa, mas apesar das inimizades, não faltaram convites à vida política. “Mais de mil vezes me chamaram, mas acho nojento, nunca vou entrar nessa”.

Uma das características que preserva, mesmo afastado da música, é a discrição sobre os bastidores. “Não comento porque a maioria virou amigo. Até hoje viajo para o exterior com o Paralamas e sou muito amigo do povo do Roupa Nova. Sempre que alguém lança um CD ou DVD eu recebo o convite”.

Sobre o show que marcou uma geração em Campo Grande – Renato Russo e Legião Urbana em 1988, ele diz apenas “não foi a minha maior bilheteria, ganhei muito mais com o RPM, por exemplo”.

Depois de “largar mão” do show business, Josimar sugere que até o fim do ano deve deixar Campo Grande, para morar nos EUA. “Mas se for fazer algum show lá, é só de brincadeira”, conclui.




lembro-me do Josimar, Montei o placo do Show dos menudos em quase todos os lugares do Brasil, depois fizemos RPM, Milton Nascimento, Simone e outros shous mais. Sempre que havia um show no Mato Grosso eu indicava pra procurar o Josimar para produzir porque confiava nele.
Amadeu
SP EVENTOS - SP
www.speventos.com

 
Amadeu Gomes Pereira em 09/05/2013 21:22:55
Grande Josimar,Odair da folha sp entre em contado abraço amigo !
 
Odair Duarte Lopes em 16/07/2012 11:56:35
To até ouvindo as FMs de Campo Grande gritando..... JOSIMAR PROMOÇÕES.... AAAAAAAAAAAAPRESENTA!!!!!!! Saudades disso.
 
Emerson Leao em 07/11/2011 10:02:54
A pouco dias estava comentando/lembrando dos eventos da Josimar Promoções, que marcaram época aqui em Campo Grande. Realmente Josimar, seus eventos marcou uma geração de Mato Grosso do Sul, vc nos proporcionou muita emoção. Valeu..., foi muito bom participar dos shows que vc promoveu.Sucesso.
 
Marcos Fernandes em 02/11/2011 12:40:25
Parabéns pelo sucesso e muito obrigado pelo incentivo a cultura!! Que pena que vai embora de Campo Grande. Muitas felicidades!!!
 
Reinaldo Martins em 02/11/2011 12:16:19
Tenho 27 anos e tive a oportunidade de ver varios shows produzidos pelo josimar produções...
Acho que ele deveria fazer a despedida com chave de ouro tipo "Black Eyed Peas" por exemplo...

Ficaadica!!!
 
carlos augusto em 02/11/2011 03:24:30
Infelizmente o tempo passa e consequentemente as coisas boas tbm....meus primeiros shows na adolescencia, nunca vou esquecer , realmente qdo se falava de josimar produçoes , sabia q ia ter coisa boa por vir.Saudades dessa época q não volta mais...
 
MIlene Gomes em 02/11/2011 03:11:33
eu morava a duas quadras do ganandizão e me lembro de muitos shows dessa epoca fui em alguns deles muito boa mesmo essa epoca e hj nem penso em sair de casa para ver esses artistas de uma musica só. valeu josimar
 
reinaldo constantino gomes em 02/11/2011 02:01:50
Lembro-me de alguns eventos realizados por ele, minha mãe gostava do Sertanejo Chitão x Xororó e me levou num desses shows.
Seu Josimar parar de trazer show pra cá pq deixou de ganhar 300% em cima da galera não é motivo, passa a ganha 100% em cima e ta bom e volta a trazer bons shows pra gente, ganhar 300% em cima da mercadoria deixa pra pessoal do comelódromo.

 
Renan Balyero em 02/11/2011 01:39:42
Que lembranças boas essa entrevista me trouxe, aqui ao lado de minha filha posso contar a ela os momentos maravilhosos que o seu trabalho me proporcionou, MENUDO, TREMENDO, FABIO JR, LEGIÃO,XUXA,ROUPA NOVA.Tempos de ouro, OBRIGADA JOSIMAR!!!
 
GRACYELLA DÁVILA em 02/11/2011 01:14:53
chegei em campo grande na decada de 90 ainda tive o prazer de pegar alguns shous deste pioneiro empresario de eventos,e mais ainda tive a oportunidade de conhecer pessoalmente uma pessoa geniallllllllll.....
 
antonio conceiçao da silva em 02/11/2011 01:11:14
Jose, vc me levou as lágrimas com o show do júlio iglesias. Realizou meu sonho de infância. Não se vá, não nos abandone por favor....campo Grande não será mais a mesma sem vc. CAMPANHA FICA JOSEMAR.....precisamos dos seus shows...
 
Agricio Braga Filho em 02/11/2011 01:03:51
Em N.Y as coisas serão diferentes! ah se vai!!!
 
João Luiz em 01/11/2011 11:51:48
KARAMBA O Q VOU COMENTAR? BOM.... TIVE OPORTUNIDADE DE TRABALHAR COM ESSA FERA CHAMADO JOSIMAR (JOSIMAR PROMOÇOES.... APRESENTA ) TITAS , RPM , XUXA MEU O CARA E O CARA EMPREENDEDOR DE VERDADE. DEPOIS DELE NAO VI MAIS NINGUEM UMA PENA. MAS TUDO Q É BOM DURA POUCO E ESSE DITADO O NOSSO GRANDE EMPRESARIO FEZ-SE CUMPRIR. AQLE ABRAÇO JOSIMAR TUDO BOM..........
 
PAULO CESAR em 01/11/2011 11:24:46
....Josimar, na época, tinha o feeling de perceber, com antecedência, qual banda/artista que iria "explodir" em breve, assim, comprava antecipadamente um pacote de shows e lógico, era muito rentável. Hoje certamente, não funciona de forma tão amadora como na época de 80/90. Josimar é um exemplo de empreendedorismo artístico no estado e referência para aqueles que estão neste segmento.
 
Sergio Correa em 01/11/2011 11:07:35
Eu também não pude ir no show a minha mãe não deixou porque na época a mãe Diná disse que o Guanandizão ia cair até hjoe não caiu mas le foi um grande empresário . Parbéns e seja muito feliz !!! Josimar você fez sua história.
 
SANDRA DA SILVA em 01/11/2011 10:44:21
Obrigada , Sr. Josimar pela alegria que o sr. nos proporcionou nas decadas de 80 e 90. Foram os melhores anos de minha vida. Não perdia shows de Menudo, Roupa Nova, Fábio Jr. Que saudade!! Que Deus continue abençoando sua vida ! Sinto saudades desses shows...
 
Silvia Mara Manvailer Gomes em 01/11/2011 10:37:46
Só mais uma coisa tenho a dizer, obrigado Josimar pelos excelentes show que você produzio no nosso estado, pessoas como você só temos que agradecer.
 
claudio romero em 01/11/2011 10:01:02
SIMPLESMENTE UM ICONE NESSE RAMO, ESTA CIDADE É OUTRA NESSE QUESITO APÓS A PASSAGEM DESSE "SENHOR" POR ESTA TERRA.
SÓ TEMOS QUE AGRADECER POR TUDO QUE NOS PROPORCIONOU EM MATÉRIA CULTURAL.
COMO DIRIA A ROSANE BACHA "QUE SARAYU CONTINUE TE PROTEGENDO MEU AMIGO".ABRAÇO GRANDE!
 
ZACARIAS MOYSÉS BACHA em 01/11/2011 09:43:52
Grandes shows mas Josimar sempre obedeceu na marra a Lei da Meia Entrada para Estudantes, sempre brigando e desrespeitando os estudantes deste Estado para não cumprir a lei federal.
 
Roger Brites em 01/11/2011 09:30:35
Eu me lembro muito daquele nome em azul ,Josimar Produções, que nos deixavam malucos,nossa cidade e o MS,tem muito a te agradecer,mas confesso que perderemos muito sem vc aqui,mas a vida sempre nos oferece oportunidades de melhoar,e sua hora chegou,que vc seja muito feliz em seu novo caminho!!!!bjo
 
Tamara Viana em 01/11/2011 09:30:24
Realmente uma ótima matéria!
Precisamos de mais matérias assim, relembrando épocas boas do passado.
essa marca Josimar Produções sempre foi muito forte. Me lembro muito bem do primeiro show que fui sozinho sem a presença dos pais... Show dos Mamonas Assassinas no Albano Franco. Creio que tenha sico ele quem trouxe. Grande Abraço.
 
Rafael Rodrigues em 01/11/2011 09:24:27
JOSIMAR É O RESPONSÁVEL PELOS MELHORES MOMENTOS DA MINHA JUVENTUDE, INESQUECÍVEIS , UMA PENA MEUS FILHOS NÃO TEREM UM JOSIMAR PARA ACOMPANHAR A JUVENTUDE DELES, HOMEM DE CORAGEM...
 
eduardo y, ibrahim em 01/11/2011 09:04:26
Foi uma época de ouro, um tempo incrível. Eu me descabelei quando criança para ir nesse show dos Menudos e, naturalmente, não pude... mas uma pessoa que trouxe Legião para Campo Grande, merece respeito.
Sabe Legião,pessoal fã de Justin Bieber, Luan Santana e outros?
Nossa adolescência foi com essa trilha e outras de igual qualidade. Desculpaê, geração Y. A gente soube quem foi Josimar...
 
Laura Costa em 01/11/2011 07:36:08
É amigo vc deixará saudades, me lembro como se fosse ontém, não perdia uma estava em todas .
Que DEUS te ilumine sempre, e que vc seja sempre esse cara legal ! Valeu .
 
jose rogerio em 01/11/2011 07:35:43
EUUUU FUII NO SHOW DA XUXA EU TINHA CINCO ANOS HAUAHAUAHUA, uma chuva chuva chuva, mas foii lindooooooooooooo xuxa as paquitas, dengue aiaiaia bons tempos
 
carla zurutuza em 01/11/2011 07:21:43
O sr. Josimar foi dos bons tempos da música. Ainda hajam bons cantores e bandas, não era mais hora dele já que o mesmo gosta de música de verdade.
Por que o que sobrou para esta época são intragáveis sucessos como Justin Bieber, Restart, Fiuk...
Com certeza ele teve o privilégio de contratar shows com músicas de verdade!
 
Wellington Sampaio em 01/11/2011 07:14:32
Foi EXATAMENTE ASSIM, tenho mais de 50 anos e ADORAVA ver os shou de JOSIMAR PRODUÇÕES E FUI EM VÁRIOS DELES

poderia fazer um shou de despedida do pais, QUE TAL EM


ABRAÇOS A ESSE MESTRE


NEI SALVIANO
 
zildeneis salviano em 01/11/2011 06:41:03
Verdade, matérias como esta, não deixam no passado os bons tempos.


Parabéns
 
Antonio Marques Lucas em 01/11/2011 06:32:29
ele teve uma passagem pela a maior festa do estado a Pantaneta promoveu e quantos shows bons fica a saudade daquele tempo bom.

Simplesmente Obrigado
 
max sander oliveira lucas em 01/11/2011 05:41:03
olha só que legal essa materia, bons tempos.
 
Eliane Nantes em 01/11/2011 05:24:16
e os anos 80 e 90 foram os melhores na minha vida participei de muitos shows menudos RPM me lembro como se fosse hoje obrigado Josimar por tudo !
 
andreia rodrigues em 01/11/2011 05:16:18
Smpre os melhores shows que tivemos em Campo Grande estava envolvido o nome do Josimar Produções, realmente o mercado é outro, uma coisa eu digo, o seu nome em algum evento de música aqui no nosso estava vai fazer falta, pois os shows que você produz são os melhores.
 
claudio romero em 01/11/2011 05:12:50
Conheci e tive a oportunidade de trabalhar ao lado do Josimar. Só digo que até hoje, não surgiu um empreendedor na área do entretenimento popular como ele, aqui em Campo Grande, bem como nunca percebi dificuldade alguma de relacionamento profissional com ele. Uma pena que deixou de produzir e trazer shows a Campo Grande e principalmente que deixará a terra por ele escolhida.
 
Antonio Edson Pereira em 01/11/2011 05:09:04
Obrigado seu Josimar por tudo que fez por nossa Campo Grande,em 1985 tinha eu 14 anos e ficava chateado com a paparicação das minhas coleguinhas do colégio pelos menudos,mas também no fundo gostava das músicas deles.Volte sempre.
 
antonio luis em 01/11/2011 04:50:18
imagem transparente

Compartilhe

Classificados