ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Diversão

Que tal virar o ano no Pantanal? Pacote tem passeio e ceia à moda pantaneira

Paula Maciulevicius | 13/09/2016 06:15
Passeio de chalana na fazenda San Francisco.
Passeio de chalana na fazenda San Francisco.

A dona descarta a palavra "Réveillon", por achar que Pantanal não combina com festa. "Aqui na fazenda é para sair do agito e vir curtir o sossego do Pantanal na mudança de ano", explica Elizabeth Prudêncio Coelho, de 63 anos, sobre suas preferências. Sócia-proprietária da Fazenda San Francisco, em Miranda, é ela quem vai para a cozinha preparar a ceia à moda pantaneira. 

"Faço a lentilha para dar sorte à meia-noite. Neste dia, é um buffet mais elaborado, com porquinho no forno à brasa, fogos sem barulho e champanhe", descreve. Desde 2004, ela e a família abriram as porteiras da fazenda para receber visitantes na virada de ano. O turismo é a atividade que a propriedade rural adentrou, em 1998, depois da pecuária e da lavoura. Os 15 mil hectares que pertencem à Beth e o marido, Roberto Coelho, foram dados aos pais dele, Hélio e Cynthia, pelo patriarca da família Laucídio Coelho. 

Médico, Hélio se especializou em San Francisco, na Califórnia, onde conheceu a esposa, Cynthia e daí vem o nome da fazenda, como homenagem à ela. "A gente abriu a fazenda em 1975, quando o Dr. Hélio recebeu do seu Laucídio, era um retiro sem infraestrutura nenhuma. Em 1983, veio a lavoura e os canais de irrigação deram incentivo para o turismo, com o aumento dos animais", resume dona Beth.

Baile na fazenda.
Baile na fazenda.
Cavalgada pelo Pantanal. (Foto: Heberton Alves)
Cavalgada pelo Pantanal. (Foto: Heberton Alves)
Safari fotográfico. (Foto: Carol Coelho)
Safari fotográfico. (Foto: Carol Coelho)

Parceira de projetos de estudo e preservação das onças, a fazenda se gaba por oferecer aos visitantes passeios onde eles podem ou não dar de cara com o felino. Na alta temporada, a San Francisco chega a receber 120 pessoas por dia. E para a virada de ano, a limitação é de 50 pessoas divididas nos 14 apartamentos.

"Muita gente vem de São Paulo para o Pantanal. Eles já vem para tirar férias, fugir do movimento de cidade grande e já emenda com Bonito ou vice e versa", conta a dona. A proximidade da fazenda ajuda os turistas que querem conhecer as duas belezas do Estado. "Nós somos a fazenda do Pantanal mais próxima de Bonito, são 164 quilômetros", contabiliza.

Roteiro - As reservas para o Ano Novo podem ser feitas para três ou quatro noites, a contar do dia 29 de dezembro. Dentro do cronograma, estão as atividades diárias como canoagem, passeio de contemplação no corixo da fazenda, cavalgada no cerrado e pelas áreas de criação de gado da fazenda, focagem noturna de animais silvestres, passeio de chalana com pescaria de piranhas. barco safari pelo Rio Miranda, safari fotográfico e trilha do Carandá.

Trilha do Carandá . (Foto: Edir Alves)
Trilha do Carandá . (Foto: Edir Alves)
Focagem noturna. (Foto: Carol Coelho)
Focagem noturna. (Foto: Carol Coelho)

"A focagem é um passeio que a gente faz para ver os bichos de hábitos noturnos e tentar ver a onça, o mais difícil de todos, mas temos tido sucesso", brinca dona Beth. No passeio de chalana, a dona explica que dentro da fazenda foi feito um corixo onde não se pesca peixe nobre, somente piranha que não entra na Piracema e é permitida a pesca o ano todo.

"O safari fotográfico é um passeio em torno da lavoura de arroz irrigado, onde tem canais de irrigação onde se vê mais quantidade de jacarés e numa trilha suspensa, no meio dela, tem um Carandá muito alto", descreve Beth.

As reservas podem ser feitas desde agora para a virada de ano. O valor médio, por pessoa, sai a partir de R$ 1,8 mil. Informações pelo site ou Facebook da fazenda San Francisco.

Canoagem, uma das atividades da fazenda. (Foto: Carol Coelho)
Canoagem, uma das atividades da fazenda. (Foto: Carol Coelho)
Nos siga no Google Notícias