ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Diversão

Oficinas de férias com novidades em dança urbana em janeiro e por apenas R$ 5

Adriano Fernandes | 27/12/2015 08:13
As oficinas serão ministradas pelos integrantes da Companhia Dançurbana.(Foto: Divulgação)
As oficinas serão ministradas pelos integrantes da Companhia Dançurbana.(Foto: Divulgação)

Janeiro começa com a 9ª edição do Urbandance, oficina de férias da companhia Dançurbana, no Armazém Cultural de Campo Grande.

Do dia 14 a 17 de janeiro, a promessa é de um grande encontro entre companhias do Estado. O evento ainda terá mostras e workshops de dança, além de outras manifestações da cultura do hip hop.

Realizado sempre no período de férias, o Urbandance teve inicio em 2010, apenas como oficina de dança e sem muitas pretensões, lembra o diretor e coreógrafo Marcos Mattos. Com o crescimento do projeto, até o espaço para realização do evento precisou ser repensado.

“Quando começamos com as oficinas de férias, nossa intenção era reunir apenas os grupos da antiga Casa de Arte Dançurbana. Mas então a demanda foi aumentando e nós sentimos a necessidade de ampliar o evento”, diz.

Uma das novidades vai ser curso intensivo de dance hall, modalidade da dança urbana de origem jamaicana. O Jam, é uma roda de danças onde cada participante improvisa uma coreografia ao som de diferentes estilos musicais.

Nas batalhas de AllStyle, os dançarinos participantes vão competir entre si, mostrando o que cada um sabe de melhor quando o assunto é dança de rua.

As mostras de dança ocorreram na sexta-feira e no sábado, às 19h, e o valor é super popular, só R$ 5,00. Além das manifestações da dança, haverá também feiras de roupas, livros e artes.

Os workshops serão ministrados pelos integrantes da Companhia Dançurbana e convidados. Um deles é o dançarino Rogger Castro, bailarino de artistas como Lexa e Mc Biel e ex-aluno da companhia.

Mesmo diante de um cenário delicado, devido ao atraso no pagamento dos editais da companhia, a expectativa da organização é criar um evento que se torne referência nacional.

“Tudo faz parte de um processo de resistência, já que fica cada vez mais difícil termos incentivos municipais e estaduais para dança. Nós queremos ampliar o Urbandance para que ele se torne uma referência no mundo da dança”, diz Marcos.

Em 2014, a companhia Daçurbana passou por 46 cidades com o projeto Palco Giratório do Sesc. Este ano, foi a única de Mato Grosso do Sul contemplada pelo programa de patrocínios O Boticário na Dança.

Além de diretor e coreógrafo da Companhia Dançurbana, Marcos é coordenador geral do Urbandance e um dos idealizadores da campanha #artesemcalote, movimento nas redes sociais criado por conta dos atrasos de mais de dois anos nos pagamentos do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais) e Fomteatro (Fundo de Fomento ao Teatro) da prefeitura.

Outras informações sobre o Urbandance estão na página do evento. 

Curta a página do Lado B no Facebook. 

Nos siga no Google Notícias