ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Diversão

MS Canta Brasil anda fraco, mas já sonhou com Chico Buarque e Marisa Monte

Anny Malagolini | 07/10/2013 06:17
Meta é ter parque sempre lotado.
Meta é ter parque sempre lotado.

O projeto que foi criado para ter atrações nacionais e artistas sul-mato-grossenses, nos últimos anos trouxe a Campo Grande Frejat, Ney Mato Grosso, Alceu Valença, Lulu Santos, Zé Ramalho... Mas de 9 edições, passou a ter 5 e fecha o ano com a chiadeira de quem não gostou nada do convidado principal de novembro ser o pop NX Zero. "É uma banda que se encaixa nas nossas possibilidades”, justifica o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros.

Formato semelhante já existia, com o “Temporadas Populares”, no fim dos anos 90. Mas a ideia do "MS Canta Brasil" era maior, fazer ao longo do ano um grande show de graça no Parque das Nações Indígenas e assim democratizar mesmo o acesso.

Para Américo, definir uma atração é desafio muitas vezes incompreendido pelo público. Ele garante que leva em conta a “expressão cultural” na música brasileira, independente do estilo, e se o grupo está ou não no auge.

Nos primeiros anos, quem ia ao Parque das Nações Indígenas no primeiro domingo de cada mês tinha garantido o programa gratuito. Com o tempo, o intervalo entre as apresentações aumentou e as boas surpresas também ficaram mais esparsas.

Para os shows de 2013, o projeto acabou pegando carona nos festivais de Corumbá e de Bonito, por isso vieram Ana Carolina e Daniela Mercury. "Exclusivos" mesmo, pensados para o MS Canta Brasil, só CPM22, Almir Sater e NX Zero.

A justificativa é de que orçamento para o evento caiu e, por outro lado, aumentaram os valores dos cachês dos artistas. “Ficou inviável, esperávamos parcerias e não aconteceu, então, diminuímos os shows”, explica Américo.

Além dos preços, outro problema é a incompatibilidade de agendas, já que a regra é fazer o show no primeiro domingo do mês.

Tentar fugir do comercial e trazer os “emergentes” da MPB, como foi o caso de Maria Gadú, que veio a Capital no início da carreira, segundo Américo é uma vontade, que nem sempre dá certo. No caso dela,  do convite até a chegada ao palco de Campo Grande, o sucesso se confirmou. Mas a história poderia ser inversa, a moça ser cantora de um sucesso só, e o público não corresponder.

O presidente da Fundação de Cultura jura que o pedido do público é levado em consideração, mas não é definitivo. Recentemente, por exemplo, fãs até criaram um grupo no Facebook pedindo para que a banda “O Rappa” se apresente, mas Américo frustra a expectativa: “É caro”.

Para não desanimar, Américo conta que os “astros" da música popular brasileira, Chico Buarque e Marisa Monte, são nomes que sempre circulam entre as reuniões para definir a programação. Um sonho, desde o início do projeto. “Estamos tentando há anos, mas é difícil”, justifica.

O próximo ano é de fim de mandato e o projeto não vai parar, garante Américo. Ele diz que o orçamento deve aumentar, o que deve trazer de volta as atrações que normalmente não viriam por falta de coragem dos empresários.

Para os shows de 2014 a escolha da programação começa a ser definida ainda em novembro, então, quem quiser dar pitaco... 

 

Nos siga no Google Notícias