A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

04/12/2013 06:19

Donos de fuscas planejam a 1ª viagem internacional, mas com mecânico a tiracolo

Anny Malagolini
Viagem vai contar com 25 fuscas (Foto: Divulgação)Viagem vai contar com 25 fuscas (Foto: Divulgação)

O Lado B deu a dica e a “Confraria do Fusca” viaja no dia 28 de fevereiro rumo a Assunção, no Paraguai, para curtir o Carnaval em ritmo de polca. Serão 25 carros, que vão percorrer os mais de 800 quilômetros que separam Campo Grande da capital do país vizinho

Veja Mais
Lado B volta a Assunção para ver se é mesmo perigoso pegar a estrada no Paraguai
Estudantes que trocaram MS pelo Paraguai têm vida de "bacana" em Assunção

Os carros sairão da Capital e vão para Ponta Porã, onde devem ganhar a companhia de mais fuscas, vindos de Ivinhema e Dourados. A volta está prevista para o dia 2 de março, Quarta-Feira de Cinzas. Mas ainda tem lugar praa mais gente interessada em se canditar.

A ideia da viagem foi do presidente do grupo, Jeferson Marques, que topou a aventura, junto à filha, Maria Luísa, de 11 anos. “Temos de fazer com o que o carro rode”, explica ele, então, uma vez por mês, o grupo faz as malas e viaja, mas sempre em cidades próximas. "Será a primeira aventura internacional", brinca.

Além de pegar a estrada em um fusca, Jeferson também explica que a vontade é fazer um grande encontro com os grupos de automóveis da “Volks” que existem no Paraguai.

Jeferson e a companheira de viagem, a filha Maria Luísa. (Foto: Cleber Gellio)Jeferson e a companheira de viagem, a filha Maria Luísa. (Foto: Cleber Gellio)

Ainda temerosos com a viagem, tida como arriscada por conta da cobrança de propina por policiais, eles até pediram ajuda à embaixada do Paraguai em Campo Grande, para assegurar que a entrada e permanência no País seja tranquila.

Jeferson conta que teve medo de ter complicações, já que tanta gente fala mal. “Ouvimos muito boatos e isso dá medo, mas estamos confiantes e vamos”.

A Confraria também já tratou de pegar informações aqui e ali para evitar qualquer transtorno e vai providenciar uma espécie de "manual" para que todos os itens de segurança cobrados pelas autoridades de trânsito do Paraguai estejam em cada um dos fuscas que vão participar de caravana, como 2 triângulos, kit de primeiros socorros e até corda de reboque.   

A estrada que leva até Assunção é boa. Viajar de fusca também não deve ser tão complicado porque o percurso é curto. O problema é a falta de ar-condicionado, comenta Jeferson que improvisou instalando um ventilador no carro.

Na turma, Paulo Silveira, 64 anos, tem o único fusca do grupo com o privilégio do ar-condicionado, mas perde ainda mais potência por conta disso. “Para ultrapassar tem que desligar o ar, pegar embalo, mas viajar sem não dá”, afirma.

“Não é confortável e nem econômico”, admite Jeferson. A velocidade do fusca em rodovia varia de 10 a 80 km e sempre um mecânico segue junto porque um ou outro dá problema.

O responsável pela tarefa é Critiano Heleno da Silva, de 40 anos. Com ele, além das bagagens, segue sempre o “kit socorro” de fusca. “Se eu não for ninguém vai”, brinca.

O mecânico garante que o carro aguenta, mas por via das dúvidas, vai levar bobina, bomba, correia, para resolver problemas mais comuns em fuscas. Se o problema for mais grave, explica, a solução é chamar um guincho ou colocar na corda até a cidade mais próxima. “Mas isso já é planejado na hora de decidir o roteiro”.

Sem ar-condicionado, Jeferson improvisou e instalou um ventilador no carro (Foto: Cleber Gellio)Sem ar-condicionado, Jeferson improvisou e instalou um ventilador no carro (Foto: Cleber Gellio)



COM CERTEZA ESSA VIAGEM SERÁ INESQUECÍVEL, PRINCIPALMENTE PELO DESAFIO DE VIAJAR COM UM FUSCA A OUTRO PAÍS, OU SEJA, O NOSSO VIZINHO PARAGUAI. NESSA VIAGEM TEREMOS A OPORTUNIDADE DE CONQUISTAR NOVAS AMIZADES, POIS O FUSCA É UM CARRO CONHECIDO MUNDIALMENTE, E LÁ EM ASSUNÇÃO NÃO É DIFERENTE, POIS TEM CLUBES QUE NOS RECEBERÃO DEMONSTRANDO A MESMA PAIXÃO POR ESSE HOBBY QUE TEM CRESCIDO MUITO NESSA ÚLTIMA DÉCADA.
"O FUSCA É UMA PAIXÃO SEM LIMITES".
 
CARLINHOS IVINHEMA em 03/01/2014 23:41:56
Caro Jefferson, com certeza, após esta reportagem do CampoGrandeNews, a Confraria vai crescer e animar o povo ainda mais nesta empreitada. Acho que tem muito dono de fusca e derivados que não conhece o clube.
Quanto à viagem. vou levar meu fusca para o Cristiano fazer um diagnóstico e dar um laudo para ver se consigo realizar esta viagem. kkkkk
Boa sorte para todos nesta aventura.
 
João Carlos Doniak em 06/12/2013 11:20:35
Parabéns pela iniciativa...sempre viajo com meu fusca, e até agora sem problema, a última viagem foi semana passada quando fui a Brasília no meu fusca 04 portas (Zé do Caixão), percorri ida e volta 2.500 km, só furou um pneu....peguei chuva, sol,,,e foi muito bom...já planejando outra....
 
Edgard Andrade em 06/12/2013 10:31:04
Boa Galera! Eu até gostaria de ir, estou vendo essa possibilidade, estrear o Pomarola ja com uma viagem internacional, é muita responsa, hauahhua. Vamos ver o que se sucede.
Confraria Apaixonados Por Fuscas voando baixo.
 
Cesar de Matos em 05/12/2013 17:00:29
Matéria Maravilhosa! O Fusca é uma maquina de fazer muitos amigos, cada encontro da confraria é a grande oportunidade de aprender muito sobre esse carro incrível...o fusca e também rever os amigos e recordar boas histórias do passado.
 
Hueber Bueno em 05/12/2013 12:11:50
Parabéns a este excelente grupo !!! sempre me sinto em casa quando estamos reunidos... estou me preparando para esta bela viagem... rs
 
Junior Barbosa em 05/12/2013 11:21:21
bahh que viagem show pessoal!!! Quem sabe a galera do Fusca Club & Cia aqui de Rondonópolis - MT anima de ir tambem hein... eles ja estao sabendooo!!!
 
Leonardo Tres em 04/12/2013 18:36:52
Carros antigos ganhando espaço nos corações e na mídia, isso é muito legal!! Ver a empolgação do pessoal da confraria, me anima cada vez mais a exibir meu Volks 75 !! Galera da confraria, espero que possam trazer a Dourados essa idéia!! Estou dentro !!
Confraria do fusca, Quebrando barreiras e conquistando corações!! ParabénS a todos pelo amor e garra !!

P.S : Aguardando vocês na Golden city !!
 
Tatiana Rodrigues em 04/12/2013 16:50:28
Parabéns a Confraria por mais um ano de sucesso e por estar cada vez mais quebrando o tabu e o pré-conceito dos carros antigos !!! Estas viagens que vocês veem fazendo nos da vontade de cada vez mais participar, não é a toa que o mercado dos fuscas continuam aquecidos, rs*
E parabéns ao Campo Grande News, por apoiar e noticiar estas matérias que acabam sendo tão esquecidas por muitos !!
Confraria vamos que vamos para mais um desafio e mais uma etapa de muitas histórias para contar, para a todos os confrades participantes uma bela viagem e que tragam na bagagem muitasssss fotosss para que assim possamos ver mais este espetáculo nas estradas e muita historia pra contar !! :D
 
Juliana Juchem em 04/12/2013 16:42:05
Ótima iniciativa.
Com certeza vão chamar muita a atenção, é algo bem diferente nos tempos de hoje.
Vai lembrar os velhos tempos, quando era comum cruzar com fuscas em rodovias.
 
Ícaro Anicézio Pavon em 04/12/2013 16:19:09
Parabéns Confraria ! ! ! E parabéns Campo Grande News ! ! ! Se for possível colocaremos a Kombi ano 1968 nesta empreitada ! ! ! Vamos animar galera ! ! ! Ótima oportunidade para um carimbo no passaporte rs rs rs. Abraços a todos ! ! ! Kiko.
 
José Ricardo Andréa em 04/12/2013 15:06:48
É isso aí Confraria!
Parabéns pela iniciativa dessa viagem internacional!
A Confraria é uma turma bem animada, com pessoas super bacanas!
Espero poder participar de algumas fusqueagens no ano que se aproxima.
Obrigado ao Campograndenews por compartilhar essa alegria com todos!
 
Eduardo Mendonça em 04/12/2013 14:10:29
Grande reportagem, parabéns primeiramente ao Grupo da Confraria Apaixonados por Fusca e Derivados pela iniciativa de fazer uma viajem internacional! E se possível irei neste encontro! Parabéns ao Campo Grande News pela iniciativa de apoiar e divulgar essa viajem!
 
Rafael Souza em 04/12/2013 13:56:19
Quiero ir a este encontro tambem sou de São José do Rio Preto aqui o que tem de fusca......
 
Gutemberg Enrico Claudio Martin em 04/12/2013 11:40:33
Parabéns Campo Grande News! Sempre ligado em todos os assuntos da sociedade Campograndense. Essa viagem ao Paraguai vai dar o que falar e certamente o quê publicar. Abraços.
 
Itacir Bonetto em 04/12/2013 11:32:55
Estou quase dentro meu fusquinha, e com ctz irei se ja estiver com ele . . .
 
Hilario Cavaliere em 04/12/2013 11:27:28
Olá! Excelente matéria, parabéns ao Campo Grande News!
Comecei a participar da Confraria Apaixonados por Fusca & Derivados este ano e estou super satisfeita pq é uma turma muito animada que cultiva amizade, companheirismo e paixão pelo antigomobilismo.
Recomendo as "fusqueagens" (participei de todas em 2013) pois, apesar de sermos tachados de malucos, são experiências inesquecíveis!
Beijos a todos...
 
Nilseli Barzotto em 04/12/2013 10:40:12
Quando vi a manchete tive certeza de que o mecânico era o Cris! Vai gostar de Fusca assim hein! kkkkkkk abrass!!!
 
Bergo de Almeida em 04/12/2013 10:27:36
Vamos lá pessoal, quem quiser se juntar à nós, estou levando a mão-de-obra e o kit de primeiros socorros para fuscas!!!!kkkkkkkkkkk
 
Cristiano Heleno Silva em 04/12/2013 10:15:31
Parabéns ao Campo Grande News pela matéria, também sou membro do grupo(Confraria) e a ansiedade para a realização desta viagem é muito grande. Acredito que nós, como vizinhos devemos mostrar que podemos sim viajar pelo Paraguai com segurança e boa receptividade e contamos com o apoio de vocês para registrar e mostrar nossa tão esperada aventura internacional!! heheeh
 
Célida Vanilda Villalba de Souza em 04/12/2013 10:13:41
Quero participar de Clube tbm. Adquiri um fusca recentemente e estou felicíssima com ele. rsrsrs
 
MARIA NEIDE em 04/12/2013 09:45:13
Fantástica a ideia. Viagem de confraternização. O fusquinha aguenta sim. Vai
até pro nordeste. Se o motor cair, amarra o bicho com um cipó e vai em frente.
Parabéns a confraria do fusca.
 
jose maria santos em 04/12/2013 09:16:23
As matérias que vocês realizaram em Assunção/PY serviram como estimulo para nós da Confraria Apaixonados por Fusca & Derivados - Ms que temos programado esta viagem a muito tempo, visando trocar informações técnicas e fazer novas amizades com os irmãos Paraguaios que possuem vários Clubes de Fuscas por lá. Agradeço o apoio da Equipe do Campo Grande News e principalmente pelas informações cedidas acerca deste passeio, e deixo aqui registrado nosso convite aos amigos para nos acompanharem e poderem apresentar através de novas matérias, nossa experiencia nesta aventura aos demais clubes e sociedade em geral... Carona não vai faltar e para MELHORAR ainda será de FUSCA...kkkk Gratos e em breve enviamos novidades no decorrer dos próximos dias sobre nossa reunião no Consulado Paraguaio...