A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

11/01/2013 08:32

Primeiro Sarobá do ano terá bate-papo sobre Carnaval e também música

Anny Malagolini
Objetivo do encontro é divulgar os movimentos culturais da cidade. (Foto: Divulgação)Objetivo do encontro é divulgar os movimentos culturais da cidade. (Foto: Divulgação)

O primeiro Sarobá do ano acontece neste fim de semana e tem como tema “Sambas, bambas e cateretês”, ritmos da música brasileira. Com discussões e arte, o projeto que leva o nome da poesia do corumbaense Lobivar Matos quer discutir com o público a cultura local. Entre os temas que serão abordados durante os dois dias está o Carnaval de Campo Grande.

Veja Mais
Humberto Gessinger, Ludmilla e Whindersson Nunes chegam no fim de semana
Ex-jogador de futebol abre diversão diferente: o jogo de sinuca com os pés

Hoje (11), a partir das 19h, a estará aberta para um seminário que levantará discussão sobre blocos de rua, cordões, bandas e corsos carnavalescos. O encontro será realizado na sede do Teatro Imaginário Maracangalha, loclaizado à rua Julio Dittmar, 26, bairro São Francisco.

No sábado (12), a partir das 17h, o foco será os produtos elaborados pelos artistas da terra. Haverá apresentações musicais com Pinto de Ouro, Julio Borba, Chicão Castro, Lenilde Ramos, Maria Mulata, Agemaduomi, Tambores Vento Bom, Beget de Lucena e Chico Santo. O evento também será no mesmo bairro, no bar da dona Carmem, localizado na rua Rui Barbosa, 4488.

Carnaval - O bate-papo em torno do carnaval pode reacender discussão sobre os desfiles das escolas de samba de Campo Grande. A Capital não vive um bom momento.

A Igrejinha, uma das principais agremiações da Capital, não vai entrar na avenida depois de 37 anos. Com o barracão interditado e sem local para ensaiar, a direção preferiu não arriscar e correr o risco de pagar multa.

Ação movida pelo MPE (Ministério Público Estadual) pede um projeto de readequação de espaço físico, com foco no isolamento acústico, mas o custo é alto e os responsáveis afirmam que a escola não tem condições de bancar a reforma.

A interdição gerou protesto, reclamação mas, sem retorno, a escola oficializou junto à Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande) a não participação na folia deste ano.

“Carnaval é a mãe das artes de rua. Envolve teatro e música. É o maior evento artístico de rua”, disse uns dos produtores do Sarobá, o ator Reinderson Valentim, de 30 anos, que lamenta a situação.




Quero parabenizar os idealizadores e organizadores do SAROBA manifestação e expreção Cultural literalmente a Céu aberto maravilha quero abraçar a todos em nome do Fernando Cruz, Kati, Pietro, por mais esse sucesso parabens...Em relação a Igrejinha, realmente o MPE, nos puniu por um evento realizado pela LIGA ESCOLAS DE SAMBA, PREFEITURA SEC.DE CULTURA DE MS. na RUA "FORA DE NOSSA SEDE"- , acatou 01(uma) denuncia "ANÔNIMA" alegação de sugeira PRÉCARNAVAL 2012, LÓGICO QUE UM EVENTO COM MAIS DE 3.000 PESSOAS, TEM O residuo no fim como ocorre nas feiras livres, no entanto a mesma Prefeitura e a Escola providenciaram a limpeza, más o COVARDE fotografou o local antes mesmo que fosse desmontado toda a estrutura. Nos ultimos 15 anos Ñ existe registros nas PM/PC de conflitos na Escola. hufa
 
Paulo Freire Thomaz em 18/01/2013 09:01:35
A INTERDIÇÃO DA QUADRA DA IGREJINHA E O CONSEQUENTE AFASTAMENTO DA ESCOLA DO CARNAVAL DESTE ANO EH UM FATO LAMENTÁVEL QUE ENTRISTECE NÃO SÓ AQUELES QUE COMO EU DESFILAVAM PELA ESCOLA COMO DE RESTO TODO O CARNAVAL DE CAMPO GRANDE. HÁ ANOS FREQUENTO A ESCOLA COM MINHA ESPOSA E NUNCA PRESENCIEI ALI UMA ÚNICA BRIGA OU ALGAZARRA QUE PUDESSE DENEGRÍ-LA. É UM LOCAL DE CONVÍVIO FRATERNO, MAS INFELIZMENTE NEM TODOS ENTENDEM O QUE É A ALEGRIA DE UM VERDADEIRO CARNAVAL.
 
CARLOS MARUN em 12/01/2013 09:59:21
Acredito que o MP de MS tem sua relevancia em algumas ações em nosso municipio, porém esse tipo de medida é exagerada e como alguns manifestaram tambem é percepitivel que nem todos são tratados da mesma forma.Cabe a quem se sente incomodado com o som da Escola de Samba, se sua igreja ou qualquer outra manifestação cultural de seu agrado não incomoda seus vizinhos.TEMOS DE TER BOM SENSO!
 
Carlos Lima em 12/01/2013 09:31:50
12 de janeiro - Nascimento de Lobivar - Parabéns Lobito, o idealizador de uma mistura chamada Sarobá.
 
Susylene D. Araujo em 11/01/2013 21:47:10
Porque o MPE e as "Autoridades" não pedem revestimento acústico e não fazem a mesma fiscalização no Santa Fé, casa de show da Rua Brilhante, onde já saiu até morte e todo fim de semana é uma bagunça danada. Será que é porque os Seguranças da casa são todos policiais, que fazem "bico" nas horas vagas? Por que essa diferença na fiscalização??
 
Mário B. Ferreira em 11/01/2013 20:00:52
esse pessoal do mpe, realmente nao tem criterio de nada, proibem tudo como se fossem pessoas de outro planeta, fui criado em frente a escola de samba da vila carvalho, e nunca se falou de barulho ou isolamento acustico, de onde esses caram tiram essas coisas. um ex. fui de ferias no fim do ano em sao paulo, la na feira livre se vende nas bancas sem frezer, peixes , frangos tudo in natura aqui proibem ate a venda de leite caipira, frango , queijos e outras coisas nas feiras tudo baseado em leis criadas pelo mpe. um absurdo
 
helio cardozo em 11/01/2013 18:32:58
Concordo Edson, o MPE tem conseguido destruir manifestacoes culturais populares, como a Exposicao, os shows abertos e agora ataca o carnaval, atraves da mais tradicional escola de samba de Campo Grande, a Igrejinha. Isso demonstra o total desprezo da intituicao pelas camadas mais pobres da populacao, que nao podem frequentar os saloes climatizados com forracao acustica adequada.
 
Leonardo Costa em 11/01/2013 17:31:19
Diga-se de passagem, não existe na história do carnaval brasileiro nenhuma quadra de escola de samba com isolamento acústico....O MPE deu um grande fora, esta é a verdade.
A imprensa não investigou e deixou passar este absurdo!!!!
Tudo por causa de um vizinho que mora a 150 METROS DA QUADRA DA DESCOLA DE SAMBA...
Até agora eu não acredito no que aconteceu!
 
edson carlos contar em 11/01/2013 13:26:06
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.