A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

29/11/2012 11:37

Número de brasileiros que quitaram dívidas este ano bate recorde

Da Agência Brasil

O número de brasileiros que procuraram os credores para quitar as dívidas bateu recorde no período de janeiro a outubro deste ano, informou hoje (29) a Serasa Experian. No período, 16 milhões de consumidores renegociaram o pagamento de contas atrasadas e limparam o nome.

Veja Mais
"Toma aqui uns 50 reais", Naiara Azevedo abre fim de semana eclético
Ludmilla é uma fofa e mostra o que o funk pode ensinar ao nosso sertanejo

O resultado é recorde e representa um aumento de 16,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a Serasa Experian, o número de pessoas que entraram na base de inadimplentes (21,5 milhões) cresceu 9,5% no período.

Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, a notícia é ótima uma vez que, cada consumidor inadimplente tem, em média, cerca de cinco dívidas em atraso e deve quitar todas as pendências para sair da lista de devedores.

A empresa avalia que o bom momento vivido pelo mercado de trabalho no país, com as taxas de desemprego em patamares baixos e ganhos salariais acima da inflação, tem motivado as pessoas a quitar as dívidas e dá dicas para ajudar na renegociação.

O primeiro passo, explica a empresa, é procurar o credor e utilizar o 13º salário para organizar as finanças. Antes de renegociar, é preciso fazer as contas e levar anotada uma proposta dentro do orçamento. Jamais recorrer ao cheque especial ou a empréstimos com taxas muito altas, pois existem opções mais baratas, como o crédito consignado, por exemplo.

Na hora de renegociar, levar as contas em atraso, cartas de cobrança e outros documentos que possam ajudar na negociação. Avaliar com calma as reais condições financeiras para pagar as dívidas: se precisa de prazo, de desconto, ou das duas coisas.

Falar abertamente com o atendente que irá avaliar a situação do devedor, deixando claro os motivos que fizeram a pessoa deixar de pagar as contas. Ouvir a proposta que o atendente irá apresentar e, caso não seja acessível, procurar apresentar uma sugestão mais próxima das condições do devedor.

Ao fechar a renegociação, lembrar sempre de pegar o comprovante que formaliza o acordo sobre o pagamento da dívida. Não cair no golpe de supostas empresas que dizem realizar recuperação de crédito de maneiras milagrosas.

De acordo com a Serasa, as únicas formas de regularizar uma dívida são efetuando o pagamento ou fazendo um acordo formal com a empresa credora. A empresa também lembra que o devedor pode renegociar a dívida sem a ajuda de terceiros.

Para consultar a existência de pendências, o consumidor pode recorrer ao serviço de atendimento da Serasa Experian nas agências localizadas em todas as capitais e principais cidades do Brasil.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.