ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Faz Bem!

Bom para tonificar músculos, galopar pode transformar o corpo em qualquer idade

Naiane Mesquita | 16/03/2016 13:42
Catarina de 12 anos fazendo aulas de equitação (Foto: Alan Nantes)
Catarina de 12 anos fazendo aulas de equitação (Foto: Alan Nantes)

A prática do hipismo traz benefícios para o corpo que vão além da mente e da postura. Em cerca de meia hora, os movimentos típicos da atividade promovem 1.8 mil ajustes tônicos e contrações musculares, que costumam deixar muitos alunos com a perna bamba após o exercício com o cavalo.

A fisioterapeuta e instrutora da Hípica Soberano, Micheli Carolina da Silva, garante que a atividade traz benefícios diretos para a musculatura do corpo. “Além de ajudar no equilíbrio e na coordenação motora, o praticante ganha força e resistência. Não sei o quanto perde de caloria, mas tanto o hipismo quanto a equitação, são atividades aeróbica e anaeróbicas”, ressalta.

A atividade seria responsável pelo estímulo do crescimento em crianças, funcionamento do aparelho digestivo e a melhora significativa do tônus muscular. A equitação seria responsável por trazer benefícios também para o sistema neurológico, equilibrando os ritmos dos batimentos cardíacos e aumentando o poder de coordenação psicomotora.

O pequeno Eduardo ficou mais calmo após iniciar a atividade (Foto: Alan Nantes)
O pequeno Eduardo ficou mais calmo após iniciar a atividade (Foto: Alan Nantes)

Para a administradora Renata Corrêa Santana, 38 anos, os benefícios foram bons tanto para ela quanto o filho, de 8 anos. “Melhorou a postura e o meu condicionamento físico. Sinto uma diferença no meu corpo, tenho mais força. Eu sempre gostei de cavalos, mas foi após meu filho começar a atividade que eu me interessei”, afirma.

As aulas para adultos duram em média 1 hora, já crianças menores de seis anos devem fazer cerca de meia hora. “O que os alunos vão notar é um enrijecimento muscular. Até por isso, vários profissionais indicam a atividade para quem é hipotônico, que tem perda do tono muscular, são pessoas mais flácidas, que respiram com dificuldades, a boca aberta, por exemplo. A atividade ajuda muito nesses casos. Até mesmo para quem sofre com o ronco”, ressalta Micheli.

Renata frisa que o filho Eduardo era muito agitado antes de começar a equitação. “Agora ele ficou bem mais calmo”, acredita. Essa mudança é também descrita como um dos benefícios das atividades para crianças, já que o cavaleiro desenvolve o papel de professor no treinamento do cavalo, o que exige disciplina, rotina e responsabilidade.

O preço em média das aulas é de R$ 196,00, a mensalidade. Além da Hípica Soberano, a atividade também é oferecida no Círculo Militar de Campo Grande. Informações sobre a Hípica Soberano pelo telefone (67) 3327-2565 e no Círculo Militar no número (67) 3384-6258.

Nos siga no Google Notícias