ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Lado B

Encantado pelas miudezas, poeta fora da asa é eleito imortal na Academia de MS

Paula Maciulevicius | 24/06/2013 10:40
O poeta que se acostumou a comparecer aos próprios desencontros acrescenta o quadro da academia nos 42 anos de fundação. (Foto: comunicacao.fflch.usp)
O poeta que se acostumou a comparecer aos próprios desencontros acrescenta o quadro da academia nos 42 anos de fundação. (Foto: comunicacao.fflch.usp)

A poesia de quem voou fora da asa entrou para o rol de imortais da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, como Acadêmico Honorário e ostentando Cadeira de Honra da instituição. Título conferido por unanimidade ao mestre que inventou um truque para fabricar brinquedos com palavras e que se encantou ao passar os dias quieto, no meio das coisas miúdas.

O poeta que se acostumou a comparecer aos próprios desencontros acrescenta o quadro da academia dentro das comemorações de 42 anos de fundação. Nascido em Cuiabá, há 96 anos, Manoel de Barros usou a palavra para compor os próprios silêncios em inúmeras obras poéticas. E entre tantas homenagens e reconhecimento, estão dois Prêmios Jabutis, em 1989 e 2002.

Entre criar e tornar infinitas as coisas mais insignificantes e perecíveis, Manoel de Barros é visto como mestre da poesia em tão poucas palavras. “Definições de poesia existem inúmeras. Nenhuma tão apropriada, tão definitiva como ‘poesia é voar fora da asa’, com que Manoel de Barros nos brinda em ‘O Livro das ignorãças’, publicado em 1993. Até hoje não me lembro de alguém que tenha condensado de forma tão perfeita o mistério, o encantamento, as ilimitadas possibilidades do fazer poético em frase tão reduzida. Principalmente a liberdade de criar e tornar infinitas as coisas mais insignificantes e perecíveis”, descreve a escritora e acadêmica Maria da Glória Sá Rosa.

Fundada em 1971, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras conta com 40 Cadeiras, aos moldes da Associação Brasileira de Letras e registra uma história voltada para a defesa do regionalismo e cultivo da arte literária.
A Academia mantém atualmente projetos literoculturais importantes como, por exemplo, o “Concurso de Contos Ulisses Serra” e o “Concurso de Poesias Oliva Enciso” (ambos com inscrições gratuitas e premiações destinadas a escritores de Mato Grosso do Sul), o “Chá Acadêmico” (evento que acontece na última segunda-feira de cada mês, apresentando palestra de interesse da sociedade), o “Suplemento Cultural” e a “Revista da ASL” (já na 22ª edição), dentre outros. Possui página oficial na internet no endereço: www.acletrasms.com.br.

Nos siga no Google Notícias