ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Diversão

Mesmo com público pequeno, bicudos e curiós fizeram a trilha sonora de hoje

Mariana Lopes | 09/09/2012 12:06
Público pequeno, mas competidores animados (Fotos: Simão Nogueira)
Público pequeno, mas competidores animados (Fotos: Simão Nogueira)
No Brasil há 500 mil criadores de pássaros
No Brasil há 500 mil criadores de pássaros

A cantoria de quase 300 pássaros foi a trilha sonora no ginásio Moreninho, que sediou, na manhã de hoje, a segunda etapa nacional do Torneio Curió e Bicudo. Apesar de o público ser pequeno, a animação dos participantes era grande, com competidores que vieram de várias partes do Brasil, como São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Goiás, além de Mato Grosso do Sul.

De um lado da quadra, 170 bicudos e 115 curiós entoavam o canto para definir quais os 60 de cada espécie que disputarão a final desta etapa. Segundo o coordenador do evento, Thales Lopes Rezende Junior, o primeiro torneio de canto de pássaros do Brasil foi realizado em 1954, em Barretos, e em Mato Grosso foi em 1974, quando o estado ainda não era dividido.

Embora a competição seja pouco divulgada, segundo o presidente da Cobrap (Confederação Brasileira dos Criadores de Pássaros Nativos), Aloísio Pacini Tostes, no Brasil há 500 mil criadores de pássaros legalizados processo de legalização. “É uma paixão e um empreendimento também”, afirma Aloísio, que também é criador e tem 800 pássaros, entre bicudos, curiós e canários da terra.

De olho nos seus bicudos, o criador Cícero da Luz Rezende, 48 anos, veio de Maringá com dois pássaros, o F1 e o Pinóquio. Ela conta os segredos do treino e a garante que quanto mais cedo começar, melhor o desempenho. “Coloco umas seis gaiolas uma ao lado da outra, com um tampa para eles não se verem, é assim que eles começam a marcar o território”, explica.

No torneio, ganha o pássaro que cantar por mais tempo. Cícero diz que os pássaros dele, os dois bicudos, cantam até 7 minutos seguidos. “A genética conta muito, são pássaros de umas 6 famílias que tem propensão de cantar bem”, afirma o presidente da Cobrap.

Além da competição, o torneio promove encontro de criadores. “É um momento de fazer amizades, trocar informações, experiência e até fechar negócios”, completa Aloísio Pacini Tostes.

A próxima etapa nacional será no final do mês, no Rio de Janeiro.

Nos siga no Google Notícias