ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Inaugurada, Orla Ferroviária resgata início da história de Campo Grande

Nícholas Vasconcelos e Elverson Cardozo | 22/12/2012 20:33
Inaugurada, Orla Ferroviária revitalizou região da antiga estrada de ferro. (Foto: João Garrigó)
Inaugurada, Orla Ferroviária revitalizou região da antiga estrada de ferro. (Foto: João Garrigó)
Prefeito Nelson Trad Filho acompanhado da família de Waldir dos Santos Pereira. (Foto: João Garrigó)
Prefeito Nelson Trad Filho acompanhado da família de Waldir dos Santos Pereira. (Foto: João Garrigó)

Inaugurada na noite deste sábado (22) a Orla Ferroviária, obra que ocupa o antigo espaço da linha férrea de Campo Grande. Participaram da cerimônia o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), moradores, arquitetos, empresários e a família de Waldir dos Santos Pereira, descendente do fundador de Campo Grande, José Antônio Pereira. Dr. Waldir, como era conhecido, empresta o nome para corredor cultural do qual a Orla Ferroviária faz parte ao lado do Horto Florestal, Mercadão Municipal, Camelódromo e Orla Morena.

“A revitalização de um lugar da cidade onde tudo começou. Aqui chegavam as pessoas, desenvolvimento e progresso”, declarou Trad Filho. Ele destacou a importância histórica da região da linha ferroviária para o desenvolvimento de Campo Grande.

Nelsinho lembrou que a obra foi possível com o trabalho de equipe, onde moradores e comerciantes foram consultados e vão ajudar a preservar o que foi construído. Durante a cerimônia, os permissionários dos quiosques de alimentação assinaram a documentação e o convênio com o Propam (Programa de Parceira Municipal), já que terão ajudar a manter a conservar o local.

“É um lugar para que as pessoas possam vir, se alimentar e conhecer uma parte da cidade”, lembrou o administrador.

O prefeito destacou a entrega de obras e a satisfação no encerramento do segundo mandato. “Quando se tem um governo de sequência a sociedade ganha com isso. Eu não falo isso por conta de uma descontinuidade, mas o histórico foi muito feliz”, comentou.

O presidente do Conselho Regional do Centro, João Eulógio Barbosa de Matos, 56 anos, participou do início das discussões da Orla e das sugestões dos moradores e comerciantes. “Era uma região inóspita, perigosa. Onde tinha lixo, tinha dengue e agora está essa beleza”, comentou.

Casal vê Orla comentou melhora na região central da cidade. (Foto: João Garrigó)
Casal vê Orla comentou melhora na região central da cidade. (Foto: João Garrigó)

As obras na região central da cidade também foram lembradas porque representa os moradores dessa parte de Campo Grande, como a revitalização da praça Ary Coelho, Orla Morena e Via Morena.

O casal Nislei Pires, 40 anos, e João Claudio, 42 anos, comemorou a inauguração da obra, em especial pela segurança que ela trouxe. Eles moram na rua Antônio Maria Coelho e dizem que a região melhorou muito, mesmo antes da inauguração.

“A gente morria de medo, era um ponto de encontro de pessoas desocupadas. Essa obra acrescente um valor histórico e financeiro”, comentou Nilsei.

João Claúdio concorda com a esposa e disse que a Orla superou as expectativas. “Aqui vinha um monte de andarilhos. Não que vai acabar, mas vai inibir”, disse.

Neto do homenageado, o diretor do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) , Carlos Henrique Santos Pereira, agradeceu Nelsinho pela lembrança e afirmou ter uma dívida com o prefeito e o vice, Edil Albuquerque.

“Esse é o lugar que a gente brincava e que se transformou. Fica evidente que a cidade é um organismo vivo”, declarou Santos Pereira que é amigo de infância de Trad Filho.

Santos Pereira lembrou também das outras obras da região central da Capital sul-mato-grossense. “A cereja do bolo é esse pedaço que se inaugura hoje, daqui da Afonso Pena até a Rodoviária”, encerrou.

Nos siga no Google Notícias