A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

20/06/2014 15:15

São João de Corumbá começa amanhã e terá show de Sá e Guarabyra

Ângela Kempfer
Festejos reúnem milhares de pessoas em Corumbá no mês de junho. (Fotos: Prefeitura de Corumbá)Festejos reúnem milhares de pessoas em Corumbá no mês de junho. (Fotos: Prefeitura de Corumbá)

Os preparativos começam na casa dos corumbaenses. Uma organização coletiva para a maior e mais tradicional festa junina de Mato Grosso do Sul. A novena já abriu as comemorações do Arraial do Banho de São João em Corumbá, mas as danças, andores e comidas típicas só surgem a partir de amanhã e seguem até 23 de junho.

Veja Mais
Festival das Artes é novo espaço da cultura e começa com mais de 10 shows
Humberto Gessinger, Ludmilla e Whindersson Nunes chegam no fim de semana

O momento emocionante ocorre na próxima segunda-feira, quando a população descerá a ladeira rumo ao Rio Paraguai carregando os andores e ao som da banda de ladainha, para banhar a imagem do santo nas águas. Serão mais de cem andores, segundo a prefeitura de Corumbá, percorrendo a Ladeira Cunha e Cruz até a prainha do Porto Geral.

Mas a programação também terá o tradicional, com concursos, shows musicais, barracas de comidas, bebidas e doces típicos.

No sábado, estão programadas apresentações de quadrilhas e também concurso de andores. No dia 22, a disputa entre quadrilhas abrirá a festa às 18h e à noite terá ainda a principal atração musical, o show de Sá e Guarabyra, a partir das 21h30.

No último dia, haverá o banho do santo a show pirotécnico a meia-noite, para marcar a chegada do dia de São João, comemorado em 24 de junho.

Banho do santo será na segunda-feira.Banho do santo será na segunda-feira.

O esquema de segurança envolve Polícia Militar e Guarda Municipal, além de câmeras de monitoramento.

Nesta semana, a prefeitura da cidade entregou os certificados de "agentes culturais" para os 96 festeiros de São João cadastrados este ano. São eles os responsáveis pela manifestação popular e que mantêm o evento vivo como expressão pantaneira.

Em 2014, técnicos do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) vão visitar a cidade durante o evento, depois de reaberto o processo de registro da Festa de São João de Corumbá como patrimônio imaterial brasileiro.

Show de Sá e Guarabyra será no domingo.Show de Sá e Guarabyra será no domingo.



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.