ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Diversão

Sem decisão favorável até 5ª feira, Expogrande será cancelada

Aline dos Santos | 05/03/2012 17:04

Acrissul atua em duas frentes para liberar shows

No ano passado, feira foi realizada após acordo com o MPE. (Foto: João Garrigó)
No ano passado, feira foi realizada após acordo com o MPE. (Foto: João Garrigó)

A próxima quinta-feira será decisiva para a Expogrande 2012. De acordo com o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, sem uma decisão favorável, será convocado uma entrevista coletiva para anunciar o cancelamento da feira.

Até lá, a Acrissul atua em duas frentes. Na Justiça, a associação vai recorrer da decisão do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que no último dia 28 de fevereiro, derrubou a liminar que liberava os shows.

A decisão foi do desembargador Sidnei Soncine Pimentel. Para o magistrado, a realização das apresentações vai contra ao TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o MPE (Ministério Público Estadual), que permitia shows somente no ano passado.

Em outra trincheira, a Acrissul protocolou na prefeitura de Campo Grande o projeto sonoro para a realização dos shows. Conforme Maia, o projeto segue o mesmo padrão que permite realizar show no Jockey Club. Se obtiver a licença ambiental, a direção atende à exigência do Ministério Público.

Cancelamento – De acordo com Francisco Maia, a decisão de estabelecer a quinta-feira como data-limite atende solicitação da Associação das Raças. Depois desta data, não há tempo hábil para realizar os julgamentos e leilões de animais. A parte musical também foi afetada, porque não há como confirmar o dia dos shows com os artistas. A 74ª Expogrande está prevista para acontecer de 12 a 22 de abril.

A feira só não foi realizada em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. O MPE exige itens como barramento acústico, ligações de esgoto, banheiros modernos, e tratamento de dejetos em separado (da exposição de animais).

A prefeitura já concedeu licença ambiental para a parte agropecuária da feira, que movimentou R$ 155 milhões na última edição. Com a Lei do Silêncio, aprovada no ano passado, foi proibida a realização de shows no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Em 2011, o acordo com o MPE definiu critérios para a realização dos shows, como o horário de término às 23h.

Nos siga no Google Notícias