ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Diversão

Associação Nipo Brasileira espera 700 em concurso de karaokê japonês

Elverson Cardozo | 13/07/2012 08:16
Lumy Okamura vai concorrer na categoria "Doyo", destinadas a crianças de 3 a 13 anos. (Foto: Pedro Peralta)
Lumy Okamura vai concorrer na categoria "Doyo", destinadas a crianças de 3 a 13 anos. (Foto: Pedro Peralta)
Mãe, Miti Okamura, acompanha a filha de perto, mas também vai cantar e dançar. (Foto: Pedro Peralta)
Mãe, Miti Okamura, acompanha a filha de perto, mas também vai cantar e dançar. (Foto: Pedro Peralta)

A pequena Lumy Okamura Miyashita tem apenas 6 anos, mas dança e canta como gente grande. No palco, durante ensaio nesta semana, a menina começou tímida, mas acabou se soltando ao ritmo da música infantil japonesa que falava sobre uma borboleta.

“É sobre o pouso da borboleta, em que flor ela vai parar”, explica a mãe, a professora de Educação Física, Miti Okamura Miyashita, de 38 anos.

Lumy está se preparando para uma competição importante, a 28ª edição do Brasileirão de Karaokê – maior concurso popular de música japonesa do País.

O evento será realizado entre os dias 20 a 22 de julho, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande e tem entrada franca.

Diretor cultural e coordenador geral do evento, Wilson Takashe, de 66 anos, disse que a expectativa é reunir mais de 5 mil pessoas durante os três dias. “O karaokê está inserido na cultural do Japão”, explica.

Miti Okamura acompanha a filha de perto e a responsável por criar a coreografia livre da menina, mas não fica só nos bastidores. Canta e dança Pop Japonês. Durante o festival vai interpretar “Hanbun No Shinwa”, da cantora Nakamori Akina.

A performance de Miti é vigorosa e remete a um passado não muito distante. “A música fala sobre a adolescência, aquela época em que as pessoas ainda não te entendem”, conta a participante, acrescentando que, com o karaokê, tem a oportunidade de viajar no tempo e, além disso, apresentar ao público um pouco da cultura japonesa. “Você ensaia e conta a história”, disse.

É a terceira vez que Campo Grande sedia o evento. A delegação de Mato Grosso do Sul será representada por 800 candidatos, de 28 delegações, vencedoras de seletivas regionais.

Concurso - Dividido em 20 categorias musicais, o Brasileirão de karaokê pretende trazer hits da música popular japonesa, em estilos diversificados como o Pop, JPop e o JRock. Todas as canções devem, obrigatoriamente, ser interpretadas em japonês.

Miti Okamura vai interpretar “Hanbun No Shinwa”, da cantora Nakamori Akina. (Foto: Pedro Peralta)
Miti Okamura vai interpretar “Hanbun No Shinwa”, da cantora Nakamori Akina. (Foto: Pedro Peralta)

O concurso é definido por idade. As categorias são classificadas em infantil, juvenil, adulto e vetereno. Começa aos 3 e pode passar dos 76 anos. O estilo musical é pré-estabelecido, de acordo com a categoria que o candidato se inscrever.

Novidade - Pela primeira vez canções de outros idiomas entram na programação. Entre as atrações, o sertanejo universitário. É que paralelamente será realizado a primeira edição do o ABRAC Young Internacional, que aceitará interpretações de músicas nacionais, internacionais e animes.

O evento é uma iniciativa da AECNB (Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira) de Campo Grande e a Abrac (Associação Brasileira da Canção).

Serviço - Mais informações sobre o concurso pelo telefone (67) 3324-4160 ou na Associação Nipo Brasileira, localizada na rua Antônio Maria Coelho, 1068, centro de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias