ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Diversão

Festa para valorizar tereré testa espaço histórico como local de grandes eventos

Ângela Kempfer e Jéssica Benitez | 28/04/2013 18:39
Cenário histórico ao fundo. (Foto: Jéssica Benitez)
Cenário histórico ao fundo. (Foto: Jéssica Benitez)

Na terra batida onde antes funcionavam as oficinas da rede ferroviária, o domingo foi dia de tomar tereré. A rádio Blink escolheu a área dos barracões abandonados há décadas para realizar o principal evento do ano da empresa, a busca pela “maior roda de tereré do mundo”.

O nome é marketing, já que não há concorrência aí fora quando o assunto é a bebida oficial de Mato Grosso do Sul. O que se quer mesmo é reunir o maior número possível de pessoas para aumentar a quantidade de ouvintes e, de tabela, valorizar a cultura regional.

Na “Rotunda”, como é conhecida uma das oficinas de locomotivas que serviam à Noroeste do Brasil, centenas de pessoas começaram a chegar cedo, com uma aglomeração enorme já uma hora antes do horário definido para o evento.

Aos poucos, 102 grupos de bebedores de tereré foram se organizando com 10 pessoas cada, sob a vigilância de 50 fiscais. Quem beber mais a água gelada na erva, vai levar um prêmio de R$ 5 mil.

Pelo dinheiro, muita gente começou a passar mal logo de saída. “Quem vomitar será desclassificado”, avisava o locutor destacado para apresentar o evento. As garrafas de água, fornecidas pelos organizadores, são colocadas dentro de um saco plástico entregue a cada equipe. No fim, que tiver mais garrafas vazias, vence.

É a segunda edição da festa realizada pela Blink. No ano passado, o evento foi no Parque das Nações Indígenas, que neste domingo foi ocupado pela Fundação Estadual de Cultura com o projeto MS Canta Brasil e o show do CPM 22.

Mas o diretor da rádio garante que o espaço foi escolhido não pela falta de um lugar mais adequado. “Decidimos, primeiro, porque este é um lugar lindo, no coração de Campo Grande. Depois, porque sempre tem muitos eventos no Parque das Nações”, justifica Alex Bachega.

Segundo o empresário, a rádio quer propor um novo espaço cultural para a cidade, “juntamente com a prefeitura”.

Apesar de dois palcos montados, para atrações locais e nacionais, a área dos dois galpões históricos foi preservada. Os prédios foram isolados, para não haver depredações.

Também para não perder o controle da multidão que se formou e não perturbar a vizinhança, o evento tem hora para acabar. Apesar de várias atrações, os artistas principais – Maria Cecília e Rodolfo, Restart, João Neto e Frederico, vão tocar apenas 3 músicas cada. A ordem é acabar com o som até às 22 horas.

Muita gente que resolveu enfrentar a maior roda de tereré do mundo gostou do espaço, mas alguns acham que  poderia ser melhor. A maior dificuldade aparente é a falta de estacionamento. Outra reclamação é sobre a terra. “É bacana a iniciativa, mas tem muita terra e vira lama com a água do tereré. Poderia estar mais organizado”, diz Tânia Oliveira de Almeida.

Apresentação da comunidade japonesa.
Apresentação da comunidade japonesa.
Nos siga no Google Notícias