A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

07/10/2013 06:17

MS Canta Brasil anda fraco, mas já sonhou com Chico Buarque e Marisa Monte

Anny Malagolini
Meta é ter parque sempre lotado.Meta é ter parque sempre lotado.

O projeto que foi criado para ter atrações nacionais e artistas sul-mato-grossenses, nos últimos anos trouxe a Campo Grande Frejat, Ney Mato Grosso, Alceu Valença, Lulu Santos, Zé Ramalho... Mas de 9 edições, passou a ter 5 e fecha o ano com a chiadeira de quem não gostou nada do convidado principal de novembro ser o pop NX Zero. "É uma banda que se encaixa nas nossas possibilidades”, justifica o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros.

Veja Mais
Procura-se um padrinho que ajude na guinada de um cantor sertanejo
Antiga casa noturna virou 2 na Afonso Pena e reabre com lounge e pub sertanejo

Formato semelhante já existia, com o “Temporadas Populares”, no fim dos anos 90. Mas a ideia do "MS Canta Brasil" era maior, fazer ao longo do ano um grande show de graça no Parque das Nações Indígenas e assim democratizar mesmo o acesso.

Para Américo, definir uma atração é desafio muitas vezes incompreendido pelo público. Ele garante que leva em conta a “expressão cultural” na música brasileira, independente do estilo, e se o grupo está ou não no auge.

Nos primeiros anos, quem ia ao Parque das Nações Indígenas no primeiro domingo de cada mês tinha garantido o programa gratuito. Com o tempo, o intervalo entre as apresentações aumentou e as boas surpresas também ficaram mais esparsas.

Para os shows de 2013, o projeto acabou pegando carona nos festivais de Corumbá e de Bonito, por isso vieram Ana Carolina e Daniela Mercury. "Exclusivos" mesmo, pensados para o MS Canta Brasil, só CPM22, Almir Sater e NX Zero. 

A justificativa é de que orçamento para o evento caiu e, por outro lado, aumentaram os valores dos cachês dos artistas. “Ficou inviável, esperávamos parcerias e não aconteceu, então, diminuímos os shows”, explica Américo.

Além dos preços, outro problema é a incompatibilidade de agendas, já que a regra é fazer o show no primeiro domingo do mês.

Tentar fugir do comercial e trazer os “emergentes” da MPB, como foi o caso de Maria Gadú, que veio a Capital no início da carreira, segundo Américo é uma vontade, que nem sempre dá certo. No caso dela,  do convite até a chegada ao palco de Campo Grande, o sucesso se confirmou. Mas a história poderia ser inversa, a moça ser cantora de um sucesso só, e o público não corresponder.

O presidente da Fundação de Cultura jura que o pedido do público é levado em consideração, mas não é definitivo. Recentemente, por exemplo, fãs até criaram um grupo no Facebook pedindo para que a banda “O Rappa” se apresente, mas Américo frustra a expectativa: “É caro”.

Para não desanimar, Américo conta que os “astros" da música popular brasileira, Chico Buarque e Marisa Monte, são nomes que sempre circulam entre as reuniões para definir a programação. Um sonho, desde o início do projeto. “Estamos tentando há anos, mas é difícil”, justifica.

O próximo ano é de fim de mandato e o projeto não vai parar, garante Américo. Ele diz que o orçamento deve aumentar, o que deve trazer de volta as atrações que normalmente não viriam por falta de coragem dos empresários.

Para os shows de 2014 a escolha da programação começa a ser definida ainda em novembro, então, quem quiser dar pitaco... 

 




Acredito que a grande aposta para 2014 seria trazer rap, rock, reggae de qualidade alguns exemplos são Projota que oferece rap de qualidade não faz apologia a drogas e nada do tipo ainda mais agora que o rap ganhou um espaço enorme no mundo da música e os refroes estão na boca de todos O Rappa reggae do bom Onze e 20 também que começou a pouco tempo e está fazendo um tremendo sucesso, já no rock Capital inicial a aposta da vez e com certeza procurar não agradar apenas uma faixa etária apesar de sabermos que o público jovem é o que mais marca presença nesses shows acima de tudo o MS CANTA é pra todos adultos, jovens, crianças, idosos e assim esperamos música de qualidade música que faça valer a pena sair de casa num domingo de sol!
 
Julisandy ferreira em 14/02/2014 22:36:55
Seria muito legal se conseguissem trazer o Humbero Gessinger, o cara é MUITO BOM. Ele é de mais.
 
Gabriela Voltan Ribeiro em 14/02/2014 21:22:03
Bem que poderia ter
Strike
Gloria
Fresno
Raimundos
Tihuana
Pessoal de Sidrolândia nos shows estão indo em peso pra campão!Coloca esses que são Ótimos....
 
Fernando Antunes em 14/02/2014 19:16:47
SERTANOJO UNIVERSOTARIO? gustavo lima? tchet thce thche tche... isso é cultura? anita? naldo... por favor gente, cultura é: CAETANO VELOSO, CHICO BUARQUE, CASSIA ELLER, ZÉLIA DUNCAM, MARISA MONTE, ARTISTAS DE VERDADE! ROCK NACIONAL, ROCK É MUSICA DE VERDADE, MPB, CLASSICOS, ISSO SIM! É UM PROJETO CULTURAL!!!!
SKANK
CPM22
RAIMUNDOS
GAROTOS PODRES
O RAPPA
NATIRUTS
D2 (DENOVO)
 
douglas freitas em 12/02/2014 19:53:35
Capital Inicial, Nando Reis, Djavan, Leoni...
 
Marcela Santos em 04/02/2014 04:57:42
show de reggae,mas reggae mesmo,estamos precisando ! :D
 
Jéssyca Oliveira em 30/01/2014 14:51:02
Tem que trazer atrações de nível cultural elevado! Não essas mesmices ou artistas que não têm um pingo de nível cultural no caso dos sertanejos; que só sabem fazer vocalizações de uma única sílaba...
Queremos cultura de verdade, não modinhas insignificantes com 0% de nível cultural!
 
Anderson Lima da Silva em 23/01/2014 11:59:38
acho que tem que trazer varias bandas de rock em 2014 tipo traz de novo NXzero por que o show deles foi perfeito d+ *u*
 
mayra aline em 30/12/2013 22:34:08
Gabriel Pensador,Nando Reis, Maria Gadú, O Rappa, Biquini Cavadão, Clarice Falcão, Natiruts , Jota Quest. Essas são ótimas opções para 2014.
 
Nadyni Figueiredo Gomes em 05/12/2013 19:48:46
Poxa, tentem trazer Humberto Gessinger, o cara tá regassando no projeto solo, creio que não esteja tão caaro. E fora, que manda muito de som. é Engenheiros po!!
 
Nathália Oliveira em 04/11/2013 12:44:10
Engraçado essas pessoas que estão pedindo sertanejo!!! sendo que todos os dias tem sertanejo aqui em CG...daqui a pouco estão querendo Anitta e Naldo, gente cade a cultura de vcs??? MS canta Brasil e um evento cultural... sertanejo temos direto, queremos sim NX ZERO em CG!!!! vamos diferencia um pouco o gosto musical de Campo Grande.
 
Fernanda Beatriz em 09/10/2013 11:09:10
Edivan de Araujo, Roberto Carlos vai ter no Guanandizão, por 400! Por que não vai lá? Haha
Esse povo é engraçado, tão querendo demais!
 
Juliana Peixeira em 09/10/2013 11:01:29
Estava vendo os comentários, esse povo brasileiro é uma comédia mesmo, o evento é ótimo e sempre trouxe boas atrações. Mas apelar para Sertanejo Universitário, só falta pedir Anitta e Naldo. Acorda gente, Musica boa, não é essa babaquice de sertanejo universitário e funk que agente escuta em toda esquina, e aqui em CG todo Fim de Semana tem um evento Sertanejo Universitário! Campo Grande precisa mesmo de Cultura, Musica boa! E não sou contra o Nx Zero vir, sou super a favor a bandas de Rock virem, assim como o Rappa entre outras e as musicas raiz de Mato Grosso do Sul! E o povo reclama reclama, mas chega na hora todo mundo vai, e os shows lotam!
 
Fernanda Freitas em 09/10/2013 10:39:27
O Rappa e IGNIS BR !!!!!!
 
Wellington Perdomo em 08/10/2013 18:31:13
Tinha que trazer tipo:
Lucas Lucco
Jorge e Matheus
Gusttavo Lima
Thiago Brava
João Bosco e Vinicius
 
Tathyanne Bispo em 08/10/2013 15:32:50
Escolha melhor que Almir Sater em comemoração ao aniversário do Estado não haveria de ter. Em qualquer oportunidade é sempre muito bem prestigiado, pois ele canta nossa música raíz. Parabéns á todos pela realização deste show. Eu tinha um grande sonho em assistir ao show dele, mas não tinha tido ainda oportunidade, e agora graças ao projeto e aos seus realizadores consegui e amei vê-lo cantar ao vivo.
Em nosso estado tem surgido muitos bons músicos q estão fazendo sucesso nacional e até internacionalmente. Devemos apostar mais em nossos conterrâneos. Como:
Ney Matogrosso;
Tetê Espindôla;
ALMIR SATER, SEMPRE;
João Bosco e Vinicíus;
Maria Cecília e Rodolfo;
Patricia e Adriana;
Munhoz e Mariano;
Jads e Jadson;
Loubet;
Luan Santana, e muitos outros...
 
Regiane dos Santos Almeida Moreira em 08/10/2013 09:49:51
Pra focar no estilo que gosto, minha sugestão é Humberto Gessinger, Nenhum de nós, RPM. São excelentes, e acredito que o show deles anda relativamente barato.
 
Andre Souza em 07/10/2013 23:14:42
Meu Deus como meus conterrâneos sul mato grossenses tem gosto ruim, acho que a pior foi NENHUM DE NÓS É UM SONHO, vixi tá mais pra pesadelo, todo mundo velho, pobre e até hoje eles só tem uma música que fez sucesso e a musica é uma versão de outra musica do David Bowe, que ficou com dó e não quis nem processar pelos direitos quando viu o naipe da banda.
 
maximiliano nahas em 07/10/2013 18:53:41
Capital Inicial, Os Paralamas do Sucesso, Nando Reis, Maria Gadú, Ultraje a Rigor, ...
 
Pedro Branco em 07/10/2013 18:25:12
Racionais MC´S
 
joão fabio gomes de oliveira em 07/10/2013 16:52:45
QUE TAL TRAZER VÁRIOS SHOW NOTA 10.000 - FAZER UM ROCK IN MATO GROSSO DO SUL.
 
jose carlos em 07/10/2013 16:03:13
Chico e Marisa séria um sonho...
 
cristiane claudino em 07/10/2013 14:55:59
ROBERTO CARLOS
GAL COSTA
MARIA BETHANIA
SIMONE
MARTINHO DA VILA
CAETANO VELOSO
 
Edivan de Araujo em 07/10/2013 14:25:22
KID ABELHA!!!!!!!!!! SOU SIMPLESMENTE APAIXONADO POR ELES E QUERO MUITO ELES EM UMA DAS EDIÇÕES DO MS CANTA BRASIL.
 
Gabriel Medeiros em 07/10/2013 14:21:22
Ana paula valadao, thales roberto, fernandinho , diante do trono é disso que o povo ta precisando !!!!!!!
 
ROGERIO CARVALHO em 07/10/2013 13:56:05
Banda Rebelde
 
maurycyo rycardo em 07/10/2013 13:49:49
Nossa seria um sonho poder assistir Chico Buarque ou Marisa Montee!! Mas o Chicooo.... amoooo :D , não tem melhor opção para o MS canta Brasil!!
 
Camilla Pugliesi em 07/10/2013 13:43:54
Anda fraco por que não trouxe ainda a banda que repórter é fã? Pense nos milhares de pessoas que se sentem felizes com essas apresentações. Gente que sai de seu bairro ou cidade para assistir gratuitamente a grandes shows de nível nacional. O Rappa e Ivete Sangalo é banda pra show pago, minha gente! Contentem-se!
 
Luiza Mendes em 07/10/2013 13:43:53
SKANK! SKANK! SKANK! SKANK! SKANK! SKANK! SKANK! SKANK! SKANK!
 
Lino Oliveira em 07/10/2013 13:36:04
Vamos sonhar: Caetano Veloso, Zeca Baleiro, Seu Jorge, Nenhum de Nós, Titãs, Paralamas, Skank... Todos ótimos!
 
Joelma Belchior em 07/10/2013 13:25:02
Chico Buarque e Marisa Monte?Sonhar não custa nada, quase nada, que venham logo .
 
paulo lessa em 07/10/2013 13:18:54
Capital Inicial,
O Rappa,
Matanza,
COM CERTEZA CPM 22 DE NOVO !
Skank,
Jorge Ben Jor,
Gabriel Pensador
 
Augusto Sweetz em 07/10/2013 13:15:33
Seria muito bom um show do Humberto Gessinger, do Cachorro Grande, Nenhum de nós, Biquini Cavadão, Los Hermanos, Chico Buarque, Djavan...
Sonhos
 
GIULIANO VASCONCELOS FIGUEIRÓ em 07/10/2013 12:54:04
Humberto Gessinger :D seria lindo!!!
 
Adriana R. Corvalan em 07/10/2013 12:43:10
DETONAUTAS , CPM 22 OU RANCORE
 
victor espindola em 07/10/2013 12:41:34
Ontem mesmo com o tempo não ter ajudado...O show de Almir Sater foi sensacional!!!
Adoreiiiiii!!!
Uma boa pedida para os próximos shows para 2014, seria Alcione, Elba Ramalho, Djavan, Zé Ramalho, Fagner..
 
iza ribeiro em 07/10/2013 12:32:47
Há tantos nomes bons para representar o projeto da nova geração de musica Céu, Criolo, Tulipa Ruiz e se for contar os mais arcaicos Djavan, Caetano seria uma ótima opção alem de Chico que falo que é impossível o estado trazer pro evento.
Abrir ano que vem Criolo outro mês Djavan no seguinte O rappa seria uma boa opção para compensar este ano que realmente foi uma m... !
 
Rodrigo Tavares em 07/10/2013 12:21:23
Tentem trazer: Skank, Jota Quest, Jorge Vercilo, Seu Jorge, Jorge Benjor, Ed Mota, Diogo Nogueira, Alcione, Titãs, Nenhum de Nós e apostem nos veteranos que eles ainda possuem muita lenha pra queimar tal como Roupa Nova, Blitz, Ultraje a Rigor, Léo Jaime, Ronnie Von, Rosanah, Liah, Paula Toller, Rita Lee e outros...
 
Luis Nogueira em 07/10/2013 12:18:19
Roupa nova, nenhum de nós, Engenheiros do Hawaii.
 
Agustinho Alves Magalhães em 07/10/2013 12:13:03
tem que vir Chico Buarque, por favor!
 
Robson Olivieira em 07/10/2013 12:06:56
Sandy !! Excelente alternativa!
 
Felipe Torres em 07/10/2013 11:24:33
O melhor show que eu já vi por essas bandas foi o do Biquíni Cavadão, e embora o Nenhum de Nós tenha vindo ano passado, acho que falta um show deles gratuito. Deles e do Los Hermanos.
 
Maurílio Barbosa em 07/10/2013 11:05:04
Skank, viriam e ñ vieram... até hj espero por aquele show...
Zé Ramalho eu amo!!!
Seu Jorge (esse nem mora mais no Brasil...)
Titãns!
Alceu Valença!
São tantos...
 
Ângela Félix em 07/10/2013 10:59:25
Chico Buarque, Caetano Veloso, Marisa Monte seriam um sonho para qualquer amante da MPB!! Espero que consigam grandes atrações como estas para os shows, o campo-grandense também merece boa música!
 
Pedro Batistoti em 07/10/2013 10:39:57
Acredito que, dentro das possibilidades, os shows estão atendendo ao anseio de todos, com variedade de estilos musicais, lembro que os shows do Charlei Brown e CPM22 levaram grande público ao evento, enquanto Daniela Mercury deixou a desejar. Não podemos elitizar os shows, eles são para todos. Lógico que a verba para tal é determinante, especialmente pela quantidade de shows ao longo do ano.
 
MIke Cáceres em 07/10/2013 10:38:27
É incontestável que o projeto é muito bom para o estado, mas é evidente de que ultimamente o nível dos convidados têm caído.
Como é um evento para nós sul mato grossense, nada mais justo do que nós termos a opção de escolher os artistas. É claro que não é possível agradar a todos, mas uma grande maioria iria gostar. Poderiam fazer pesquisas, enquetes, grupos no face para verem oq realmente as pessoas esperam do MS Canta Brasil 2014.
====>Estação Sambô
=====>Diogo Nogueira
======>Clarice Falcão
=======>O Rappa (pq não???)
========>Skank (q já era pra ter vindo)
=========>Natiruts
Essas são boas opções para 2014...
 
Glauciane Diniz em 07/10/2013 10:20:47
Concordo com a galera que lembrou do Nenhum de Nós, mas quero deixar meu pitaco também, Velhas Virgens, Skank e Blitz.
 
Lucas Sarcozi em 07/10/2013 09:46:20
O interesse público, nunca foi levado em consideração, apenas o lado financeiro da coisa. O projeto desvirtuou completamente, era pra ser um projeto de integração da musica regional, era pra vir um artista de cada estado, no princípio, estava sendo assim, agora só querem shows populescos. Os artistas regionais não tem reconhecimento nenhum, não participam de uma seletiva séria, são excluídos no backstage, não podem, se quer, montar seu palco sem interferir no palco do artista nacional, prova disso foi o palco duplo no show do Ney Mato Grosso. Fora os cachês esdrúxulos pagos aos artistas locais. não chegam a 10% do que um artista nacional leva.
 
Rodrigo Ostemberg em 07/10/2013 09:38:28
Nenhum de Nós é um sonho
 
Gleisiane Rosa em 07/10/2013 09:08:35
Marisa e Chico, já!!!
 
Ana Paula Souza em 07/10/2013 09:03:23
O MS Canta Brasil é um projeto cultural maravilhoso para o nosso Estado, que traz artistas de renome nacionais e regionais, já prestigiei vários shows. Parabéns Américo e equipe!!!
 
Alan Oliveira em 07/10/2013 08:55:27
Opções boas também: Djavan e Milton Nascimento...
 
Robson Trevisan em 07/10/2013 08:44:09
As atrações são ótimas, fazem o melhor que pode e cabe a nós entender o intervalo maior de cada show. Gostaria de Alceu Valença novamente rsrs.
E que venha os próximos.
Beijosss
 
Mariana Campaner em 07/10/2013 08:34:15
Amo o projeto e sinto pela falta de recursos, acho também que toda atração trazida é válida, uma vez que atinge todos os públicos... Espero que o mesmo não acabe, é um programa cultural delicioso, que a população curte e respeita, dá gosto estar presente. Parabéns pelo empenho Américo e equipe. E se um dia o Chico vier....
 
Vanessa Schroder em 07/10/2013 08:21:12
vocês estão de parabéns, sou de Aquidauana e prestigio quase todos os shows do MS canta, como por exemplo o do grande Almir Sater e Rita Lee, sei dos valores cobrados por artistas de renome e que torna quase inviavel sua contratação. Cada um tem o seu gosto então fica dificil contentar a todos. Só não pode parar o MS Canta
 
luiz Alberto romualdo em 07/10/2013 07:40:13
Torço ansiosa por nomes como Chico Buarque, Marisa Monte (!!!), Los Hermanos é um grito preso na garganta e Nenhum de Nós também faria MUITO a minha alegria!!!
 
Fabiana Santos em 07/10/2013 07:04:40
imagem transparente

Compartilhe

Classificados