ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Diversão

Na 1ª noite de desfile, escolas de samba lutam pelo grupo especial

Alan Diógenes e Paula Maciulevicius | 03/03/2014 23:20
Unidos do São Francisco abriram a noite das escolas que tentam voltar ao grupo especial. (Foto: Marcos Ermínio)
Unidos do São Francisco abriram a noite das escolas que tentam voltar ao grupo especial. (Foto: Marcos Ermínio)

O desfile das escolas de samba de Campo Grande começou atrasado em uma hora por conta da chuva na noite desta segunda-feira (03), na Avenida Alfredo Scaff, bairro Santo Amaro, na Praça do Papa. Na primeira noite de desfile, as escolas do bairro Taquarussu, José Abrão e São Francisco lutaram para voltar ao grupo especial.

O grupo Afoxé Ilê Omô Aye (Filhos da Terra) e o bloco Tambores Vento Bom saíram primeiro. Na sequência, a escola mirim Herdeiros do Samba, que desfila, porém não compete, deu o ar da graça infantil abusando da criatividade. O enredo foi a “Viagem Imaginária de Cleópatra ao Pantanal Sul-mato-grossense”. Logo após, a Unidos do São Francisco abriu a noite das escolas do grupo de acesso.

A prefeitura da Capital e a Fundac (Fundação Municipal de Cultura) decidiram realizar o evento nesta segunda e terça para que o público possa prestigiar tanto o desfile de Campo Grande como o de Corumbá. Antigamente o desfile era no sábado e domingo, dias em que as escolas corumbaenses desfilam.

Animação e alegria não faltou durante desfile. As boas vindas eram dadas pela rainha e rei momo.
Animação e alegria não faltou durante desfile. As boas vindas eram dadas pela rainha e rei momo.

O presidente da Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande), Eduardo Souza Neto, afirmou que a expectativa de público é grande, mas que é no segundo dia que o evento contará com mais participantes.

O bloco Afoxé saiu primeiro na avenida de maneira estratégica, comenta Eduardo Souza. “O grupo abriu o desfile para fazer uma lavagem da avenida e espantar as energias ruins”, destacou.

Para ser vencedora e voltar ao grupo especial, a escola de samba precisa acertar 80% dos requisitos que o jurado analisa. São eles: Comissão de Frente, Mestre Sala e Porta Bandeiras, Alegoria e Adereço. Apenas uma das que desfilam nesta segunda sobem, enquanto amanhã, duas devem cair para o grupo de acesso.

Cada escola tem um tempo de 15 minutos entre um desfile e outro, assim que a Lienca anuncia a contagem regressiva. Se houver demora na entrada, a escola pode pagar uma multa de R$ 5 mil.

A escola de samba do José Abrão desfilou com 4 alas e 2 carros alegóricos. A Estação 1º do Taquarussu desfilou com 11 alas e 2 carros alegóricos, enquanto a escola do bairro São Francisco desfilou com 6 alas.

Melhor estrutura e segurança - Este ano o desfile contou com melhor estrutura e mais iluminação do que o ano passado. A pista foi pintada de branco para realçar as cores das escolas de samba. O trânsito ficou tranqüilo durante o desfile na região. A Agetran (Agência Municipal de Transito) e a Guarda Municipal fizeram a segurança no local.

As agremiações do grupo especial desfilam nesta terça. A Igrejinha, que vai homenagear o carnavalesco Valdir Gomes (“Quando se iluminam as avenidas e resplandecem os salões, o luxo, o brilho e as cores desfilam na genialidade de Valdir Gomes, ícone dos carnavais”), é a primeira. Seguida da Unidos do Aero Rancho com o enredo “Do barro e da tela para a passarela – o Aero Rancho vive o sonho do artista” - uma releitura do desfile de 2004 e uma homenagem ao artista plástico Levi Dias.

Os Catedráticos do Samba, terceira escola a desfilar, promovem “Uma viagem ao mundo dos contos e fábulas da literatura infantil”. A Unidos do Cruzeiro é a quarta, com o tema “A mitologia grega à passarela do samba – os deuses gregos no carnaval brasileiro. A Deixa Falar, comandada por Salvador Dódero, vai levar alegria e cor à passarela do samba, com “Aquarela Pantaneira – uma viagem a céu aberto”. É a quinta na ordem do desfile.

A Vila Carvalho é a última, com homenagem à Mangueira, escola de samba do Rio de Janeiro, o enredo da campeã 2013 é “Minha madrinha mangueira. Sou verde e rosa de corpo, alma e coração – Carvalho e Mangueira uma só nação”. O desfile também acontece a partir das 19h30.

Cada escola teve 15 minutos de tolerância para desfilar.
Cada escola teve 15 minutos de tolerância para desfilar.
Nos siga no Google Notícias