A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

05/02/2013 07:39

Troca na Prefeitura acaba até com bloco que já era tradição no Carnaval

Ângela Kempfer
Desfile do Fubá pelas ruas de Campo Grande.Desfile do Fubá pelas ruas de Campo Grande.

Todo Carnaval em Campo Grande começava com o desfile do Bloco do Fubá. Eram milhares de pessoas, puxadas por servidores públicos estaduais e municipais, que criaram o grupo em 2004. Mas como muitas outras mudanças neste início de ano, o Fubá também acabou.

Veja Mais
Procura-se um padrinho que ajude na guinada de um cantor sertanejo
Antiga casa noturna virou 2 na Afonso Pena e reabre com lounge e pub sertanejo

Como a movimentação na sexta-feira permaneceu firme por 8 anos, o bloco até poderia ter vingado como patrimônio da cidade, mas não foi o que ocorreu.

Um dos criadores, o presidente da Fundação de Cultura do Estado, Américo Calheiros, diz estar “triste pela cidade”, mas conta que já estava afastado do bloco. “No ano passado não fui chamado a participar e acabei me afastando”, lembra.

O Fubá surgiu em uma época de decadência acentuada no Carnaval de Campo Grande, com falta de ânimo do público e dinheiro do governo. “Criamos o Fubá para incentivar a criação de outros blocos, para levar o povo para rua, porque isso é o mais importante, é o que movimenta a festa”, explica.

Com o passar dos anos, o número de blocos e cordões cresceu e hoje a associação que representa os 13 grupos recebe recursos do Município para distribuir entre os associados como incentivo.

Com a troca de prefeito, a atual administração não se interessou pelo Fubá. Mas o pior é que nem os seguidores se importaram a ponto de abrir mão do investimento público - que bancava o trio elétrico, e encarar a rua só na base da alegria.

A justificativa da Fundação de Cultura, responsável pela organização do bloco, é falta de dinheiro em caixa, diz a diretora da Fundac, Clarice Benites. “Não tinha dinheiro nem tem tempo hábil para organizar”, completa. 

A promessa é de retorno em 2014, mas com outro nome. A avaliação é que o Bloco do Fubá tinha a cara da antiga administração, por isso a necessidade de alteração. Além da marca Nelsinho, também levava a carga Puccinelli. Um dos criadores foi o secretário de governo, Osmar Gerônimo. Realmente, na lista de quem costumava se divertir estão outros secretários, deputados e vereadores da base aliada. 

Alguns dizem que os servidores eram obrigados a aderir. O fato é que no ano passado quase 5 mil pessoas acompanharam o Fubá, segundo estimativa da Polícia Militar e, durante o tempo que desfilou, dinheiro do município foi investido para que o bloco servisse de estímulo ao Carnaval de Campo Grande.

 




O Carnaval é cultura brasileira e quem gosta de carnaval, tambem paga impostos e merecem ser respeitados como cidadãos, não advogo em causa própria, não curto carnaval, mais aprecio a cultura e a cidadania, e não discrimino quem gosta....
 
daniela dias em 06/02/2013 01:39:24
Campo Grande nunca teve um carnaval descente, mesmo com ajuda de dinheiro publico, acabou tarde a farra de gasto com dinheiro da sociedade, quem gosta de carnaval pode se divertir em Clubes, que fazem a festa, agora tem que pagar, com seu proprio ganho e não ficar esperando que o governo faça a festa. Tem muitas coisas para melhorar na nossa Cidade em vez de gastar dinheiro com carnaval, pode ter certeza que quem esta chorando é quem é beneficiado pessoalmente e muitas vezes nem gasta todo recurso para o qual foi destinado, produzindo "espetaculo de horrores" de pessima qualidade para a cidade que em vez de projetar a Cidade, acabamos é virando chacotas para os turista que passam por nossa Cidade neste periodo. Agora entendo porque o melhor Carnaval è Corumba...........
 
Edson Arce em 05/02/2013 22:31:43
eu acho que acabar com o bloco do fuba é uma grande bobagem e só pra atacar o antigo prefeito ,e isso não importa mais é passado e quem vive de passado é museu ,o bernal precisa entender que antes da guerra entre ele e o nelsinho vem a felicidade das pessoas campo grande já não tem nada para nos diverti e ainda acaba com o pouco que tem,usando até mesmo a epidemia de dengue como justificativa,isso é pra acabar nné? pois afinal a verba que veio pra combater a dengue foi bem grande eu espero realmente que tudo isso vala a pena ,eu não acho ,mais...
 
adriana campos em 05/02/2013 21:28:39
Graças a Deus sossego! Bancar com dinheiro público esse lixo que é o carnaval em Campo Grande?! Tem mais é que acabar de vez! Só cachaça, droga, promiscuidade e acidente de trânsito! Obrigado Srº Prefeito Bernal por parar com essa demagogia do passado.
 
Gustavo Ribeiro em 05/02/2013 21:11:50
Nossa qe povo chato voces ein. e povo mediocre. daqui a pouco campo grande será uma cidade chata e as moscas. porque ninguem vai querer aparecer por aqui. ainda mais com um povo chato desse jeito. #prontofalei.
 
Carine Pereira em 05/02/2013 20:20:23
até que enfim uma boa noticia da nova administração deviam acabar com os desfiles de escola e tudo que se refere a carnaval ocupar a verba em outras coisas
 
cristina quirino em 05/02/2013 18:46:51
Esse dinheiro gasto com aquela bagunça nas ruas podem ser muito bem gastos em outras situações para população, como saúde e educação....
 
Cássia Garcia em 05/02/2013 17:45:05
É incrível o "dom" que os políticos desse estado têm de unir forças contra a cultura! O carnaval faz parte da cultura popular brasileira. Ao invés de acabar com aquela pouca vergonha que é a Fernando Corrêa da Costa no carnaval e reveillón, opta-se por acabar com um bloco tradicionalista e com o carnaval de rua. E acaba-se com festas, com barulho, com bebida, com ensaios das escolas de samba... Quem será o próximo "governista" da Fazenda Grande? Porque, afinal de contas, é isso que Campo Grande (supostamente uma capital) está se tornando!
 
Ricardo Franco em 05/02/2013 17:41:46
Fazer festa com dinheiro dos outros e fácil. E não precisa de dinheiro para fazer festa, a festa de Carnaval e do povo e não do poder publico!!!!
 
marcelo souza em 05/02/2013 17:12:03
isso mesmo bernal ja estava na hora de acabar com esse carnaval de rua{desfile} e um vergonha fantasia horroroza,já foi bonita os desfile de rua eu tenho vergonha de ver desfile de rua aqui de campo grande.e gente caindo do salto,e fantasia faltando pedaço,gente que não sabe sanbar meu deus e horrorozo
 
IRENE FATIMA BARRIOS NEVES em 05/02/2013 17:00:39
Tem que falar dos funcionários, como se ficássemos sem fazer nada o dia todo: RESPEITO É BOM PARA TODOS!!!!
 
Rogério Maia em 05/02/2013 16:41:20
ACABOU TARDE!!
 
FLÁVIA QUEIROZ em 05/02/2013 16:24:41
Parabéns Bernal pela opção, antes a SAÙDE, do que festa de carnaval!!! Essas festas populares só dá morte, acidentes de trânsito após ingestão de bebida alcólica e um monte de mulheres dando a luz .
 
Cristiane Lima em 05/02/2013 16:16:31
Vão procurar o que fazer pessoal! Festa já acabou!
 
Etiene Rodrigues Mendonça em 05/02/2013 15:56:36
É ISSO AI BERNAL, TEM QUE ACABAR COM A FARRA, USAR DINHEIRO PUBLICO PARA PROMOVER CARNAVAL É UM ABSURDO, TEM QUE ACABAR COM AS REGALIAS DESSE FUNCIONARIOS, E COLOCAR PRA TRABALHAR. ATÉ PARECE QUE A DENGUE É CULPA DO BERNAL, EM OUTROS ANOS TIVERAM OUTRAS EPIDEMIAS, E A CULPA É DO POVO, QUE NÃO LIMPA SUAS CASAS E TERRENOS, AGORA VEM FALAR COISAS QUE NÃO SABE.
 
PAMELA BONELLI em 05/02/2013 15:48:25
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, o fubá virou mingalllll!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
maria candida em 05/02/2013 14:07:09
Oh Altamir Batista. Acorda cara, você é puxa sa... do atual prefeito ou qual é a sua?! Veja a notícia relativa aos livros, esse Bernal sequer distribuiu os livros e isso que falta somente um dia para começar as aulas!!!! Nosso atual prefeito está se mostrando uma verdadeira barata tonta, que não sabe administrar, não sabe montar equipe, demonstra não saber nada de nada. A dengue está tomando conta. As obras estão paradas. Os bairros estão pedindo socorro. Os funcionários estão reclamando de cortes. E o Bernal? O Bernal foi passear em Brasília, pedir recursos, coisa que deveria deixar para os Deputados e Senadores, pois essa é a função deles. Acorda Altamir!!!!
 
Rogério Luiz em 05/02/2013 14:00:50
Pelo que li, a matéria quer justamente falar disso, do dinheiro público que é investido por anos e depois não vale mais pra nada. Não vejo como apoio ao Nelsinho ou ao Bernal, pelo contrário. Vejo como puxão de orelha nos 3 lados, incluindo o dos foliões, que não estão nem aí para no que eles mesmo transformaram em tradição. A antiga administração errou porque ficou personificando o que era para ser popular, espontâneo. A atual erra porque poderia fazer direito, pegar um movimento popular e incentivar, fazer com o bloco do fubá fosse mesmo dos servidores. É uma pena, porque o carnaval de rua é legítimo, coisa do Brasil, de alegria.
 
silas fausto em 05/02/2013 13:47:27
Da proxima vez, votemos todos nos candidatos de sempre, assim não mudará nada e todos poderemos pular carnaval no bloco que nos mandarem. Democracia pra que? é tão arriscado... vai que uma hora mudamos e acertamos, não é mesmo?
 
rogerio candido da silva em 05/02/2013 12:42:42
Carnaval é cultura popular, é parte integrante da alma do povo. Campo Grande não tem cultura do carnaval, apesar do bom carnaval de rua das escolas. Já brinquei nesse bloco mas não sabia que era totalmente subsidiado por verba pública, no que sou contra por motivos óbvios. DINHEIRO PÚBLICO tem que ter outras prioridades bem mais urgentes para a capital. Que para 2014 seus organizadores e participantes consigam patrocínio privado e façam um ótimo carnaval. Mas Bernal, trocar o nome do bloco por "picuinha política" é ABSURDO. Não comece seu governo andando para trás......
 
Paulo Roberto em 05/02/2013 12:41:41
Pela cara das pessoas nesta foto , eles já sabiam que "este ano acabariam com o bloco".
 
roberto higa em 05/02/2013 12:31:25
È isso ai Bernal, nao tem mesmo que financiar esse bloco de grupinho de politicos de gestoes anteriores.Vamos trabalhar,comprar merenda e cadernos para nossas crianças.Vamos pensar no social ,na epidemia de dengue e pula carnaval cada um com seu dinheiro !
 
altamir batista de amorim em 05/02/2013 12:12:25
A prefitura investe em folia, despois tem que gastar com indenizações provocado por acidentes de transito ocorrido apos os foliões beberem e sairen dirigindo!! gasto duplo!!! Parabems a iniciativa do corte no gasto desnecessario.
 
Leandro Garai em 05/02/2013 11:57:36
É muitas mudanças mesmo néh senhor Alcides Bernal!!! Porque não muda o nome do municipio tambem? Porque tambem tem carga do André, do Nelsinho, do Juvencio.....
Francamente, é um dos prefeiros mais ricos do Brasil e ainda não conseguiu cubrir as despesas da campanha!!!!
 
Klebber da Silva em 05/02/2013 11:22:39
E tome mudanças kkkkkk.
 
Marcos Nogueira em 05/02/2013 10:31:46
Como o povo brasileiro é lamentável...a prefeitura atrasa salários, faltam medicos nas UBS, etc etc etc...ninguem reclama, mas falou em cancelar festas de carnaval que o povo fica louco.Bando de idiotas !!!!
 
marcos smoliak em 05/02/2013 10:24:04
Hahahahaha, "Bloco vai na marra" foi o melhor comentário de todos! Na foto as caras de desânimo são maioria mesmo! Só vai faceiro quem tá com o bolsinho cheio, ou seja, uma mesma minoria de sempre!
Tem que parar com essa graça mesmo de injetar dinheiro público em bloco. Campo Grande nao tem tradição e nem organização suficiente pra bancar um Carnaval com dinheiro público, ainda mais no meio do CAOS da dengue!
Cada integrante que compre seu abadá e sua cerveja que o bloco ta garantido! Topam, servidores municipais?
 
Suellen Kemp em 05/02/2013 10:19:06
é lamentavel certos comentarios, a cidade esta carente de moradias,esta carente de obras sociais para atender os mais precisados,esta carente investimentos em saúde,dengue e tantas outras coisas,,,e tem gente que ainda critica cortes em farras,carnavais e outras mazelas,quer farrear,faça-o com seu dinheiro,que carnaviar,carnavei com seu dinheiro ,quando aparece alguem disposto a brecar tudo isso,ai esse alguem não presta..dou credito ao prefeito,e acredito que todas os homens e mulheres de bem e bom senso estão apoiando as iniciativas do prefeito..agora os mamadores e aproveitadores esses estão alvoroçados
 
tadeu ferreira em 05/02/2013 10:15:10
BOM COM UMA EPIDEMIA DE DENGUE,COM ESSES POLITICOS CORRUPTOS,QUERENDO ACABAR COM O MANDATO DO BERNAL,DIFICULTANDO CADA PASSO DELE,ASSIM FICA COMPLICADO,AI SO NOS QUE LEVAMOS E PAGAMOS O PATO,COMO SEMPRE,COM AUMENTO DE VEREADOR,DEPUTADOS E TUDO,ASSIM FICA FACIL QUERER BLOCO,SO QUE É DESDE SEMPRE Q O CARNAVAL EM CAMPO GRANDE É ASSIM,SO AGORA VEM RECLAMAR ACORDA CAMPO GRANDE
 
LAURA CRISTINA em 05/02/2013 10:07:11
Tradição paga com dinheiro público ? Faça-me o favor ! Enquanto isso a dengue correndo solta, gente morrendo...mas o povo gosta mesmo do pão e circo.
 
Marcos Paulo Hypollito em 05/02/2013 10:04:15
Bem feito!! nao queria mudanças, agora estão colhendo mais essa , quem mandou votar no Bernal!!!!!!!!
 
clarissa carla em 05/02/2013 09:50:53
O carnaval faz parte da cultura brasileira, porém usar o dinheiro público para isso, é uma falta de compromisso com o povo, que necessita de mais investimentos em Educação, Saúde e Segurança.
 
Wilson do Prado Gonçalves em 05/02/2013 09:50:49
Como pode!!! Alegria tem partido... O carnaval é uma festa popular portanto sem partido. Muito triste isto. Se até na alegria o "povo" não pode se misturar fica dificil acabar com esta "guerra" que tá sempre procurando culpados para o que foi feito ou deixou de fazer. Esta na hora de esquecer partidos, politicos da oposiçao e governar para o POVO. Vamos trabalhar
 
Lourdes Oliveira em 05/02/2013 09:35:24
devia ter troca de prefeitos todos os anos.
 
marcos cesar em 05/02/2013 09:35:02
Quem participa do bloco que deve pagar as despesas.... quando a grana é publica (nossa grana) ninguém reclamava, só pulava o carnaval. Espero que o ano que vem eles ( o pessoal desse bloco) si organizem e não fiquem reclamando e colocando a culpa na administração atual ou algo parecido.
 
Cleverson Ledesma Nogueira em 05/02/2013 09:33:06
Será que as obras dos governos anteriores tambem serão desfeitas por causa das cores da antiga administração?
 
Eric Dutra em 05/02/2013 09:28:52
Gente, trocar o nome do bloco é acabar com o espirito da coisa. Idiotice, o bloco foi criado como uma forma de interacao e confraternizacao entre os servidores, era uma alegria só. As eleicoes já se passaram, agora é momento de ser apartidario e pensar na cidade de Campo Grande. Daqui a pouco o Sr. Peralta vai querer retirar os canteiros da regiao central da cidade, acabar com a feira central, com o camelodromo, fechar a rodoviaria. Tudo tem o dedo e a cara de administracoes passadas, politica é isso. Para vc construir sua historia nao precisa acabar com a historia dos outros, sair por aí acabando com ideias tao bacanas e/ou trocando placas. Politicos do meu MS aprendam a construir com dignidade duas historias. Infelizmente as eleicoes para vcs nao acabam em outubro. Tenham dignidade.
 
felipe de souza em 05/02/2013 09:19:40
seria uma vergonha a prefeitura gastar com carnaval tendo uma epidemia de dengue na cidade.
 
anderson sobral em 05/02/2013 09:13:30
Impressionante é a animação dos componentes deste bloco....... acho q devia chamar "Bloco vai na marra".......
 
osvaldo abreu em 05/02/2013 09:12:13
MAL COMEÇOU O ANO, BERNAL PÔS TUDO ABAIXO, CORTOU GRATIFICAÇÕES DO PESSOAL DA EDUCAÇÃO(VERBA FEDERAL), DO PESSOAL DA CENTRAL DE ATENDIMENTO, DOS ARQUITETOS/ENGENHEIROS, MANDOU REVOGAR TODOS OS DECRETOS/RESOLUÇÕES DO FINAL DO ANO PASSADO, AGORA ATE O BLOCO DO FUBÁ FOI A BAIXO...TA QUE NAO TEM VERBAS SE ERA UMA PARCERIA DO ESTADO COM O MUNICÍPIO. JA TINHA UMA VERBA PREVISTA SEPARADA DESDE MUITO ANTES. MAS TODOS SABEMOS QUE TUDO QUE FOI CRIADO OU DISPONIBILIZADO COM A CARA DO NELSINHO OU DO ANDRÉ O BERNAL TA ELIMINANDO! PORQUE AGORA ELE QUER TUDO COM A CARA DELE, DO JEITO DELE.
 
Larissa Menezes em 05/02/2013 09:11:27
não interessa se é bom ou ruim, o que interessa é que era da administração anterior.esta regra vale para obras, programas, ações e tudo o mais dos políticos.imagino a fortuna que será gasto para trocar todos os logotipos em todos os documentos da prefeitura, dos veículos, placas e painéis publicitários.uma vergonha num país sério, mas comum no país dos absurdos.
 
Carlos Henrique em 05/02/2013 08:58:21
Que vergonha..... onde já se viu carnaval atado a prefeito e governador? Carnaval é tradição e tradição é povo...é povo. Os prefeitos e governadores ESTÃO, o povo É...sempre SERÁ. O Fubá é de Campo Grande e não de politicos. Eles tem é que contribuir sim, afinal quem paga os salários deles somos nós. Nós que pagamos impostos e que merecemos diversão.
 
marilene veiga em 05/02/2013 08:46:48
Matéria interessante feita para denegrir a imagem do Prefeito que não faz parte da panelinha. Está certo! Raparam o tacho, congelaram o IPTU, deram um estrondoso aumento para os "legisladores", há tempos não vem cuidando do problema da limpeza urbana para evitar a dengue (verba da União para isto fez o fumacê sumir há tempos), buracos e ruas mal conservadas onde não há obras com verbas do PAC etc etc etc. Uma gestão inteira e não resolveu o problema da Santa Casa. etc etc. Carnaval?... O que?
 
Ezio Jose em 05/02/2013 08:45:39
oras bolas pq o governo do estado não manteve o bloco afinal não era eles que participavam da festa agora vem cobrar do Bernal? kkkk vixi ficaram de fora do bloco..
 
Silas Nunes em 05/02/2013 08:08:47
valeu prefeito bernal . em plena epdemia de dengue pular para que ? prefiro ver o desfile do fumacê na minha vila ( coopatrabalho).
 
roniie roriz em 05/02/2013 07:50:56
Campo Grande nunca teve e nem nunca vai ter Carnaval.... Carnaval mesmo é em Corumbá!!!!!
 
Julio Lopes em 05/02/2013 07:50:33
imagem transparente

Compartilhe

Classificados