ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Diversão

Pela fantasia, estudante aluga casa para sessões de RPG e jogos de tabuleiro

Thailla Torres | 20/06/2016 07:09
Os jogos de tabuleiro se tornaram um estilo que conquista crianças e adultos. (Foto: Alcides Neto)
Os jogos de tabuleiro se tornaram um estilo que conquista crianças e adultos. (Foto: Alcides Neto)

Com a era da tecnologia, muita criança deixou de lado aqueles jogos de tabuleiro que eram fortes na década de 1990. Mas eles voltaram como parte da cultura nerd, sustentados pela memória de quem viveu essa época e sente saudades. Foi pensando nisso que Rodrigo Eiji Akamine, de 25 anos, resolveu abrir um espaço em Campo Grande que virou ponto de encontro, principalmente, para o público adulto.

Ele aluga a casa na Avenida Três Barras para jogos de tabuleiro e sessões de RPG, estilo de jogo em que os participantes interpretam os personagens. Também fornece os jogos e livros. Vendo que algumas pessoas tinham dificuldade para se encontrar e jogar o tempo que quisessem, o estudante resolveu arriscar e fazer da diversão um negócio.

No Mystical Space a diversão é paga por diária. “A gente tem planos de R$ 10 a R$ 20 dependendo do jogo de tabuleiro, em que a pessoa aluga e pode ficar aqui jogando”, explica.

Rodrigo fez da diversão um negócio para reunir os apaixonados por jogos. (Foto: Alcides Neto)
Rodrigo fez da diversão um negócio para reunir os apaixonados por jogos. (Foto: Alcides Neto)

Com temáticas atuais, os tabuleiros são mais complexos, coloridos e muitas vezes uma rodada pode levar horas para ser finalizada. “Diferente, por exemplo, de um Banco Imobiliário que era acostumado a jogar, hoje eles estão muito mais cativantes e atraindo jogadores de todas as idades. E claro que a maioria é adulto”, esclarece.

Para ele, o tabuleiro é saudade, com um encanto de infância. Na casa, há muitas opções. Tem para todos os estilos.

Diferente do videogame, ele acredita que os tabuleiros e o RPG são diversões que ajudam na criatividade e interação social. “Eu sempre tive muito apreço pelo jogo, mas eu era um pouco fechado, quando comecei a jogar fui me soltando e aos poucos fazendo mais amigos”.

Seja de ação ou aventura, sobre as mesas os olhares são atentos para cada jogo. No caso do RPG, em que os jogadores criam narrativas e interpretam as histórias de aventura, uma partida pode durar 8 horas. Parece muito, mas para quem está jogando, a hora passa sem ser notada.

João é o mais novo da turma. (Foto: Alcides Neto)
João é o mais novo da turma. (Foto: Alcides Neto)

“O bacana é que você desenvolve a lógica e a criatividade. Porque os jogos estão mais complexos e elaborados. O que faz com que as pessoas pensem e aprendam se divertindo”, argumenta.

E se para os adultos já vale a pena, para quem tem criança em casa, é melhor ainda. “Queremos trazer as pessoas para esse ambiente de jogo, porque muitas vezes uma criança não tem com quem jogar em casa ou não está perto de outras crianças, aqui elas podem vir com os pais ou amigos para se divertir”, diz.

João Sadao Arakaki, de 9 anos, é o mais novo na jogada. Concentrado, ele joga com outros colegas enquanto a mãe, Marina Arakaki, o aguarda do lado de fora da sala. “Ele gosta muito de jogar e como não tem com quem brincar, eu achei interessante trazer ele aqui, porque eu consigo desviar um pouco ele do mundo virtual”, comenta a mãe que já havia buscado locais semelhantes na cidade.

O Mystical Space abre sábado e domingo das 13h às 21h. Durante a semana, o espaço só funciona mediante reservas antecipadas. E o telefone para contato é (67) 99226-1653. A casa fica na Avenida Três Barras, 17, no bairro Vila Vilas Boas.

Os jogos desenvolvem a lógica e criatividade. (Foto: Alcides Neto)
Os jogos desenvolvem a lógica e criatividade. (Foto: Alcides Neto)
Nos siga no Google Notícias