ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Diversão

Troca na Prefeitura acaba até com bloco que já era tradição no Carnaval

Ângela Kempfer | 05/02/2013 07:39
Desfile do Fubá pelas ruas de Campo Grande.
Desfile do Fubá pelas ruas de Campo Grande.

Todo Carnaval em Campo Grande começava com o desfile do Bloco do Fubá. Eram milhares de pessoas, puxadas por servidores públicos estaduais e municipais, que criaram o grupo em 2004. Mas como muitas outras mudanças neste início de ano, o Fubá também acabou.

Como a movimentação na sexta-feira permaneceu firme por 8 anos, o bloco até poderia ter vingado como patrimônio da cidade, mas não foi o que ocorreu.

Um dos criadores, o presidente da Fundação de Cultura do Estado, Américo Calheiros, diz estar “triste pela cidade”, mas conta que já estava afastado do bloco. “No ano passado não fui chamado a participar e acabei me afastando”, lembra.

O Fubá surgiu em uma época de decadência acentuada no Carnaval de Campo Grande, com falta de ânimo do público e dinheiro do governo. “Criamos o Fubá para incentivar a criação de outros blocos, para levar o povo para rua, porque isso é o mais importante, é o que movimenta a festa”, explica.

Com o passar dos anos, o número de blocos e cordões cresceu e hoje a associação que representa os 13 grupos recebe recursos do Município para distribuir entre os associados como incentivo.

Com a troca de prefeito, a atual administração não se interessou pelo Fubá. Mas o pior é que nem os seguidores se importaram a ponto de abrir mão do investimento público - que bancava o trio elétrico, e encarar a rua só na base da alegria.

A justificativa da Fundação de Cultura, responsável pela organização do bloco, é falta de dinheiro em caixa, diz a diretora da Fundac, Clarice Benites. “Não tinha dinheiro nem tem tempo hábil para organizar”, completa.

A promessa é de retorno em 2014, mas com outro nome. A avaliação é que o Bloco do Fubá tinha a cara da antiga administração, por isso a necessidade de alteração. Além da marca Nelsinho, também levava a carga Puccinelli. Um dos criadores foi o secretário de governo, Osmar Gerônimo. Realmente, na lista de quem costumava se divertir estão outros secretários, deputados e vereadores da base aliada.

Alguns dizem que os servidores eram obrigados a aderir. O fato é que no ano passado quase 5 mil pessoas acompanharam o Fubá, segundo estimativa da Polícia Militar e, durante o tempo que desfilou, dinheiro do município foi investido para que o bloco servisse de estímulo ao Carnaval de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias