ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Grupo monta clube do livro para discutir ficção científica da década de 70

Aline Araújo | 06/03/2015 06:45
Os encontros acontecem aos sábados, às 14h, na livraria Leparole.
Os encontros acontecem aos sábados, às 14h, na livraria Leparole.

Entre viagens espaciais, realidades alternativas e universos paralelos, o sábado à tarde de um grupo em Campo Grande fica muito mais interessante. Eles se reúnem para discutir livros de ficção cientifica. Para quem gosta do gênero, ter alguém para conversar é muito mais que motivador.

A iniciativa não acontece só na Capital, o Projeto Vórtice Fantástico é uma ideia nacional. Começou em Blumenau (SC), interior de São Paulo, e depois foi se espalhando. Campo Grande é a quinta cidade a abrir um grupo que funciona, mais ou menos, como um clube do livro.

Todo mundo faz a leitura da mesma obra, em casa e, nos encontros, eles discutem a história. Os livros são decididos de maneira democrática, em votação pela internet. Os encontros acontecem duas vezes por mês, mas nesse meio tempo o debate continua na rede, por meio dos grupos no Facebook.

Daniel, conduz os assuntos da reunião.
Daniel, conduz os assuntos da reunião.

Por enquanto, cada pólo trabalha com um livro, mas a partir de junho a ideia é que todos os grupos trabalhem a leitura da mesma obra. Assim, a discussão ganha mais força pela internet. Para baratear os custos, eles fazem parcerias com editoras.

Para participar do programa “nerd”, é necessário fazer uma breve inscrição pela fanpage e começar a frequentar as reuniões da cultura geek. Além de um ambiente descontraído, é um lugar para fazer amizades com quem divide interesses em comum.

Quem trouxe a iniciativa para Campo Grande foi Samuel Calmon, de 17 anos. Ele seguia o blog Pipoca Musical, criador do primeiro grupo, e decidiu participar da ideia. Foi quando entrou em contato com Daniel Rockenbach, de 32 anos, administrador da página e do blog Sentinela Positrônica, que escreve sobre o assunto.

Daniel não pensou duas vezes e abraçou a iniciativa. “Eu sempre quis encontrar pessoas disposta a conversar sobre os livros de ficção cientifica. Já tinha pensado em montar um grupo assim, eu convidava meus amigos e ficava sempre no vamos ver. E nunca dava certo. Hoje dá uma satisfação ver eles lendo os livros que eu já li, poder reler e saber que eles vão indicar para outras pessoas. E são clássicos, escritos na década de 70”, explica Daniel.

2001 - Uma odiséia no espaço, foi o primeiro livro do grupo.
2001 - Uma odiséia no espaço, foi o primeiro livro do grupo.

Acaba sendo uma soma, da paixão e do conhecimento de Daniel por obras mais antigas, com o ânimo dos meninos.

Alguns estão começando a ler agora obras de ficção científica. O grupo criado há quatro meses tem a intenção de trabalhar um livro por mês. O primeiro foi “2001 - Uma Odisseia no Espaço”, de Arthur C. Clarke .

A obra foi escolhida por ser um clássico do gênero, além de ter o filme. Assim, na última reunião sobre o livro, eles também discutiram a obra cinematográfica.

“É muito legal, eu sempre li sozinho e não tinha com quem falar. Sempre quis um grupo para discutir. Dá até mais vontade de ler”, diz Danilo Lima, de 23 anos, estudante de análise de sistemas.

A discussão é envolvente, um assunto liga ao outro. Os pontos de vista são diferentes e sempre tem algo a se aprender.

“Eu entrei por indicação de um amigo meu. Sempre gostei de ler, mas me interessava por fantasia e romance. Foi a primeira vez que eu li ficção. Fiquei meio assustado, mas gostei muito”, comenta Bruno Peter dos Santos, de 20 anos.

Nesse sábado o encontro será especial, em homenagem ao Leonard Nimoy, ator imortalizado como o Spock, da série de TV e dos filmes da saga Jornada nas Estrelas. O grupo irá assistir três episódios das séries clássicas, Cidade à Beira da Eternidade, Tempo de Loucura e Todos os Nossos Ontens.

Os encontros acontecem aos sábados, às 14h, na livraria Leparole, na Rua Euclides da Cunha, 1.126.

Nos siga no Google Notícias