A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

19/12/2011 13:38

Filmes do 'Vídeo Índio Brasil' começam a ser exibidos hoje na Capital

Fernando da Mata

Projeto prevê a exibição de filmes que tenham a questão do índio como tema principal

Filmes foram produzidos produzidos por realizadores indígenas e não-indígenas (Foto: Divulgação)Filmes foram produzidos produzidos por realizadores indígenas e não-indígenas (Foto: Divulgação)

O projeto Vídeo Índio Brasil 2011 começa as exibições de filmes nesta segunda-feira (19), às 14 horas, no MIS (Museu da Imagem e do Som), em Campo Grande.

Seguindo o formato de anos anteriores, o projeto prevê a exibição de filmes - que tenham a questão do índio como tema principal - produzidos por realizadores indígenas e não-indígenas. Os filmes serão exibidos até sexta-feira (23) e a entrada é gratuita.

O Vídeo Índio Brasil é uma iniciativa que objetiva valorizar e promover as culturas brasileiras, contemplando a questão indígena. O projeto se consolidou como a maior vitrine de promoção da diversidade étnica do país.

Ao longo evento, serão realizados debates com participação das comunidades indígenas, intelectuais, pesquisadores e diretores de filmes, sempre após as exibições diárias.

População indígena - Dados da Funai (Fundação Nacional do Índio) apontam que, atualmente, existem cerca de 460 mil índios aldeados no Brasil, distribuídos entre 232 comunidades indígenas. Representando 0,25% da população brasileira, os povos indígenas apresentam as maiores concentrações populacionais nas regiões Norte e Centro-Oeste.

Mato Grosso do Sul apresenta o segundo maior contingente de população indígena por estado brasileiro. São mais de 230 povos que vivem em suas terras originais e mantêm viva aproximadamente 180 línguas.

Programação - Confira a lista completa dos filmes que serão exibidos no Vídeo Índio Brasil:

19/12

1 - O difusor da sua Cultura

2 - Já me transformei em imagem

3 - De volta à terra boa

20/12

4 – Uma Aldeia na Cidade

5 - Puíty vai ao cinema

6 - Kiarãsâ Yõ Sâty, O amendoim da cutia

21/12

7 - Kré

8 - Kene Yuxi, As voltas do kene

22/12

9 - Ipuné Kopenóti Terenoe - Cerâmica do Povo Terena

10 - A gente luta, mas come fruta.

23/12

11 - Te’Yikue Mbarete Guarani Kaiowá

12 - Corumbiara




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.