ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Diversão

Mais de 30 mil são esperados para ver Fagner na Festa da Farinha

Luciana Brazil | 05/05/2012 18:33
Prefeito diz, em entrevista na rádio, que acredita no produto produzido pelo mucipício.(Foto: João Garrigó)
Prefeito diz, em entrevista na rádio, que acredita no produto produzido pelo mucipício.(Foto: João Garrigó)

Há sete anos, a Festa da Farinha, em Anastácio, atrai visitantes de todo o Estado e também do país. Criada para valorizar a cultura nordestina, de onde vem a maior parte dos migrantes da cidade, a festa deverá receber no último dia de evento cerca de 30 mil pessoas, segundo estimativas do secretário de Cultura da cidade, José Edson dos Santos.

Segundo ele, a migração dos nordestinos teria começado após a Guerra do Paraguai, em 1880, quando um sobrevivente do nordeste voltou à região e difundiu o nome do Estado. Assim, famílias fugiram da seca e hoje continuam se dedicando a produção da farinha. Anastácio tem cerca de 25 mil habitantes, a maioria é descendentes de nordestinos, segundo José Edson.

Na tarde deste sábado (5), em Anastácio, durante entrevista para a rádio FM Pan, o prefeito da cidade, Douglas Figueiredo, ressaltou o trabalho de continuidade realizado pela prefeitura feito com seriedade e investimentos. "Nós vamos continuar investindo e fazendo com que a festa cresça cada vez mais". A expectativa é que, neste ano, cerca de R$ 5 milhões sejam movimentados na cidade, R$ 3 milhões a mais do que nos anos anteriores.

O prefeito disse que a festa gera um reflexo econômico positivo para o município e lembrou que as famílias produtoras de farinha trabalham durante todo o ano, o resultado é a festa, já tradicional. “A farinha é um produto artesanal, é um produto singular do município de Anastácio. Ela é produzida desde 1929 e só não conseguimos, ainda, coloca-la em todo mercado de Campo Grande porque nós ainda não temos produção suficiente”, frisou o prefeito.

De acordo com o secretário de Cultura, na Festa da Farinha há 40 tendas, sendo 25 de alimentação e 15 de artesanato. Todas as tendas comercializam produtos próprios, produzidos pelas colônias.

Também nordestino, o secretário afirmou que chegou ao Estado com 2 anos de idade, mas fez afirmou lembrar das qualidades do povo,criativo e trabalhador.

Nos siga no Google Notícias