ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Faz Bem!

Com 4 exercícios é possível aliviar a lombar e livrar grávidas da dor nas costas

Naiane Mesquita | 22/03/2016 08:12
Esse é um dos mais comuns alongamentos e que pode ajudar muito a lombar de mulheres grávidas ou não (Foto: Divulgação)
Esse é um dos mais comuns alongamentos e que pode ajudar muito a lombar de mulheres grávidas ou não (Foto: Divulgação)

Quando o bebê começa a crescer na barriga da mãe é comum que as mulheres sintam dores na região lombar. Essa sensação tende a piorar conforme o bebê ocupa mais espaço. Foi pensando nesse incômodo que a personal trainer Andrea Filipovith, 34 anos, decidiu ensinar uma série de alongamentos simples que podem ajudar muito a aliviar essa área do corpo da mulher.

Dobre os joelhos, leve o tronco a frente e estique os braços
Dobre os joelhos, leve o tronco a frente e estique os braços

“São exercícios para fazer em casa até mesmo no colchão da cama, em um tapete mais mole, como de pilates ou para quem já tem filho aqueles de criança, que são confortáveis”, afirma Andrea.

A personal ressalta que cerca de 70% das grávidas reclamam de algum tipo de desconforto na região das costas, principalmente de 34 a 38 semanas de gestação. “É quando aumenta o volume, o neném fica mais pesado, tem a pressão intrauterina, das veias e artérias, além da mudança biométrica. Muda o eixo gravitacional, a postura fica mais arqueada, a lordose mais em evidência. São mudanças anatômicas normais”, explica.

Com as pernas em "borboleta" leve os braços a frente
Com as pernas em "borboleta" leve os braços a frente

A dor na lombar durante a gravidez é tão séria para algumas mulheres que a fisioterapeuta e doula Fabrina Jesus Flores, 37 anos, percebeu a necessidade de exercícios que aliviem essa região.

“Fui eu que pedi a Andrea que fizesse as fotos com as dicas de alongamento. A maioria das mulheres sentem algum tipo de desconforto na lombar. Não há contra indicação para os exercícios, a não ser que a gravidez seja de risco e tenha orientações específicas do médico”, frisa.

Dobre o quadril para o lado e estique as mãos
Dobre o quadril para o lado e estique as mãos

Ao todo Adriana passou quatro alongamentos simples, que podem ser feitos em qualquer fase da gestação e dificilmente causam desconforto para as gestantes. A personal frisa que na maioria das vezes é muito confortável ficar nas posições, mas que dependendo do tamanho da barriga, a mulher conseguirá ter mais ou menos amplitude. A única precaução é com a respiração, a gestante não pode sentir dificuldade de respirar. “Eu aconselho 2 séries de 30 segundos a 1 minuto em cada posição. Pode ser feito todo dia”, frisa.

Além da lombar, outras partes do corpo também são beneficiadas. “É natural que o quadril comece a abrir até para o trabalho de parto, por mais que a mãe opte pela cesárea. Os alongamentos ajudam a aliviar a dor, por exemplo, no quadril e na coxa”, diz.

Nos siga no Google Notícias