A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

04/01/2015 07:34

Festa popular em Piraputanga convida a celebrar herança cultural baiana no dia 6

Aline Araújo
Em Campo Grande foliões se reuniram para um prévia da festa no interior (Foto: Catia Santos)Em Campo Grande foliões se reuniram para um prévia da festa no interior (Foto: Catia Santos)

Janeiro é mês de celebrar tradição no distrito de Piraputanga, bem pertinho daqui, o que significa um programa e tanto, inclusive, para quem mora em Campo Grande. O Piraquilombo chega mais uma vez para resgatar a história dos baianos que há décadas construíram o lugar.

Veja Mais
"Toma aqui uns 50 reais", Naiara Azevedo abre fim de semana eclético
Ludmilla é uma fofa e mostra o que o funk pode ensinar ao nosso sertanejo

Chica Baiana foi quem trouxe para o município o colorido da Folia de Reis e a Festa do Boi Bumbá, em 1949. A comemoração ficou adormecida por um tempo, mas desde 2012 vem sendo resgatada.

Quando Chica perdeu as duas pernas por conta do diabetes, ficou debilitada e abandonou a tradição. Agora, o “boi” é responsabilidade do músico Rony Peterson, de 30 anos, descendente da comunidade que tem trabalhado duro para divulgar o evento.

São 11 dias de preparação, desde de 25 de dezembro, para em 6 de janeiro, Dia de Reis, a grande festa ocorra. Tudo é feito em comunidade, desde o preparo do boi até os ensaios das cantigas. O cortejo passa de casa em casa distribuindo alegria com muita roda de samba e ladainhas.

Rony abraçou a tradição.  (Foto: Catia Santos)Rony abraçou a tradição. (Foto: Catia Santos)

“O que eu quero é que essa festa se torne parte do calendário oficial do Estado e que ela siga de maneira natural ao longo dos anos. Levando alegria para todos os lugares”, comenta Rony

A festa tem comida a vontade e muita manifestação artística pelas ruas de Piraputanga, tudo feito com o dinheiro arrecadado nos cortejos que antecedem a festa do dia 6.

A programação até lá ainda inclui café filosófico com Rangel Castilho, hoje às 15h. Amanhã o dia será de feira de artesanato e no dia 6 a comunidade é convidada a ajudar a decorar e depois festejar o Boi Bumbá.

O Calçadão do Seu Jorge será lugar oficial da festa, a partir de 19h horas.





imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.