A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

18/03/2013 06:14

Festa irlandesa lota bares no "St. Patrick’s Day" com muito chope verde

Anny Malagolini
Negrita experimenta o chope verde, tradição da data. (Fotos: Marcos Ermínio)Negrita experimenta o chope verde, tradição da data. (Fotos: Marcos Ermínio)

A data é tradicional... a milhares de quilômetros daqui, na Irlanda. Mas pela desculpa de festejar com chope, o St. Patrick’s Day também emplacou em Campo Grande.

Veja Mais
Festival das Artes é novo espaço da cultura e começa com mais de 10 shows
Humberto Gessinger, Ludmilla e Whindersson Nunes chegam no fim de semana

No domingo, dois bares da cidade abriram para comemorar o 17 de Março, com bebida em tons de verde e muita comida irlandesa.

São Patrício, padroeiro da Irlanda, tem data festiva em todos os países que falam a língua inglesa. Como o Natal tem a árvore e o Papai Noel, o St. Patrick’s Day tem como símbolos elementos de sorte, como o trevo de quatro folhas e a cor verde, por isso o corante no chope que não tem o sabor alterado.

Em Campo Grande, pela segunda vez, a Casa do Chef reuniu clientes para homenagear o “santo padroeiro dos bares”, mas desta vez no Trutis Café, espaço na rua Sebastião Lima. 

O cardápio especial do domingo ficou por conta do chef Loester Souza, de 30 anos, que escolheu um caldo irlandês feito a base de peixe e bacon, para mostrar o sabor da cultura de lá. “Assim como a canja é tradição para nós, esse caldo é para eles”, explica.

Como é uma ótima oportunidade de vender e valorizar a cultura de bar, o dono da Casa do Chef, Renato Heimback, pensa em tornar a data parte no calendário dos campo-grandenses.

E para entrar no clima definitivamente, na playlist da festa toca apenas punk e folk irlandês. Mas o chope é mesmo a estrela, porque a Irlanda é conhecida pela fabricação da cerveja Guinness, uma das mais famosas do mundo.

Em uma viagem ao Canadá, a administradora Aline Macedo de 23 anos, conheceu a festa e agora ficou surpresa ao saber que por aqui a data também é comemorada. “Gosto por ser diferente, é outra cultura”.

A advogada Negrita Maria, de 24 anos, compareceu vestida a caráter, de verde, e experimentou de tudo. “O caldo é uma delícia, nunca tinha provado e a cerveja verde é gostosa também, apesar de ser normal”, conta.

Tilápia empanada, mudança no cardápio para comemorar a data.Tilápia empanada, mudança no cardápio para comemorar a data.

Já no bar Mercearia, a festa vai durar mais. Até o dia 31 de março o verde será a cor oficial da casa. A caneca do chope, de 400 ml, custa R$ 5,00 e o cardápio também foi alterado, para contemplar a culinária irlandesa.

Na lista de pratos há o “Fish and Chips”, filé de Tilápia empanado, com massa de cerveja, batatas fritas e limão. O prato sai por R$25,00 e serve duas pessoas.

Já é a 4º edição no Mercearia. Com a insistência, o envolvimento cresceu e agora muita gente aparece empolgada, usando roupas e acessórios característicos.

As férias de 15 dias foram tempo suficiente para João Marcos, de 20 anos, se apaixonar pela Irlanda. Em 2010, ele esteve por lá e, de volta ao Brasil trouxe alguns costumes, como a comemoração a São Patrick. “É importante ter a festa, incluir isso em nossa cultura”.

Como a ordem é fazer bem feito, até instrumento típico irlandês faz o som na casa. Magali Medeiros, Kezia Miranda e Felipe Zuffo tem tamanho fascínio pela cultura irlandesa que formaram uma banda, a “Dublin Rovers”, só com música celta.

Nenhum conhece a Irlanda e aprenderam as canções pela internet. Para Magali, o motivo da paixão pelo País é a riqueza cultural, que tem no St. Patrick’s Day só uma amostra. Outra vez, entre as vantagens para a comemoração por aqui, ela surge com ataque ao ritmo da mais amado e odiado da terrinha. “É uma forma de sair do clichê que vivemos na cidade, como o sertanejo”.

Como o negócio é não ter fronteiras, um viva à terra de U2, The Pogues, The Frames, Boyzone, Enya, The Corrs, My Bloody Valentine, Van Morrison e Snow Patrol.

Música celta para animar.Música celta para animar.
Bar cheio em dia de festa da Irlanda.Bar cheio em dia de festa da Irlanda.



Muito bom o caldo preparado pelo chef Loester Loester!
 
Bruno Silva em 20/03/2013 18:09:23
Muito legal o evento! O Mercearia tava muito bom!
 
Elio Gomes em 18/03/2013 15:54:19
Festa do St. Patrick's Day no Mercearia NOTA 1000... ADOREI !!!
 
Cecilia Rocha em 18/03/2013 15:50:26
Bar Mercearia deu um show, muito bom o evento!!
 
Leandro Fontoura em 18/03/2013 15:45:34
Bom de mais ! Trutis Café e Casa do Chef !
 
LOESTER SOUZA em 18/03/2013 09:45:43
Estive nas duas festas e o caldo preparado pelo Chef Loester Souza(Trutis Café) é sem igual, coisa de louco mesmo um deliciaaaaaaaa!
 
Reni Melo em 18/03/2013 09:39:46
Filho, olha que legal esse bares.]
 
Fernando Marques em 18/03/2013 09:25:53
Estive no Mercearia ontem prestigiando minha amiga Magali Medeiros com sua banda e cheguei a pensar que estava em qualquer outro lugar no mundo que não Campo Grande. Sensacional... Adorei !!!
 
Alexandra Rocha em 18/03/2013 09:03:27
Música celta! *-*
 
Paula Cristina Siebeneichler em 18/03/2013 08:28:27
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.