A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

26/07/2012 12:04

Mais uma baixa na cidade: Esquina 20, bar da cerveja com pipoca, fecha em agosto

Ângela Kempfer
Cervejaria fica na esquina da 13 de Junho com 7 de Setembro. (Fotos: Pedro Peralta)Cervejaria fica na esquina da 13 de Junho com 7 de Setembro. (Fotos: Pedro Peralta)

Durante 24 anos, Isaias Furtado serviu pipoca com cerveja na esquina das ruas 7 de Setembro e 13 de Junho. A soma das duas batizou o bar “Esquina 20”, uma tradição boêmia na cidade. Com a pipoquinha salgada, ele ganhou fama que mais tarde teve o reforço da feijoada na cumbuca, de todos os sábados em Campo Grande.

Veja Mais
"Toma aqui uns 50 reais", Naiara Azevedo abre fim de semana eclético
Ludmilla é uma fofa e mostra o que o funk pode ensinar ao nosso sertanejo

Pois é, mas a tradição tem dia para acabar. Em agosto, a Esquina 20 fecha as portas e as janelas de vidros coloridos. Não pela falta de clientes, mas por problemas com o imóvel, até então alugado. O proprietário morreu, a viúva também e os filhos resolveram vender a área, quase meio quarteirão entre a Sete e a 15 de Novembro.

“Ofereceram para a gente, mas por R$ 400 mil, não temos condição de comprar”, lamenta Luzinete de Oliveira, a Lu, esposa do ex-garçom que virou empresário em 1988. O imóvel acabou vendido à outra pessoa que não tem interesse em alugar.

A decisão por enquanto é fechar, sem previsão para retorno em qualquer outro ponto da cidade, comenta a esposa de Isaías. “Não sabemos ainda o que fazer. Resolvemos cadastrar todos os clientes para ter os contatos se a gente voltar a abrir em outro lugar”.

Na lista vão estar políticos, artistas e uma juventude que também gosta de fechar a noite no Esquina 20.

O dono “Zazá” entrou em depressão quando soube da notícia, conta a esposa Lu, e ainda não acredita que terá de deixar o prédio. “Ele achava que isso nunca aconteceria, que a gente ia ficar aqui para sempre. Quando a venda foi confirmada, em maio, foi como ver o chão abrir. Ele ficou muito abalado, deprimido mesmo”.

Depois de algum tempo conversando com Lu sobre a história do Esquina 20, o proprietário aparece, bem vestido, com banho recém tomado. As primeiras perguntas ele responde de forma atravessada. “Fechar? Quem disse que a gente vai fechar? Vou ficar aqui até morrer”.

A esposa intervém e ele resolve conversar sobre o fim de um ciclo. “Tenho conhecimento de 62 anos com a culinária. Vou levar isso sempre comigo e tenho certeza que as pessoas vão me acompanhar”, comenta com firmeza.

Isaías mostra reportagem de jornal sobre a casa, uma tradição de Campo Grande. Isaías mostra reportagem de jornal sobre a casa, uma tradição de Campo Grande.
O bar com cara de boteco.O bar com cara de boteco.

Os 60 anos são divididos entre São Paulo e Campo Grande. Por aqui, trabalhou em bar ao lado do Cine Santa Helena, depois no Taboquinha (famoso na década de 80) de onde saiu para abrir o Esquina 20. “Um dia estava passando por aqui e o dono me chamou. Perguntou se eu queria assumir o ponto. Na hora aceitei”, lembra.

Como começou a trabalhar aos 12 anos, o menino logo ganhou uma personalidade mais dura, “sincera”, como ele define. “Sou a sinceridade em pessoa...Já tive problemas por isso. Mas perco um cliente para ganhar 20”, garante o empresário com espírito de garçom, que até hoje percorre as mesas sem preguiça. “Ele é a alma. É conversador, gosta disso”, elogia a mulher.

A confiança no negócio é tanta, que nunca implantou a cobrança com cartão de crédito ou débito, por exemplo. “Não gosto de bancos, eles não dão nada de graça, nem para o empresário, nem para o cliente”, justifica.

Também nunca mexeu no prédio. A mulher queria ampliar, fazer um segundo piso para pizzaria. Faltou dinheiro, não sucesso. “Temos cara de boteco mesmo. Não colocamos música ao vivo, por exemplo, porque o que as pessoas querem mesmo é um lugar para sentar, sem frescura, e conversar”, avalia Lu.

Lu promete avisar, caso trabalhe em outro endereço.Lu promete avisar, caso trabalhe em outro endereço.

Marca registrada - A pipoca foi sugestão de um cliente e virou chamariz, de graça. “Todo dia chegava um e pedia uma ‘pipoquinha’, eu então aparecia com um grão só no pratinho. Era motivo de graça. Quando entrou na rotina, não saiu mais”.

Lu lembra que por noite chegava a estourar 4 quilos de pipoca. “E não era só para quem bebia não. A vizinha vinha pegar pipoca, daí cresceu e hoje quem vem pedir é a filha dela”.

Depois do petisco gratuito, Isaias planejou uma feijoada diferente, ao estilo paulista, na cumbuca. Até hoje, os sábados lotam a casa, com o prato servido a R$ 35,00, que serve duas pessoas. “O primeiro dia servimos 4, depois aumentamos para 12. Hoje, servimos 120 no sábado”, diz a esposa sobre a comida que é um ritual da casa, começa a ser feita na quarta-feira e no dia de servir é gratinada.

Pelas paredes, fotos com artistas como Sérgio Reis, quadros religiosos (presentes de amigos), reportagens de jornais sobre o Esquina 20, emolduradas, e cartazes que apresentam o Bacalhau do Zazá, outra especialidade que ficará na gaveta, até que Isaias, aos 74 anos, resolva se vai continuar trabalhando e em qual lugar da cidade. “O dia que a gente estiver pronto para atender, vamos avisar”, garante Lu.




A ESQUINA 20 SEMPRE FOI O MELHOR LUGAR DE CAMPO GRANDE PARA FREQUENTARMOS, SR IZAIAS E A LU NUMA SIMPATIA QUE ADMIRO.
ESTOU TRISTE POR FECHAR AS PORTAS.
QUEM SABE 2013 VOLTEM EM OUTRO LOCAL PARA ALEGRIAS DE TODOS.
QUE DEUS ABENÇOE E ILUMINE SEMPRE

MARIA CECILIA FREIRE
 
MARIA CECILIA FREIRE em 25/08/2012 10:08:27
Estou morando fora de Campo Grande a 10anos e fiquei chocado com a noticia!
Esse bar fez parte da minha vida e tenho certeza da vida da grande maioria dos campo-grandenses.
Tenho certeza que o Isaías vai continuar com o sucesso seja onde for.
Força para vcs!
 
Augusta J pinheiro da Silva em 29/07/2012 09:05:27
Com certeza o Sr. Zazá vai encontrar um outro prédio para continuar, nós não iremos o abandonar, algo tão maravilhoso e receptivo não acaba assim. Esteja onde estiver nós estaremos com ele.
Força Sr. Zazá, e avise o novo endereço, pois não podemos ficar sem seu caldo de feijão.

Grande abraço.
 
Dinamar Matos em 29/07/2012 07:52:45
Tenho certeza q logo tudo se fará novo, e q Deus em sua infinita bondade há de preparar outro lugar para a instalação desse negócio ´´de família``. Amo a feijuzinha do Zazá. E será como a palavra de Deus diz: A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA SERÁ MAIOR Q A DA PRIMEIRA.
 
ÉRICA PONCIO em 27/07/2012 12:53:20
Uma pena mesmo......lugar ja tradicional no final de tarde que se estendia noite a dentro em Campo Grande.....to esperando o novo endereço.......bjos e força...
 
Daniele Tavares em 27/07/2012 11:34:17
Isso ae Zazá....vamos acompanhar mesmo, força e muita calma, tradição de uma culinária deliciosa e carisma no atendimento....pode ter certeza que muda de endereço mas não perde a essência.....abs...
 
Luiz Américo em 27/07/2012 09:45:38
Que noticia triste logo pela manhã, tenho muitas lembranças boas no esquina 20 com meus filhos ainda pequenos hoje já adolescentes e adoram a pipoquinha, que pena Campo Grande perde um grande local familiar de diversão e nós perdemos um grande cozinheiro. Força vamos aonde vc for Zaza e Dona Lu.
 
Andreza Rodrigues em 27/07/2012 08:56:07
É com GRANDE tristeza, Campo Grande recebe esta noticia, mas fica aqui
o abraço carinhoso da sua familia que te ama. Tia Lú estaremos torcendo por ti e o tio Isaías . e Deus está com vcs. lembre-se disso. bjs . Viviane , Wilson , Orlando , Lourdes .
 
Viviane aparecida da silva em 27/07/2012 08:54:55
O pior de tudo é que provavelmente, este será mais um imóvel abandonado na cidade.
Servirá para o abrigo de moradores de rua e proliferação do mosquito da dengue.
 
Romildo Fagundes em 27/07/2012 08:14:41
Poxa que noticia triste nessa sexta feira, mas tenha fé em Deus que vai aparecer um lugar ótimo e a tradição vai continuar com a melhor feijoada da cidade, força meu amigo Isais, estaremos sempre com vc, abraços.......
 
Fernando Doldan em 27/07/2012 08:09:04
Não podemos esquecer de outra DELICIOSA especialidade do Zazá... O melhor caldo de feijão da cidade !!! Na minha opinião é inigualável, o melhor de todos que já provei em vários estados do Brasil.
Deixará saudade, torço para que reabra logo em outro local... Tenho certeza que será o mesmo sucesso de sempre.
 
Delfino Dias Romero em 27/07/2012 07:45:05
Sr. Zaza, não desanime. A vida é assim mesmo, cheia de surpresas. E o sr. que ja tem mais de 60 ja passou por varias tenho certeza. Força, dê a volta por cima, arrume outro lugar, pois os clientes o seguirão por onde for...
 
Marcos Guimaraes em 27/07/2012 07:36:37
Os verdadeiros butecos não podem acabar.
Força. Vamos recomeçar juntos.
Somente diga onde.
Tenha fé.
 
Waldo Costa em 27/07/2012 06:54:19
Era o início dos anos 90. Naqueles tempos, uma turma de jornalistas se juntou pra fazer um bloco de carnaval. A idéia surgiu de uma conversa entre eu, o Higa, o Miguel Ângelo e Ariosto. Nascia assim o Bloco das Depravadas, que animava os fevereiros de Campo Grande, nas manhãs de sábado, da Afonso Pena até a Barão. O roteiro era fixo. Começava no Esquina 20 e terminava no Bar do Zé. Tá na história.
 
Maranhão Viegas em 27/07/2012 02:33:57
Que pena que vai fechar, a feijoada, caldo de feijão, paulistinha e cerveja sempre gelada e um carinho que o senhor zaza sempre teve com todos, espero que deus ilumine a vida de todos que frequentavam, sempre aos sabados estavamos lá, tudo sempre tem um começo e fim, parabens por tudo.
 
RHERBERT ABREU em 26/07/2012 12:58:25
é uma pena fechar um lugar deste, com uma deliciosa feijoada, 10 anos que eu frequento o Esquina 20, ja virou um ponto de encontro de todas as familias daqui de campo grande.....
 
Leonardo Furucho em 26/07/2012 12:50:01
Essa notícia é lamentável!!! Força para Eles e que seja breve o retorno...
 
Luciane Delmondes em 26/07/2012 12:43:07
Nunca cheaguei a ir, mas sempre passava em frente e dizia que uma hora ou outra visitaria. Triste ver tanta coisa fechando em Campo Grande.
 
Murilo Ferreira Borges Delmondes em 26/07/2012 12:20:20
Uma triste notícia. Conheço e frequento o Izaias, há mais de 20 anos, tanto é que me trata como um amigo da casa, e sempre quando chego grita comigo e me manda embora, dizendo que não paguei a última conta...kkkk...Izaias é uma lenda viva, vou sentir falta de passar a noite e ver ele conversando com um cliente e gritar: Vai trabalhar Izaias...e ele dar o retorno gritando: me paga, caloteiro!!!kkk
 
Sergio Maidana em 26/07/2012 10:30:30
To arrasada...
Mas vou onde o Zazá for!
Força companheiro :)
 
Debora Bordin em 26/07/2012 08:23:58
Lamentável perder a esquina 20, mas tenha certeza Zazá ,que em breve , tomaremos aquela cerveja e comeremos a deliciosa feijoada onde você estiver.
 
Sônia Ramos / Toquinho em 26/07/2012 07:59:08
Uma pena!
Seu Isaias uma grande figura , frequento o esquina 20 a quase vinte anos......para onde ele ir...estaremos juntos.
Os bares tradicionais de nossa querida Campo Grande estão se findando.....uma pena pois ficara na história .
 
Gilberto Pedrini em 26/07/2012 07:27:48
Estaremos aonde o Zazá for, a esquina mais famosa da cidade 7set + 13 junho = 20, a Esquina20, é patrimônio cultural... porém vamos achar outro imóvel... políticos poderiam ajudar: Esquina15, Esquina 45, Esquina 43 e ai vaí...kkk. ou não? Para ajudar mesmo deve brigar pelo nome, patentear e registrar este é o maior patrimonio depois do Zazá.
 
Celso Kasumi Arakaki em 26/07/2012 06:09:04
Triste notícia, mas espero ansioso pela abertura em um outro lugar.

A alma acompanha o dono, onde ele estiver.
Abre outro que vamos lotar.

CONTE CONOSCO Zazá e Lu.
Forte abraço.
 
Alexis Prappas em 26/07/2012 06:07:00
Puxa, que pena, esse lugar sim merecia ser tombado e não o camelódromo (nada contra camelô, viu gente). Campo Grande aos poucos vai perdendo sua característica de cidade ampla, com horizonte. Eu vou ao parque das nações e fico triste quando vejo os prédios crescendo ao redor, tapando a nossa vista. Mas fazer o que? É o tal falado e desejado progresso!!! Boa sorte ao Sr. Isaias e à Dona Lu!!!
 
marcia scherer em 26/07/2012 04:55:40
Fico triste em saber que ele irá fechar as suas portas...
Sempre que eu e minha esposa saiamos mais cedo da faculdade (que fica a poucas quadras de lá) íamos lá para tomar um caldinho de feijão com um cerveja bem gelada.
Certa vez pedi para o seu Zazá uma cervejinha gelada, ele me respondeu, aqui eu não vendo cervejinha mas CERVEJA!!! UMA FIGURA !!!!
Assim que tiver um novo endereço nos avise !!
 
Alexandre Guizelini em 26/07/2012 04:45:35
Que pena que o Isaias vai fechar o esquina 20..Frequento ha mais de 20 anos..Não desista não Isaias e Lu, arrumem logo outro lugar que o sucesso será o mesmo ou até maior.
 
Gisele Tortorelli em 26/07/2012 04:42:42
Feche lá... Abre noutro ponto e não esqueça de avisar os clientes amigos, com certeza vou prestigiar com minha famíla e amigos. "Força na peruca"!
 
Janaê Pereira em 26/07/2012 04:33:36
A mais de 20 anos conheci o Isaías, o Esquina 20 : lugar gostoso e aconchegante. É lamentável o fechamento, a tradição que perde para o progresso.
 
Edson Massi Villalva em 26/07/2012 04:14:46
É com muita tristeza que tomo conhecimento do fechamento do esquina 20, sempre estou com a minha família no local.

Sr. Isaias não deixe de abrir o esquina 20 de novo, pois não é o prédio que faz a diferença e sim a cordialidade que sempre vocês trataram os seus fregueses.
Favor divulgar na imprensa o novo endereço.

Abraços,

Walmir e Família.
 
walmir lino em 26/07/2012 04:08:25
Outra coisa eu nunca vou esquecer que eles sempre abriam a casa tocando um Pai Nosso, muito legal.
Ai Joel investe agora no esquina 20, eles sim tem a receita de sucesso que você não teve, não adianta glamor, modernidade se atende aos clientes com indiferença, nem sabe o nome deles, seu Zazá tem carisma de sobra.
 
Carla Cardoso em 26/07/2012 03:46:04
Cerveja gelada, pipoquinha crocante e carinho e Vô essa sempre foi a receita do esquina 20, a simplicidade e a alegria deste lugar cativou os clientes de várias gerações, espero realmente que Deus os ajude neste momente, tenho certeza que deve estar sendo bem dificil para eles...bjos Sr Zazá.
 
Carla Cardoso em 26/07/2012 03:42:04
É uma pena muito grande um lugar como esse fechar.
É uma pena muito grande.
 
vivian fernandes em 26/07/2012 03:16:00
Nossa sem comentarios pra falar dessas pessoas, ele meu tio, pensa em um homem que foi e ainda é batalhador , hoje com seus 74 anos , um pouco cansado, mais dedistir jamais, ela uma pessoa maravilhosa que veio para abrilhantar a vida de meu tio, só tem a dizer que pena, a melhor feijoada que ja comi e como todos os sabados, mais espero voçês em breve em algum ponto qualquer, que Deus abençôe voçês
 
Eloir Afonso em 26/07/2012 03:14:14
Minha amiga Raquel chama o lugar de Pipoquinha. Adoramos o lugar e o Isaias q nos recebe sempre com um sorriso. nos lábios ........
 
Dorinha Frutuoso em 26/07/2012 02:55:07
É uma pena, mais boa sorte para eles, e não vai demorar muito para começar a fechar as farmácias antigas em Campo Grande.
 
INEZ LARA em 26/07/2012 02:29:27
Realmente a feijoada do esquina 20 juntamente com o atendimento é nota 10. Mas o erro do senhor Isaías e da Dona Lu, foi ter se acomodar em um lugar que não é deles, e que eles poderíam com bom planejamento ter tentado de alguma maneira ter comprado o imóvel, já que o movimento deles sempre foi muito bom, e que nada é para sempre e por ser o ponto alugado, infelizmente um dia isso iria acontecer.
 
Nivaldo Silva em 26/07/2012 02:25:37
Que notícia triste!Força para o casal, e esperamos que assim que eles reabrirem em outro local o campo grande news faça o anuncio...Eles tem estrela vão brilhar em qualquer lugar que forem...
 
ELISA ZOCAL em 26/07/2012 02:25:03
conheci o zaza quando ele abriu o boteco que muita gente torceu o nariz. mas que logo se tornou um sucesso lugar simples e muito bem conduzido pelo zaza.a feijoada aos sabados e imperdivel e e um lugar preferido´por minha filha que sempre teve um carinho pelo velho zaza e o mesmo por ela.Este boteco e a vida dele,um sonho que nao poderia acabar assim.Veio voce tem o meu respeito e amizade
 
robert kouwen em 26/07/2012 01:57:00
Não acredito! Estamos sempre por lá, tomando aquela cervejinha gelada e petiscando a melhor pipoca de Campo Grande... estou muito triste mesmo, espero que eles encontrem outro ponto semelhante, com as mesmas características do bom e velho Esquina 20... Sorte na procura Seo Zazá!
 
Adrianna Ceres em 26/07/2012 01:56:28
É Lamentável !! É a melhor feijoada da cidade! por favor Zazá arruma outro lugar urgente!!
 
José Henrique em 26/07/2012 01:43:31
imagem transparente

Compartilhe

Classificados