ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Diversão

Enfrentando até roubo de carro alegórico este ano, Igrejinha convoca protesto

Ângela Kempfer | 06/03/2014 17:16
Valdir Gomes, o homenageado da escola. (Foto: Cleber Gellio)
Valdir Gomes, o homenageado da escola. (Foto: Cleber Gellio)

Na virada de 2014, sete estruturas para carros alegóricos desapareceram da sede da Igrejinha. O crime gerou Boletim de Ocorrência, mas nunca qualquer pessoa foi responsabilizada. É mais uma história envolvendo as escolas de samba que não parece combinar com o Carnaval modesto de Campo Grande, assim como o tumulto que teve até cadeiras voando, ontem (5), durante a apuração do desfile deste ano.

Por seis anos a Vila Carvalho é campeã, sempre vencendo com diferença pequena contra a principal concorrente, a Igrejinha. “Já perdemos por meio ponto. Em 2012, um dos jurados deu nota 9 ao samba enredo por julgar que a palavra engalada (vestir-se de gala) era muito sofisticada para uma festa popular”, diz o presidente da escola, Paulo Freire Thomás.

Mas, desta vez, a derrota foi a gota d’água, diz ele, que no fim da tarde desta quinta-feira (6) se preparava para registrar mais um B.O e acionar o Ministério Público Estadual. “Estou esperando a assessoria jurídica orientar como devo fazer, mas não dá mais para aguentar gente mal intencionada ou despreparada no Carnaval. Isso aqui envolve verba pública. O Ministério Público tem de investigar.”

Este ano, a diferença foi grande, de 5 pontos, por conta de um 7 dado à Comissão de Frente e 6 para mestre-sala e porta-bandeira. “Nosso porta-bandeira é professor de dança e nossa comissão de frente estava linda. Não tem lógica uma pontuação tão baixa. Isso é despreparo ou má fé”, reclama o presidente.

A sugestão que não emplaca por aqui é seguir os moldes da apuração carioca, que desconsidera a maior e a menor nota, garantindo assim uma média mais justa, avalia Paulo. "Se fosse esse o modelo, a igrejinha seria campeã", comenta.

Outra reclamação é sobre os problemas em dia de desfile. Este ano, a Lienca disponibilizou apenas 4 tendas para 6 escolas se prepararem. "Daí a nossa principal concorrente foi lá e pegou 2, porque não pensa em mais ninguém. Tivemos de montar a escola na chuva", lembra Paulo.

Com tanta "esculhambação", o presidente adverte que será cada vez mais difícil encontrar patrocinadores que acreditem nos desfiles de rua e as escolas vão continuar dependendo de apoio da prefeitura e do governo estadual. "O empresário vê que não é sério e não vai se arriscar", comenta.

Para mostrar a “injustiça”, integrantes da escola fazem mobilização pelo Facebook convocando quem simpatiza com a Igrejinha para manifestação daqui a pouco na Praça Ary Coelho, no Centro de Campo Grande. Nas redes sociais, o que não falta e hashtag do tipo: #carnavergona. O protesto deve começar às 18h.

A Igrejinha conseguiu dilatação do prazo para entrar com recurso contra o resultado da apuração de ontem e tem até às 17h de amanhã para apresentar a argumentação à Liga das Escolas de Samba.

Nos siga no Google Notícias