A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

21/08/2016 10:12

Violeiros fazem encontro no Sesc Horto com entrada gratuita

Willian Leite
Violeiros expondo seus instrumentos (Foto: Divulgação)Violeiros expondo seus instrumentos (Foto: Divulgação)

Amantes da viola terão a partir deste domingo (21) um encontro com as “Violas Brasileiras”, tema do Sonora Brasil, que levará ao Teatro Prosa do Sesc Horto , em Campo Grande, programação musical intensa e com entrada gratuita. As apresentações vão até 27 de agosto, sempre a partir das 20 horas.

Veja Mais
Ludmilla é uma fofa e mostra o que o funk pode ensinar ao nosso sertanejo
Coletivo de DJs organiza festas com música para 'dançar mais e reparar menos'

A programação começa com as Violas Singulares do trio composto por Sidnei Duarte, Rodolfo Vidal e Maurício Ribeiro. As violas singulares são aquelas que permanecem ligadas a gêneros musicais regionalizados, como o cururu e o siriri do estado do Mato Grosso e os ritmos tradicionais do cerrado.

No dia 24 é a vez das violas caipiras, com o duo Paulo Freire e Levi Ramiro. Os músicos, representantes do estado de São Paulo, vão apresentar repertório que trata desde exemplos mais remotos, como os recolhidos nas pesquisas desenvolvidas por Freire no interior de Minas Gerais e os que povoam a memória de Ramiro desde a infância, até compositores da atualidade, compondo um panorama do desenvolvimento do instrumento na região.

No dia 25 o som será das violas no nordeste, comandado pelo trio Ivanildo Vilanova, Cássio Nobre e Antonio Madureira. Os três músicos convidados, expoentes em suas áreas, reconhecidos pela dedicação ao repertório tradicional deste instrumento, apresentam uma síntese da presença da viola na cultura nordestina.

Por fim, no dia 27, violas em concerto, desta vez com o duo com Marcus Ferrer e Fernando Deghi. Eles apresentarão a viola no ambiente de concerto por meio de repertório que remonta ao período colonial brasileiro. E chega aos dias atuais pelo repertório de compositores contemporâneos que representam uma importante fase da música brasileira em que a viola caipira, consagrada no meio rural, abre espaços nas salas de concerto e vira objeto de estudos no meio acadêmico chegando, inclusive, a se tornar curso de bacharelado.

Em 2016, na 19ª edição, Violas Brasileiras traça um panorama da viola de cinco ordens e de variantes do instrumento que apresentam características peculiares e regionalizadas, relacionadas a práticas musicais restritas a ambientes geográficos pouco abrangentes.

Serviço:

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3311-4300. O Teatro Prosa do Sesc Horto está localizado na rua Anhanduí, 200.




imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.